Skip to content

Ramalho Ortigão Mystery Cache

This cache has been archived.

heldinho: Ja fez o que tinha a fazer...

More
Hidden : 11/25/2009
Difficulty:
5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A CACHE NÃO ESTA NAS COORDENADAS APRESENTADAS

PARA A DESCOBRIR TEM DE DESVENDAR ESTE ENIGMA
EXTERNATO RAMALHO ORTIGÃO

No início dos anos 40 há dois colégios activos nas Caldas da Rainha, o Caldense, exclusivamente masculino e o Lusitano, exclusivamente feminino. A criação de um único estabelecimento de ensino tinha grandes vantagens à partida, permitindo mais inscrições, já que a lei da separação de sexos deixava de se aplicar, e também racionalizar recursos e custos, reunindo num só estabelecimento os melhores professores, dando aulas a mais alunos. É isto que pensam pouco mais de uma dúzia de caldenses ilustres, liderados pelos Dr. Júlio Lopes, Dr. Asdrubal Calisto e Dr. Leonel Sotto Mayor, reunidos na Sociedade de Melhoramentos Caldenses, e que os leva a comprar os dois alvarás existentes fundando, em Outubro de 1945, o Externato Ramalho Ortigão. A intenção não era empresarial, o ensino não era uma actividade lucrativa, os quinze sócios fundadores procuravam uma forma de garantir não só o Curso Liceal mas principalmente o acesso ao Ensino Superior Universitário para os seus filhos, já que só existiam Liceus nas capitais de Distrito.

Não há pois motivo para a perplexidade de alguns pela escolha do nome para um estabelecimento católico, já que o “baptismo” é muito anterior à “conversão”, a escolha do nome é treze anos anteriores à sua compra pela Igreja. São trinta e oito os alunos inscritos, entre eles António José F. Lopes, Mário Gualdino Gonçalves, José Mesquita de Oliveira, Óscar Baptista, Elmano Soares de Sá, Maria Emília Marques Henriques, Joaquim J Nazareth, António José Rodrigues Borges, Margarida Calisto, Adriano Fidalgo dos Reis, Jorge Sotto Mayor, Carlos O. Gomes, Fernando M. Loureiro de Sousa, Vasco Henriques, Manuel Mesquita de Oliveira, Viriato L. Castro, Sami Bento, Carlos José Marques Henriques, David Vazão …

 

Rapidamente o número de alunos cresce e duas mudanças se sucedem em Outubro de 1951: os alunos da primária (e em 1952 os do 1º e 2º ano do Ciclo) ocupam o primeiro andar do prédio que faz esquina entre a Heróis da Grande Guerra e a Rua do Jardim (onde o Dr. Lamy instalará o seu consultório) e os restantes passam para os dois primeiros andares do “prédio do Crespo”, situado no nº 91 da R. Capitão Filipe de Sousa, ali colado à antiga Garagem Caldas. Graças à habilitação conferida pelo seu Curso Comercial é nomeada responsável por este polo destinado aos mais novos a famosa Teodora Costa (vulgo Dª Dora, com um penteado que é uma lenda no ERO).

No dia 19 de Julho de 1959, numa “OPA amigável”, o Patriarcado compra o Ramalho Ortigão. Depois da aquisição o primeiro director será o Padre António Emílio (1958-1963) caldense de nascimento, actualmente residente na Misericórdia da nossa cidade. Será ele que fará a transição do “prédio do Crespo” para um edifício construído finalmente de raiz, no curto espaço de um ano, na R. Diário de Notícias e que é inaugurado pelo Cardeal Patriarca a 4 de Outubro de 1960. Segundo a crónica “Jogos” (João Bonifácio Serra) inicia a sua actividade ainda com grandes lacunas nos pátios dos recreios e nos acessos. A pequena ladeira final, o parque de estacionamento e os recreios só serão alcatroados, juntamente com o Alberto Reis Pereira, um ano depois. O “alcatroamento” do Alberto, acidental e indesejado, permite datar exactamente o da ladeira, intencional e necessário, no início de Outubro de 1961.

