Skip to content

Caminhos da Fé Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 12/13/2011
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
4.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

LEVEM ALGUMA COISA PARA ESCREVER

Translation

Caminhos da Fé

Esta cache esta colocada num Percurso Pedestre circular e sinalizado, de dificuldade média, a percorrer parte da freguesia de Belinho e os montes da Senhora da Guia, Monte Crasto e Sanfins, num total de 9,5km

PR 9 EPS CAMINHOS DA FÉ

Ver Percurso: [http://goo.gl/8P7UX]
Download do Track para GPS: [http://goo.gl/za8mL]
 

Belinho – Freguesia do concelho de Esposende, distrito de Braga. Freguesia rodeada, a nascente pelas freguesias de Forjães e Vila Chã, a Norte pela freguesia de Antas, a Sul pela freguesia de Mar e a poente pelo Oceano Atlântico é encimada por dois montes, N. Sr.ª da Guia e monte Crasto, que nos oferecem a beleza da costa e o brilho do mar como meta no horizonte. Foi este manancial de beleza natural conjugado com a religiosidade do cume da Senhora da Guia que fizeram nascer a ideia deste percurso assim como o nome que lhe foi atribuído. Impõe-se naturalmente como condição para guiar novos visitantes, seja por terra ou por mar.

Este percurso inicia-se, junto à igreja paroquial [1] ao que se segue a subida do monte por uma pequena escadaria junto das Fontes do Calvário que tantas recordações encerram, seja pela alegria das brincadeiras dos mais novos em tempos idos, ou por evocarem o cheirinho a roupa corada nas ervas em seu redor.

No início da subida, à esquerda, as ruínas de uma azenha. Única na região, pertence à Casa da Boavista cujo nome resulta da bela paisagem que daí se pode alcançar. Atravessamos a urbanização “Terraços de Belinho” e o Centro Social. Do lado direito situa-se uma das capelas da Via-Sacra com longos anos de história [2].

A descida que se segue encaminha os visitantes pelas ruelas até à rua que faz parte dos Caminhos de S. Tiago. Lá, pode-se apreciar uma das casas mais antigas da freguesia: a Casa dos Tenentes. Esta casa que precede a capela de Santo Amaro [3] ao qual o povo é muito devoto, por ajudar nas maleitas dos ossos. Quando se vira de novo para nascente, à esquerda, mesmo junto ao muro, vê-se um dos marcos da Casa de Bragança que divide as duas freguesias vizinhas (Antas e Belinho). Continua-se a subida por novas ruelas da encosta que culmina com a capela de S. Cristóvão [4], venerado por ajudar os que têm fastio. Antigamente os romeiros levavam como promessa um saco de pão que teriam de entregar à primeira pessoa que encontrassem. Em tempos de fome muitos eram os que procuravam estas bandas para poderem “matar” a mesma. Este Santo é também o advogado dos viajantes. Daí poderão continuar a deliciar-se com a linda vista que se vislumbra daquele lugar. Do lado direito da capela, aparece o caminho a calcorrear para se poder entrar no interior da mata. Depois da subida, desce-se e chega-se finalmente à poça dos pinheiros mansos, os quais, neste momento, já não se encontram por lá.

Chega-se ao estradão junto da A28 e, depois de percorridas algumas dezenas de metros, à direita, inicia-se uma subida mais íngreme. Logo de seguida encontra-se um nicho, conhecido por Senhora dos Campelos. Aí, algumas crianças diziam ter visto a Nossa Senhora. Continua-se a subida até à estrada em alcatrão, vira-se à direita para se visitar a capela da Senhora da Guia [5] que nos oferece uma paisagem única. Sítio onde se deslocam tantos devotos, a capela da Senhora da Guia sempre guiou os viajantes e os barcos com o seu candeeiro alimentado de azeite para que nunca faltasse esse sinal, visível de muito longe. Pode-se visitar, no local, a gruta do monge Jóia que viveu por estas bandas no séc. XIX. É também o local perfeito para fazer uma pequena pausa e renovar as energias, no seu parque de merenda, espaço perfeito para passar um dia maravilhoso.

Para aqueles que não pretendam andar muita distância, apresenta-se a possibilidade de descer o escadório de granito que vai ter ao local de saída. Sempre com espírito de aventura, segue-se a subida até ao ponto de viragem para depois se continuar na estrada. No final da curva acentuada, à esquerda, aparece a possibilidade de contemplar a freguesia de Forjães e circundantes e ainda, no meio do mato, pode ser visto mais um marco da casa de Bragança, que divide as freguesias de Antas e Belinho. Começa-se a descer e, passadas algumas dezenas de metros, entra-se num caminho, do lado esquerdo, um local de mais árvores. Do lado direito pode-se apreciar uma paisagem soberba. Depois de percorrido o caminho encontra-se um cruzamento. Viramos à esquerda, entra-se logo noutro, à direita. Inicia-se aqui o caminho até ao ponto mais alto da localidade, o Picotinho [6], onde se encontra um marco geodésico e mais uma vez uma vista maravilhosa: desde o Monte de Santa Tecla, em Espanha às chaminés da Petrogal, em Leça da Palmeira (um ângulo de visão de 200km). Nos dias mais límpidos pode-se ainda avistar o monte do Sameiro, em Braga.

Aparece agora uma descida onde se encontram pequenos espaços do caminho em paralelo. Caminho muitas vezes pisado pelas mulheres que levavam almoços e merendas à cabeça, nos seus bonitos cestos de juta e verga, aos seus maridos trabalhadores da pedra (granito). É uma das profissões mais tradicionais desta terra, que deu origem a grandes canteiros e a escultores da mesma. Chega-se de novo à povoação onde se encontra o marco do Rei , divisória das freguesias de Mar e Belinho. Percorre-se agora um dos caminhos de S. Tiago que atravessa a freguesia, até ao adro da igreja de onde se saiu provavelmente há cerca de três horas atrás.

Termina assim o percurso! Oferece a qualquer caminheiro a possibilidade de carregar consigo bonitas imagens da natureza envolvente desta região e dos locais de fé deste povo nortenho e historicamente tão devoto.

 


Additional Hints (Decrypt)

(CG) DHR GR THVN (RA) gung thvqrf lbh

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)