Skip to content

Igreja e Mosteiro de S. Simão da Junqueira Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 11/29/2011
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

[PT] Esta cache, tem como objectivo dar a conhecer a Igreja paroquial e o Mosteiro de S. Simão da Junqueira.
[EN] This cache has the objective, to showing visitors the, Church and the Monastery of S.Simão da Junqueira.

Mosteiro de S. Simão da Junqueira

A fundação do Mosteiro de S. Simão e S. Judas Tadeu da Junqueira, por D. Areas, Arcediago da Sé de Braga decorreu no século XI, sendo que data de 1084, o documento que contém a referência autêntica mais antiga do Mosteiro de S. Simão da Junqueira, uma carta de doação.



Nesse documento de 1084 pode ler-se « Ad monasterium Sancti Simeonis », para, à posteriori, em 1104 e 1109, dois documentos situarem o Mosteiro « ...subtus mons civitas Boconti, Território Portucalensis, discurrente inter Ave et Alister », isto é, junto à Cividade de Bagunte, entre os rios Ave e Este, em território portucalense.


Este documento foi uma doação realizada por Sugério Rauco aos seus dois filhos: Mendo e Aldora, com a cláusula de não a poderem alienar senão a favor do dito mosteiro. Testemunharam este acto o Arcediago “Arias” e os clérigos Paio Dias e cónego Paio Grosso e Dom Fafia Guterres. A freguesia que hoje em dia é S. Simão da Junqueira, desenvolveu-se à “sombra” do Mosteiro e sobre a “regra” de Santo Agostinho. Após a fundação, o mosteiro passou por diversas etapas, as mais significativas foram:


-Em 1181, D. Afonso Henriques conferiu a Carta de Couto ao Mosteiro da Junqueira.


-Em 1516, com a morte do prior D. João Gonçalves, S. Simão da Junqueira passou para a posse de comendatários, que eram vitalícios e não só clérigos seculares mas até fidalgos leigos, donde resultou, por um lado, a ruína do património do Convento, por outro, o relaxamento da observância regular do espírito monástico.


-Em 1687, deu-se a edificação da Igreja dedicada a S. Simão e S. Judas Tadeu e, em 1770, o convento foi extinto por Breve de Clemente XIV.


Nota: A Igreja será descrita mais à frente.


-A 17 de Dezembro de 1772, o Cardeal da Cunha, vende o Mosteiro da Junqueira a Manuel Gomes Rodrigues da Fonseca Oliveira d´Andrade, cavaleiro professo da Ordem de Cristo e Governador do Castelo da Póvoa de Varzim. De salientar que, nesta altura, a venda verificada, também compreendeu o padroado da Igreja da Junqueira e a Capela de Santa Isabel (possivelmente trata-se da capela Senhora da Graça, erigida em 1713). Também, aquando da venda, o órgão da Igreja da Junqueira foi adquirido pela Misericórdia de Vila do Conde, enquanto que os “cadeiraes” do coro foram parar à Colegiada da Matriz, e as grades do mesmo coro, foram para a Igreja da Lapa.


Com a partida dos monges, o Mosteiro passou a propriedade particular, sendo usada como casa solarenga. Centrada na planta do edifício em U, a casa apresenta-se reconstruída em redor do antigo claustro do convento num barroco convencional. O claustro apresenta um desenho respeitante da lógica dos restantes espaços exteriores.


-Em 1923, ou antes, o edifício e cerca do Mosteiro pertence a Dª Rosinda de Castro Rebello de Carvalho, da Casa dos Pereiras, de Lousada, mantendo-se até ao momento na posse dos herdeiros.


 



Igreja Paroquial de S. Simão da Junqueira



A igreja paroquial é um templo imponente, com uma bela e harmoniosa frontaria. Integra duas torres sineiras, gémeas. Sobre o pórtico fica uma altíssima janela de recorte ovalada, com belo vitral. Ladeiam-no dois ni­chos com as imagens de Si­mão e S. Judas Tadeu.


Em 1758 o cura João Antunes de Azevedo consi­derou a igreja como ‘das melhores da província”, re­ferindo-se aos seus altares, em número de oito: o altar-mor, com os santos padroei­ros, o de Nossa Senhora da Encarnação, de S. Teotónio, o do Santíssimo Sacramen­to, o de Nossa Senhora do Rosário, a de S. José, o de Santo António e o do Santo Cristo. A actual igreja paroquial data do séc. XVII e é dedicada a S. Simão e a S. Judas Tadeu.


Características da Igreja:

Comprimento da porta principal ao fim da abside ........ 42,85m

Altura da nave ................................................................. 2,35m
Largura da mesma .......................................................... 8,80m
Largura da abside ..
............................................................. 7,00m
Comprimento da mesma ................................................95m
Transepto (comprimento) ..............................................50m
Transepto (largura) ........................................................83m




A Igreja está iluminada por três janelas na frontaria, onde se exibem as estátuas dos Padroeiros S. Simão e S. Judas Tadeu, por duas janelas na nave, uma no transepto, quatro na capela-mor, em cujo arco se levanta em granito a figura de Santo Agostinho, Patriarca da Ordem.A sul do templo, em linha recta, fica o edifício do extinto Mosteiro, com o respectivo claustro, convertido em casa de habitação dos seus actuais possuidores.

[Fonte: In José Augusto Ferreira, Vila do Conde e seu Alfoz, 1923, p.42]


Cache:

[PT] A cache é do tamanho micro, apenas contém um logbook e um lápis. Está enrolada com fitacola adesiva isoladora prateada. Por favor, recoloquem o container conforme foi encontrado, só assim ele poderá ter um tempo de vida mais longo.


[EN] The size of the container, is micro, just only have a logbook and a pencil. It is wrapped in a silver scotch tape insulation.
Please, place the container as you found, just that way, it may have a longer lifetime.

Additional Hints (Decrypt)

[PT] Zrgr n zãb rager n Vterwn r b Zbfgrveb. [EN] Chg gur unaq orgjrra gur puhepu naq gur zbanfgrel.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)