Skip to content

Vejo Viana Letterbox Hybrid

This cache has been archived.

vitor_lomba: arquivada

More
Hidden : 8/17/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



 Santa Luzia

-Estou no Zimbório, o ponto mais alto da Cidade de Viana Do Castelo,(CLICA NA FOTO) no Templo de Santa Luzia, projectado pelo arquitecto  Miguel Ventura Terra, a sua construção foi iniciada em 1903 por iniciativa do padre António Martins Carneiro e terminada em 1943. Daqui tenho a melhor vista sobre a Cidade de onde se vislumbra uma vista ímpar da região, que concilia o mar, o Rio LIma com o seu vale, e todo o complexo montanhoso. Consigo ver a zona ribeirinha da cidade, vou até lá conhecer o Largo de S. Domingos mas antes tenho de saber o número de colunas que suportam o topo deste miradouro (=A)

NOTA: A entrada para o Zimbório fica nas traseiras do templo e tem um custo de 0.80€ encontrasse aberto todos os dias durante o Verão das 8 as 19 horas  Se não quiserem subir ao topo da igreja nem gastar os 0.80€ podem encontrar as coordenadas do último ponto, no ponto adicional  perto da entrada principal do templo em N41° 42.086 - W8° 50.095

Sendo: (_-_-o-_-_-i-_-_-S-_-_-_-r-_-o-_-_-t-_-_=ABC)

 

-Cheguei ao Largo de São Domingos, onde observo alguns pontos de interesse, tais como a nova estátua do Frei Bartolomeu dos Mártires e a Igreja de São Domingos e a casa da Família Teixeira Barbosa Maciel (Museu de Arte e Arqueologia)

A Estátua Beato Frei Bartolomeu dos Mártires:

Frei Bartolomeu dos Martiris

É obra do escultor Manuel Rocha situada no Largo de S. Domingos, em Viana do Castelo foi inaugurada a 8 de Novembro de 2008. Representa D. Fr. Bartolomeu dos Mártires em cima da mula oferecida pelo Papa Pio IV que o trouxe do Vaticano a Braga. A escultura, foi encomendada pela Câmara Municipal no programa das Comemorações dos 750 Anos do Foral Afonsino, inclui vários painéis em alto-relevo que envolvem o pedestal de uma escultura do Beato e que registam diversas fases da sua vida, nomeadamente a construção do Convento de Santa Cruz (S. Domingos), o Concílio de Trento e a sua dedicação aos pobres.

A Igreja de São Domingos:

 Igreja de S.Domingos

A Igreja conventual construída entre 1566 e 1576 por iniciativa de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, aqui sepultado. Projecto de Frei Julião Romero, com fachada maneirista da ordem monumental mas interior cripto-colateral de estilo jónico e grande sobriedade, que foi compensada por uma grande riqueza de talha a partir de 1618. Destacam-se os retábulos da capela de Nossa Senhora dos Mares datados de 1618, o Sagrado Corão de Jesus em estio nacional, proveniente da demolida igreja de Monserrate, o do altar-mor com elevada tribuna e o da Confraria o Rosário, em estilo rococó de “talha gorda” bracarense, risco de André Soares.

A Casa da Família Teixeira Barbosa Maciel: Museu de Arte e Arqueologia:

Museu

A Casa de vilegiatura construída em 1724 segundo o projecto de Manuel Fernandes da Silva. A partir de 1730, o novo dono, João Barbosa Maciel, mandou-a revestir de azulejos e apainelar os tectos, colocando na fachada o seu brasão de armas, esquartelado de Teixeira, Barbosa e Maciel. Passou a propriedade do Município, que desde 1922 aí instalou o Museu Municipal. São notáveis os azilares de azulejos de três salas representando cenas de caça, de jardim e a alegoria dos quatro continentes e os azulejos da capela, de Policarpo de Oliveira Bernardes, representando Jesus num coro de virgens e passos da vida de S.João. Em Julho de 1921 a Câmara Municipal de Viana do Castelo adquiriu o Palacete dos Barbosa Maciel para aí instalar o museu, que foi inaugurado em Agosto de 1923. Em 2002, o Museu Municipal de Viana do Castelo é certificado pelo Instituto Português de Museus e passou a integrar a Rede Portuguesa de Museus. O Museu, reconstitui, no 1.º andar, parte do ambiente do palacete do séc. XVIII, com sala de visitas, sala de estar, quarto, capela e sala de jantar, apresentando nos restantes espaços as valiosas colecções de: Mobiliário indo-português (século XVII), Mobiliário português (séculos XVIII e XIX), Faiança (século XVIII ao XIX), Pintura e desenhos e Arqueologia.

A Cache:

A cache é um pequeno contentor que contem apenas o LogBook por isso será necessário levar material de escrita. Sejam discretos a retirar o contentor do seu sítio para garantir a sua longevidade, o local muito frequentado por muggles o que tornara a tarefa bem difícil. Ao recolocar a cache no lugar certifiquem-se que não fica visível a olhos alheios. Obrigado

Pelo Zimbório:N41° 41. (Ax62) W8° 49. (Ax55 + 558)

Pelo ponto Adicional:N41° 41. (691+ABC) W8° 49. (1192+ABC)

*

*

*

Para os interessados podem juntar-se ao grupo Geocachers de Viana no Facebook!!!

Facebook




Additional Hints (No hints available.)