Nesse ano lectivo de 1960/61 inicia-se uma nova etapa, num espaço com condições incomparáveis com qualquer dos anteriores. Laboratórios, anfiteatro, ginásio e salas ao nível do que de melhor se fazia nessa altura em termos de ensino privado

Muito existe para contar deste antigo Externato que agora é uma Extensão da Escola Superior de Biotecnologia na Universidade Católica Criada em 1999, em Caldas da Rainha, a Extensão da Escola Superior de Biotecnologia funciona em estreita ligação com a Escola Superior de Biotecnologia do Porto e integra a estrutura da Universidade Católica Portuguesa.

Abriu no ano lectivo de 1999/2000 com a Licenciatura em Engª de Produção Biológica e no ano lectivo 2002/2003 aumentou a sua oferta formativa com a Licenciatura em Microbiologia. Em 2006/2007 os cursos foram reformulados e adaptados a Bolonha, com 3 anos lectivos (180 ECTS) e a oferta passou a ser a Licenciatura em Biociências com especialização em Microbiologia.

A Extensão da Escola Superior de Biotecnologia procura a inserção na comunidade científica nacional e internacional e uma estreita ligação ao mundo empresarial. A sua criação na região do Oeste permite aproveitar e valorizar os recursos naturais da região afirmando-se como um pólo de desenvolvimento e criação de saber.

RESOLUÇÃO DO ENIGMA

Esta forma de vida unicelular e procarionte pode ser encontrada isolada ou em colônias. Muitas bactérias possuem estruturas extracelulares como flagelos ou cílios, organelas de locomoção presentes nas bactérais móveis.De forma geral, as bactérias apresentam entre suas organelas: cápsula, membrana plasmática, ribossomos, parede celular, DNA, flageloe pílus. Elas podem ser classificadas em dois grupos: gram-positvas ou  gram-negativas.

(Quantos são os constituintes quimicos da membrana das bactérias Gram negativas? Este será o valor A)

Estes são uma forma de vida que não pode ser visualizada sem auxílio de um microscópio. Estes seres diminutos podem ser encontrados no ar, no solo, e, inclusive, no homem, O conhecimento deste tipo de vida deu-se graças a descobertas ocorridas ao longo de muitos anos. O ápice destas descobertas ocorreu em 187?, quando foi apresentada a "Teoria dos Germes", a partir daí, deu-se início a chamada Era Bacteriológica.

(o número em falta representado com um ? na data será o valor B)

- É um animal unicelular, ou seja, é composto por apenas uma única célula. Em função do seu tamanho, em média 0,? milímetro, é observável apenas com a ajuda de microscópio. É classificado como protozoário é sua vida remonta o período de origem do nosso planeta.

(o número em falta representado com um ? Nos milímetros será o valor C)

Os Parasitas que causam doença no homem são divididos em filos, quantos filos são esses?

(Este será o valor D)

Durante muitos anos, foram considerados como vegetais, porém, a partir de 196?, passaram a ser classificados em um reino à parte. Por apresentarem características próprias, tais como: não sintetizar clorofila, não possuir celulose na sua parede celular, e não armazenar amido como substância de reserva,  eles foram diferenciados das plantas.

(o número em falta representado com um ? na data será o valor E)

Na natureza há diferentes tipos de ???. Podemos dizer que eles são uma forma de vida bastante simples. Com relação às diferenças, existem aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, causando inúmeras enfermidades e até intoxicação. Encontramos também os que parasitam vegetais mortos e cadáveres de animais em decomposição. Temos também os que são utilizados para alimento e até aqueles dos quais se pode extrair substâncias para a elaboração de medicamentos, como, por exemplo, a penicilina.

(a soma das letras da palavra em falta em ??? será o valor F)

 

FINAL - N39º 24.ABC / W009º 07.DEF



free counters

Additional Hints (Decrypt)

N pnpur rapbagen-fr qb ynqb qr sben znf zrfzb ab yvzvgr

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)