Skip to content

Buarcos... Multi-cache

This cache has been archived.

Bitaro: Olá DJ T,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 11/30/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Buarcos
Buarcos é uma povoação muito antiga,mas não se sabe ao certo quando foi elevada a vila porque, no tempo dos Filipes,Buarcos foi invadido pelos Holandeses e Ingleses que saquearam e destruíram a vila e queimaram os "cartórios da Câmara)onde se guardavam a maioria dos documentos que poderiam servir de guia para se conhecer a hístoria desta vila. Sabe-se,contudo,que Buarcos terá sido o primeiro aglomerado que apareceu junto ao mar durante o período da Romanização.
Buarcos foi uma das terras portuguesas que sofreu bastante desde os primeiros tempos de nacionalidade.
No Sec.XII,o mosteiro de Santa cruz separou Redondos de Buarcos.
Ao criarem a povoação de Redondos os Crúzios,tinham como finalidade subdividir todo o território á vila de Buarcos. Com esta divisão,Buarcos ficou reduzido á zona residêncial junto á fortaleza,tendo como único meio de rendimento, o produto da faina piscatória descarregada nesta praia,que nem sempre estava operativa devido ás lavadias do mar.
Redondos,como povoação, do interior,dedicava-se à agricultura e à exploração de minérios.
Actualmente sofre,como todas as vilas piscatórias, a "invasão" de sordenada do turismo,que muitas vezes põe em causa a descaracterização do povo português.
Dizem os mais antigos que foi na época dos colonizadores romanos e hispano-árabes que surgiu o termo "Buarcos".
Anteriormente ao nome Buarcos,esta localidade era designada por "Bohaqus" de origem latina.O termo foi evoluindo através dos tempos-Bohaq-Boacus-Buarcos.Era atríbuido assim o significado "brilhar" a "Bohaqus, talvez devido á luz dos faróis.
Segundo Pedro Agusto Ferreira a explicação para o nome Buarcos é de origem árabe "Buadtharque","Burach" ou ainda "Buarach",que podem significar precoce,temporão e coisa nova.
De todos os significados atribuídos a Buarcos o que parece mais plausível é o que vem do dicionário de Pinho Leal,que afirma dever-se ao facto das casas dos pescadores serem construídas com Bulhos em arcos,daí o nome "Bulharcos",que com o tempo evoluiu para Buarcos.

Marcas do Passado

Podemos encontrar junto das falésias do Cabo Mondego um local bastante inportante,devido á exposição de afloramentos do Jurássico Médio e Superior(170 a 150 milhões de anos),como por exemplo a presença de pegadas de Saurius do género Megalossauros. Estas foram deixadas por dinossauros bípedes, com regime alimentar carnívoro.
De realçar ainda o Castelo,que outrora foi designado por "Castelo dos Redondos".
Tinha como função defender a costa das pilhagens dos corsários mouros,holandeses,espanhóis,franceses e ingleses,que na idade Média e tambem na moderna invadiram as costas do Atlântico.Esta torre servia tambem de vigia,assim como guia dos navegantes.
Ao longo dos séculos o castelo teve vários donatários,tais como o Mosteiro Crúzio e a Universidade de Coimbra.
É de salientar que em 1854 pouco que restava do castelo foi mandado demolir por ordem do Ministério das Ordens públicas,salvando-se unicamente o cunhal do mesmo,com cerca de 12 metros de altura.
Existem dois Pelourinhos na povoação de Buarcos.O de Buarcos e o de Redondos.Ambos foram criados na época Manuelina(séc XIV) e são classificados monumentos nacionais.Estes são a comprovação de que existiam dois concelhos confinantes.Dado o crescente desenvolvimento da Vila de Buarcos,ambas as câmaras concordaram em incluir Redondos em Buarcos no ano de 1794.
O Pelourinho de Buarcos situa-se num largo, na zona baixa da vila.Este tem esculpido numa das suas quatro superficies laterais o brasão da mesma(barco sobre ondas com o arco íris e uma estrela).
Quanto pelourinho de vila dos Redondos,situado numa parte mais elevada da vila,é quase impossível ver as suas inscrições.Sabe-se no entanto que possuía uma esfera armilar por cima da Cruz de Cristo
Evidenciam-se tambem em Buarcos as muralhas da antiga Fortaleza.Não se sabe ao certo o ínicio da sua construção.É provável que tenha sido no século XVII,reinado de Filipe II.Em 1758 uma parte das muralhas ainda não estava construída.
As muralhas eram compostas por duas frentes,que serviam para proteger a vila do mar.A norte tem um primeiro baluarte que foi cortado para dar continuidade á estrada e tinha o nome de "Nazaré".O outro baluarte de seu nome S.Pedro,era onde estava a casa do comandante e um depósito de pólvora e bala.O terceiro baluarte é o que mais se envidencia,"Conceição" é o seu nome....
A Igreja Matriz desta freguesia tem como Santo padroeiro S.Pedro,santo padroeiro dos pescadores.Foi criada pelo povo em, 1591.
Em 1755 ,esta igreja foi destruída pelo terramoto e só mais tarde, no reinado de D.Maria I,é que foi reedificada.No seu interior salienta-se o retábulo principal(século XVIII),as capelas laterais(séc.XIX) e a pia baptismal.É de registar os paínéis laterais,de azulejos Hispano-Árabes do século XVI.
A Igreja da Misericórdia foi construida no reinado de D.Manuel I,no séc XVI.Esta pretencia ás vilas de Buarcos e Redondos.Era denominada por Santa Casa da Misericórdia devido ao facto de recolher peregrinos que por ali passavam.
A capela de Nossa Senhora da Encarnação,situada no local sobranceiro de Buarcos.Foi reconstruída século XVIII a sua fachada rústica.
No seu interior é de salientar a sala dos milagres que ,como o nome indica,trata-se de uma sala na qual se guardam objectos oferecidos como promessa.No retábulo principal encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Encarnação,sendo esta provavelmente do séc.XIX e a seu lado as imagens de São Joaquim e de Santa Ana.
Fundada pelo povo a Capela de Nossa Senhora da Conceição,do séc XVI e posteriormente remodelada nos séculos XVII e XIX.
Nesta capela e no seu interior encontram-se azulejos com motivos florais,de influência holandesa,que revestem as suas paredes.

