Skip to content

Igreja de S.Pedro - Amarante Traditional Cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 7/31/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:







About
A Igreja de S. Pedro foi edificada no século XVIII no lugar da antiga Capela de S. Martinho que, por sua vez, já tinha sido ocupado pela Misericórdia de Amarante. A obra foi encomendada a pedido da Irmandade de S. Pedro e terá sido concluída em 1727, data inscrita na pedra de fecho do arco que forma a ventana no pano da fachada principal.
A fachada barroca do templo é marcada pela sua verticalidade. Divide-se em três pisos: no térreo, ao centro, rasga-se uma porta de vão rectangular, sobrepujada por um frontão interrompido de volutas, rematado por volumosa e agitada cartela, onde se inscreve uma tiara e cruz pontifícia. O pórtico é enquadrado por duas pilastras que o separam de dois corpos laterais, rematados, ao nível do frontão, por uma pequena arcaria ostentando no seguimento dos cunhais, à direita, a imagem de S. Pedro e, à esquerda, a de S. Paulo. O piso intermédio e o superior, no eixo da porta, formam a torre sineira, terminada por um parapeito de arcaria pequena com pináculos nos ângulos. Este conjunto é coroado uma tiara e cruz papal, em alusão ao seu padroeiro. O conjunto arquitectónico é animada pelo contraste do granito da cantaria e o branco dos panos, como é característico do barroco nortenho.

O interior do templo, de nave única e ampla, é animado pela beleza e harmonia dos diversos trabalhos em talha, azulejo e pintura. O rodapé das paredes reveste-se de azulejos amarelos e brancos e a abóboda de berço da cobertura por estuques pintados, ornamentada por temas de cariz vegetalista.
A nave apresenta dois altares laterais, à esquerda o de Nossa Senhora Auxiliadora, onde podemos apreciar as imagens, possivelmente seiscentistas, de S. Martinho e de S. Gonçalo, e à direita o da Sagrada Família, que alberga as três imagens, de grandes dimensões e também seiscentistas, do Menino Jesus, Nossa Senhora e S. José. Ambos apresentam retábulos em talha policromada, de ornatos ao gosto rocaille , em conjugação com uma estrutura arquitectónica de pendor neoclássico.
Os púlpitos, em talha pintada a branco, decorada com motivos fitomórficos dourados, são coroados com sanefas de idêntica ornamentação.
Os retábulos colaterais de cantoneira em talha polícroma ostentam superfícies planas pintadas imitando mármore e animadas por fios dourados, sentindo-se aqui também a conjugação de dois estilos. O altar colateral direito é de invocação a Nossa Senhora da Conceição e o da esquerda alberga uma imagem de Cristo na Cruz, em madeira policromada, datável do século XVII.

Na capela-mor, o rodapé é igualmente forrado a azulejos seiscentistas e a cobertura é formada por uma abóbada em pedra apainelada, encerrando pinturas da primeira metade de setecentos. O retábulo-mor foi desenhada por Miguel Francisco da Silva em meados do século XVIII, tendo tido como entalhador o portuense José da Fonseca Lima, mais tarde substituído pelo mestre de Braga, Jacinto da Silva, que o concluiu. É um retábulo, profusamente decorado por salientes volutas e folhas de acanto. Lateralmente, apresenta dois nichos que encerram as imagens de S. Pedro, à direita, e de S. Paulo, à esquerda, ambas de madeira policromada. Axialmente, no remate, mostra em relevo as chaves de S. Pedro e a tiara papal. Na parte inferior do trono ostenta o sacrário, também ele fortemente decorado, onde se realça a representação de uma custódia.
Existem ainda nas paredes da ousia mais dois retábulos em baixo-relevo, onde se representa, do lado do Evangelho, S. Pedro a ser libertado das grilhetas por um anjo, do lado oposto da epístola, S. Paulo a ser derrubado do cavalo, durante a perseguição aos cristãos na estrada de Damasco.
Notável é o tecto da sacristia de madeira, em tom natural e todo entalhado. É uma peça dos finais do século XVII, formada por vinte e cinco quadrados com florões nos cruzamentos. De relevo pela sua qualidade é também a moldura em talha dourada, que encerra a pintura de Cristo na Cruz exposta também na sacristia.


photos

 

cache

A cache é um pequeno recepiente de plástico. Tenham cuidado com as pessoas em redor.


Experimentem twittar a cache quando encontrarem ;)

Tweet this cache!

Additional Hints (Decrypt)

Sbagr

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)