Skip to content

O Santuário Traditional Geocache

This cache has been archived.

MauST_: O objectivo desta geocache era mostrar o local mais emblemático de Vagos. [:)]

No nosso começo como geocachers não existiam caches em Vagos. Somos de relativamente longe mas achámos que o local merecia ser mostrado.

Achamos que o objectivo foi cumprido. [:)]

A cache era fácil de encontrar e o container era de acordo com a lenda do local. Esperamos que tenham gostado.

Como excelente local que é, certamente voltará a ser georreferenciado.

Obrigado pelas visitas e pelos bons logs.

VJ_

More
Hidden : 2/24/2011
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Santuário de Nossa Senhora de Vagos


A construção do Santuário de Nossa Senhora de Vagos, remonta a meados do século XVI, embora o seu aspecto actual seja fruto de sucessivas obras de conservação e beneficiação, efectuadas ao longo dos séculos XIX e XX. A torre sineira foi acrescentada apenas em 1960. Local de visita e de passagem de larguíssimos milhares de peregrinos ao longo do ano. É o Santuário de Nossa Senhora de Vagos a maior fonte de atracção de turismo religioso do concelho, pelo que os responsáveis religiosos do Santuário e os responsáveis da Autarquia Vaguense, estudam a hipótese de remodelação e ampliação do recinto, por forma a poder receber mais e com maior comodidade os milhares de peregrinos que anualmente o visita. É um local bastante aprazível e, por isso mesmo, muito frequentado por inúmeras famílias para ali fazerem os seus piqueniques e até as habituais "entradas" dos casamentos.

Photobucket

O que fez espalhar a devoção a Nossa Senhora de Vagos foram os milagres que se lhe atribuem. Entre eles consta a cura de um leproso, Estevão Coelho, fidalgo dos arredores da Serra da Estrela que veio até ao Santuário. Ao sentir-se curado além de lhe doar grande parte das suas terras, ficou a viver na ermida, vindo a falecer em 1515. É deste Estevão Coelho, que conta a lenda ter quatro vezes a imagem de Nossa Senhora de Vagos, sido trazida para a sua nova Capela, quando das ruínas da Capela antiga (Paredes da Torre), e quatro vezes se ter ela ausentado misteriosamente para a Capela primitiva. Só à quarta vez se reparou que não tinham sido transferidos os ossos de Estêvão Coelho, e que as retiradas que a Senhora fazia eram nascidas de querer acompanhar o seu devoto servo que na sua primeira Ermida estava sepultado; trasladados os ossos daquele, logo ficou a Senhora sossegada e satisfeita. Supõe-se que ainda hoje, à entrada do Templo exista uma pedra com o nome de Estêvão Coelho...

A cache encontra-se num local movimentado a certas horas do dia, principalmente aos fins-de-semana, tentem ser discretos. Para encontrar esta cache não é preciso forçar nada e para retirar o logbook basta abrir a tampa. Agradecíamos que a colocassem tal e qual como a encontraram, no local exacto. Esta cache tem material de escrita mas não permite troca de objectos. Não publiquem fotos do container.

Boas cachadas!!!

free counters

Additional Hints (No hints available.)