Skip to content

Fonte da vila de Buarcos Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 5/16/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


[PT] Esta é uma cache localizada nas imediações da Fonte da Vila de Buarcos, um elemento considerável no património histórico e social da vila. Em relatos de Emília Cego, natural de Buarcos, nascida em 18 de Março de 1910 (ainda no tempo da Monarquia) e falecida em 4 de Janeiro de 2002, podemos ler:

Havia uma fonte de nascente com água que parecia cristalina. Atrás da casa do António Costa, estava a correr noite e dia, tinha umas bancas compridas de um lado e de outro. Fonte essa que abastecia toda a povoação de Buarcos. Também os moços das lanchas lá iam encher os barris para levar para o mar. Os rapazes, quando saíam da namora lá iam beber água e, sentados, lá passavam grandes serões. Pessoas de Buarcos acartaram água de noite com os canecos para lavarem em casa. Foi enterrada devido a argumentos burocráticos, quando o Comandante Acácio Ribeiro era Presidente da Junta de Freguesia de Buarcos. O que era bom desapareceu!"

Estes relatos referem-se a esta mesma Fonte da Vila, que há alguns anos foi novamente destapada, após uma máquina que estava a trabalhar no local ter batido com a sua pá na pedra que envolvia a fonte. O local foi sujeito a algumas obras, que conduziram à requalificação daquele espaço nobre e histórico da vila de Buarcos. Vários costumes e tradições estão intimamente ligados a esta Fonte. O jornal "Figueirense", em entrevista a José Gaspar (presidente do Grupo Caras Direitas, associação da vila fundada em 1907), refere:

"Festejar o 1.º de Maio
Num breve resumo, José Gaspar, presidente da direcção do Caras Direitas, recorda que em 1892 existiam três ranchos, passando a cinco, anos mais tarde. Em 1906 destacam-se os ranchos da Praia, da Alegria e da Esmeralda. Um ano depois surge o Rancho da Alegria com a organização de um grupo de rapazes que se intitularam de “Caras Direitas”. Na década de 30 salientaram-se as actuações dos ranhos dos Palecos, da Beira Mar e dos Filipes. Já em 1938, o Caras Direitas organiza formalmente o Rancho das Cantarinhas. Refira-se que todos estes agrupamentos dançavam com cantarinhas à cabeça, objecto que se tornou um dos símbolos da vila de Buarcos. As cantarinhas foram, desde a sua utilização nos ranchos, devidamente decoradas e enquadradas nas comemorações do feriado do Dia do Trabalhador, a 1 de Maio. Os ranchos partiam então da Fonte da Vila, em desfile por algumas ruas de Buarcos. As mulheres transportavam as cantarinhas decoradas nas suas cabeça, dançando com elas em animados despiques para ver quem seria a primeira a deixar cair a cantarinha no chão. O costume é ainda hoje perpetuado pelo Rancho das Cantarinhas de Buarcos."

Também o site online do famoso, nacional e internacionalmente reconhecido, Rancho das Cantarinhas de Buacos (www.cantarinhas.com) faz referência a esta tradição: "O Rancho das Cantarinhas de Buarcos representa a reminiscência das “Maias”. A tradição na vila piscatória de Buarcos constava na ida das raparigas à fonte na madrugada do dia 1 de Maio com as cantarinhas à cabeça, enfeitadas com flores, vestindo os seus trajes domingueiros, cantando e dançando nas ruas com os seus namorados."

Contudo, actualmente não é possível servirmo-nos da água que durante largos anos foi um ex-líbris da vila, uma vez que de momento a sua qualidade não o permite.

Additional Hints (No hints available.)