Após os combates durante o dia anterior na Rotunda, na manhã de 5 de Outubro de 1910, o embaixador da Alemanha em Portugal sai à rua com uma bandeira branca a pedir tréguas para que os cidadãos estrangeiros residentes em Lisboa pudessem sair da cidade.
Grupos de soldados monárquicos julgam que a bandeira branca significa que os oficiais se tinham rendido e decidem largar armas e confraternizar com os republicanos.
Os oficiais da Marinha ameaçam bombardear a cidade de Lisboa com as baterias dos navios ancorados no Tejo.
Às 9 horas Eusébio Leão, José Relvas e vários outros dirigentes republicanos entram na Câmara Municipal de Lisboa, assomam à varanda e dali proclamam a República com discursos inflamados.
A multidão enche a praça do Município e aplaude a vitória republicana..
Fonte: www.centenariorepublica.pt
Curiosamente foi também a 5 de Outubro mas de 1143, que Portugal nasceu enquanto nação, após assinado o Tratado de Zamora, entre D. Afonso Henriques e seu primo, Afonso VII de Leão e Castela.
Esta é a terceira cache de uma trilogia comemorativa do Centenário da República Portuguesa, convidamo-vos a visitarem igualmente as caches Lutando pela República em Lisboa e Vem aí a República!! em Queluz.
English
This cache is the last of a trilogy dedicated to the first century of the portuguese republic.
In this place you can see a lovely monument related to the french invasions, on the top of Avenida da República (Republic Avenue). You can also visit the other two caches Vem aí a República in Queluz, and Lutando pela República also in Lisbon.