Skip to content

Rota Azul # 6 - Lama Negra Traditional Geocache

This cache has been archived.

CATÃO: No futuro será um novo desafio obrigado a todos pelas visitas a esta cache

More
Hidden : 4/2/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Rota Azul # 6 - Lama Negra

Esta faz parte de um conjunto de 15 caches que pretendem dar a conhecer os percursos da NaturRia. O NaturRia assume-se como um percurso ribeirinho estruturado e organizado, ciclável e pedonal, que convida o visitante à descoberta e à fruição do espaço natural e do património cultural, através de vias sinalizadas, que ligam uma série de sitios de interesse ecológico paisagistico e cultural.



A  Rota Azul  vai do Cais da Béstida à Ponte da Varela. Aqui a paisagem agricola vai progressivamente dando ligar aos terrenos pantanosos e juncais.

Outras das caracteristicas que podemos visualizar no local é a existência de lamaçais. Ao longo dos anos os lamaçais foram aumentando na ria sendo cada vez mais dificil encontrar areas de areia para tomar banho ou simplesmente pescar.

Durante milhões de anos o planeta Terra passou por profundas transformações e alterações na crosta terrestre. A crosta flutua sobre camadas inferiores de rocha fluida causando o chamado movimento das placas tectónicas, criando gigantescos abismos, montanhas e vulcões. As atividades vulcânicas da região criaram milhões de toneladas de uma substância mineral denominada Argila Crenológica. A Crenologia estuda os efeitos minero-medicinais sobre as doenças.

Devido as condições termodinâmicas e geoquímicas da superfície, com o passar do tempo este material foi fundido com matérias orgânicas, inorgânicas e a água do mar, formando um grupo de minerais denominado Pelóides da qual se origina uma lama viscosa, de cor escura e forte odor de enxofre. A lama negra de Peruíbe é caracterizada como um Fango.

O termo FANGO é utilizado para definir os limos, lamas e lodos que possuem qualificação terapêuticas, sendo diferente da argila por conterem na composição porções minerais e orgânicas. Na constituição da argila é encontrada apenas a parte mineral. O termo argila também é usado na classificação granulométrica de partículas.
A Lama Negra de Peruíbe formou-se à partir de uma substância argilosa de origem marinha depositadas em depressões do fundo do mar há mais de cento e vinte mil anos atrás devido a um movimento geológico, que elevou o continente, fazendo com que o oceano recuasse até as posições geográficas que conhecemos hoje.


A cache

MicroCache com logbook deverão levar material de escrita..

Additional Hints (No hints available.)