Skip to content

Geo 'M' - Chelas Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
Hidden : 2/19/2011
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Esta cache vem no decurso do projecto Geo ‘M’ Cujo o intuito é dar a conhecer as estações de metro e a história do mesmo. A facilidade de mobilidade permite um passeio pela cidade e pelas diferentes estações do metro, para nós portugueses e para estrangeiros que se movem no nosso país neste transporte público. Esta é a segunda cache envolvida neste projecto, a primeira é a Geo ‘M’ – Bela Vista. Este container está situado na estação de Chelas, próximo do ISEL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa).

Um pouco de história acerca do ISEL

De 1852 a 1974 - O decreto régio de D. Maria II cria, em 30 de Dezembro de 1852, o Instituto Industrial de Lisboa (IIL), na dependência do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria. O IIL recebe o espólio do Conservatório das Artes e Ofícios de Lisboa que, criado em 18 de Novembro de 1836, tinha introduzido o ensino técnico-profissional no nosso país.

Reestruturado em 1869, agrega o ensino comercial e passa a denominar-se Instituto Industrial e Comercial de Lisboa (IICL). Os seus formandos são designados de Engenheiros Industriais. Em 1896, os cursos do IICL são equiparados, para todos os efeitos, aos demais cursos superiores.Em 1911, é desmembrado em Instituto Superior Técnico (IST) e Instituto Superior de Comércio (ISC) ficando o IICL a funcionar em segundo plano. Os curricula dos cursos do IICL são reestruturados, em 1913, e os seus diplomados passam a ser designados de Condutores. Em 1914, é integrado, com autonomia pedagógica e administrativa e dependendo do Ministério da Administração Pública, na recém criada Escola de Construções, Indústria e Comércio.

O Instituto Industrial de Lisboa é reactivado, em 1918, passando a depender, conjuntamente com o IST, da Secretaria de Estado do Comércio. O título profissional então concedido é o de Engenheiro Auxiliar. Reorganizado, em 1950, passa a conferir o título profissional de Agente Técnico de Engenharia, situação que subsistiu até 1974.

De 1974 a 1986 - No ano de 1974, o Decreto-Lei nº 830/74, de 31 de Dezembro, altera a denominação do IIL para Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Reconhece o ISEL como escola de nível universitário, atribui-lhe personalidade jurídica e autonomia administrativa e autoriza-o a organizar cursos de bacharelato e de licenciatura. Os curriculos dos cursos de bacharelato do ISEL são reformulados tendo em vista conferir sólida formação profissional aos seus alunos. Estabelecem-se contactos com o IST e com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para que, desde logo, os bacharéis formados possam prosseguir os seus estudos. Paralelamente, tendo em vista a coesão dos objectivos pedagógicos, são elaborados planos de estudo para cursos de licenciatura. O Ministério de Educação, condicionado pelo quadro vigente e pela pressão externa devida a interesses profissionais e de classe, nunca homologou os projectos de licenciatura então apresentados.

De 1986 aos nossos dias - Publicada a Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei nº 467/86, de 30 de Setembro), o ISEL é integrado no Instituto Politécnico de Lisboa (Decreto Lei nº 389/88, de 25 de Outubro). Na sequência desse processo, através da Portaria nº 645/88, de 21 de Setembro, é autorizado a leccionar cursos de estudos superiores especializados, com duração de dois anos, nas áreas de engenharia existentes na escola. Estes cursos visam a especialização e formação de técnicos de alto nível. Para além do grau de bacharel, passa a conferir diplomas de estudos superiores especializados e o grau de licenciado.

Posteriormente, através da Portaria nº 413-A/98, de 17 de Julho, foram estabelecidos os princípios gerais a que devem obedecer a organização e funcionamento dos cursos bietápicos de licenciatura - Regulamento Geral dos Cursos Bietápicos de Licenciatura das Escolas do Ensino Superior Politécnico. Neste enquadramento, através da Portaria nº 413 E/98, de 17 de Julho, o ISEL é autorizado a conferir os graus de bacharel e licenciado em seis áreas de engenharia.

A cache:

A cache está do lado de fora do metro, não sendo preciso entrar no metro nem pagar bilhete para a realizar. não contém material de escrita. Obrigado, LudgeroViriato

If you would like to see this information translated e-mail me and I will do it for you. Thank you for the understanding ;)

Additional Hints (Decrypt)

Ab zncn fr rapbagen n "Creqvqn"...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)