Ponte de Ferro sobre o Rio Zêzere
Enquadramento Histórico
Foi a partir de 1840 que se começou a falar de comboios com alguma insistência, embora poucas esperanças se alimentassem relativamente à sua instalação no nosso País.
Não pode, no entanto, negar-se as expectativas criadas à volta dos mesmos, a partir de descrições jornalísticas das maravilhas ferroviárias do estrangeiro, "onde a rapidez do homem excede a do vento".
Fontes Pereira de Melo, Primeiro Ministro das Obras Públicas, iniciará o lançamento da rede ferroviária nacional, à custa de empréstimos estrangeiros, acreditando-se que estes viriam a ser pagos pelo enriquecimento do País, que resultaria do novo meio de transporte, pois para os homens "modernos" do séc. XIX, o comboio como que materializava a própria imagem do progresso.
E em 28 de Outubro de 1856, reinado de D. Pedro V, será solene e festivamente inaugurado o troço dessa linha de Lisboa ao Carregado, demorando mais de meio século (65 anos) a conclusão da rede ferroviária nacional.
A linha da Beira Baixa veio a ser inaugurada no dia 06 de Setembro de 1891, pelo Rei D. Carlos e pela Rainha D. Amélia.
O Tortosendo e a Linha de Caminho de Ferro da Beira Baixa
A Linha de Caminho de Ferro da Beira Baixa passou a ser centenária no ano de 1991.
Foi a 6 de Setembro de 1997 que a Linha de Caminho de Ferro da Beira Baixa completou 106 anos.
A linha de Caminho de Ferro da Beira Baixa teve um grande o contributo para o progresso e desenvolvimento económico da região e em particular do Tortosendo.
Para além de tornar cidades e aldeias vizinhas mais próximas, permitiu um favorecimento e um maior intercâmbio de ideias, facilitando também a circulação de bens e produtos. Abriam-se assim as portas ao desenvolvimento da industria e do comércio do Tortosendo e do qual viriam também a beneficiar as populações circunvizinhas.
Com o progressivo encerramento das fábricas de lanifícios, a maior oferta de transportes e o não acompanhamento das condições dos serviços prestados, este meio de transporte começou a decair.
A Ponte de Ferro foi construída em pleno séc. XIX e faz a ligação entre as duas margens do Rio Zêzere. Tem uma extensão de 104 metros e ao contrário de algumas demolições, esta vai manter-se no traçado que está a ser rectificado.
A Inauguração
A seguir apresenta-se um artigo do dia 7 de Setembro de 1891, do Jornal “O Século” relatando o dia da inauguração da Linha da Beira Baixa:
A cache
A cache está situada junto à Ponte de Ferro numa das Margens do Rio Zêzere.
O acesso poderá ser feito de carro embora os últimos 400 metros sejam realizados em terra batida, via Parque Industrial de Tortosendo.
O local foi noutros tempos utilizado também como Praia Fluvial e Parque de Merendas onde famílias e grupos de amigos se juntavam para merendar, fazer jogos tradicionais, pescar, confraternizar, tomar banho e lavar a roupa no rio.
Poderão ainda ter a sorte de observar e apreciar algumas das aves que se encontram nesta região, que vão desde os simples passeriformes (melro-preto, carriça, pega-azul, papa-figos, abelharuco, etc), às aves aquáticas (patos, mergulhões, garças, etc) e às aves de rapina (águias, falcões, abutres).
Desejamos um óptimo passeio e esperamos que gostem do local.
Se o comboio passar, simplesmente baixem-se...
Informações recolhidas em: http://webx.ubi.pt/~acpombo/tortosendo/comboio.htm