Festas Romarias e Procissões

Várias festas se realizam em Buarcos a nível religioso.
A 2 de Fevereiro celebra-se em honre de Nossa Senhora da Boa Viagem.É de realçar a procissão,que percorre a povoação da Serra.
A longo da Semana Santa,em Buarcos realizam-se várias manifestações religiosas,que começam pelo Senhor dos Passos.Comemora-se no 5º Domingo da Quaresma e realiza-se á quatrocentos anos.
Na 5ª feira Santa realiza-se a procissão do "Ecce Homo",que é celebrada á noite.Estas cerimónias terminam com a procissão do enterro.
A festa de Santa Cruz realiza-se a 3 de Maio.As pessoas enfeitam as cruzes com flores e colocam-nas nas varandas,terraços e nos barcos.
No São João,além das fogueiras,espera-se pelo nascer do dia e os mais corajosos vão banhar-se ao mar,o chamado "banho santo".
Nas festas de S.Pedro,Santo Padroeiro de Buarcos os pescadores assumem o seu financiamento.É de realçar a missa que se realiza junto ao mar.Os barcos vêm o mais possível para a beira-mar.A celebração da missa é feita com altifalantes em direcção ao mar e realiza-se no Domingo a seguir a 29 de Junho.
A festa Nossa Senhora da Encarnação celebra-se anualmante no dia 8 de Setembro,sendo estas bastante conhecidas e populares.
Destaca-se ainda a festa de Nossa Senhora da Conceição,que se realiza a 8 de Dezembro.
Por fim, a mais importante das procissões é a do Corpo de Deus.
Nela se festeja a comunhão das crianças e a procissão.

A Cache

Com esta cache pretendo dar-vos a conhecer um pouco da minha vila Natal.
É uma multi cache muito simples que vos leva a conhecer os pontos principais de Buarcos.
Tenham a máxima atenção na procura da cache final,pois o local é bastante frequentado!!
Por favor não ponham em risco a vida da cache!!
Nas coordenadas inciais retirar:
A=Mês que está em numeração romana na placa em pedra
De seguida ir para:
N40º 09.(A*157)-2 W 008º 52.(A*98)-1
B=Ano em que foi dado o foral a Buarcos
Dirijam-se para:
N 40º 09.B-372 W 008º 52.B-685
C=Ano que está por baixo da estátua em pedra
D=Número da porta do meio
Próximo ponto:
N 40º 09.C-974 W 008º 52.(D*29)-9
E=Ano que está no relógio da torre da igreja
Cache Final:
N40º 09.(D*A)+(E-B)+154 W 008º 52.C-B+23
Espero que Gostem!!!

Additional Hints (Decrypt)

Ab ivenqb cnen fhy.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)