Skip to content

GeoPizza e Companhia Event Cache

This cache has been archived.

bolacha: Quase 1 mês passado e já com o 2º meetup realizado, a cache é por fim arquivada. [;)]

Obrigado a todos pela vossa companhia. [^]

More
Hidden : Sunday, December 7, 2008
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Dia 07 de Dezembro de 2008, às 20h00


A História da Pizza
Começou à seis mil anos, com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria, na Itália.
Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os babilónios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de "pão-de-abraão", muito parecida com os pães árabes actuais, e recebia o nome de piscea.
Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adoptaram esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje.
No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no quotidiano da região. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado para a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, com o formato de uma sanduíche ou um calzone.
A pizza era um dos alimentos para as famílias humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milénio, surge o termo "picea", na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. "Picea", indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos e ambulantes, a receita objectivava "matar a fome" principalmente da parte mais pobre da população. Normalmente a massa de pão recebia como sua cobertura toucinho, peixes fritos e queijo.
A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria de que se tem conhecimento, a "Port'Alba", ponto de encontro de artistas famosos da época, tais como Alexandre Dumas, que inclusive citou variações de pizzas em suas obras.

A verdadeira pizza napolitana
Em 1982 foi fundada, em Nápoles, na Itália, por Antonio Pace, a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana, (Associazione Verace Pizza Napoletana, em italiano) com a missão de promover a culinária e a tradição da pizza napolitana, defendendo, até com certo purismo, a sua cultura, resguardando-a contra a "miscigenação" cultural que sofre a sua receita. Com estatuto preciso, normaliza as suas principais características.
A associação age fortemente na Itália para que a pizza napolitana seja reconhecida pelo governo como "DOC" (di origine controllata, Denominação de Origem Controlada em português). Em 2004, um projecto de lei foi enviado ao parlamento, com o intuito de regulamentar por lei as verdadeiras características da pizza napolitana. O "DOC" é uma designação que regulamenta produtos regionais tais como os famosos vinhos portugueses.
Segundo a associação, a Verace Pizza Napolitana deve ser confeccionada com farinha, fermento natural ou leveduras de cerveja, água e sal. A pizza deve ser ainda trabalhada somente com as mãos ou por alguns misturadores devidamente aprovados por um comité da organização. Depois de descansar, a massa deve ser esticada com as mãos, sem o uso de rolo ou equipamento mecânico. Na hora de assar, a pizza deve ser colocada em forno a lenha (somente), a 485°C, sendo que sobre a superfície do forno não deve ser colocado nenhum outro utensílio.
A variedade de coberturas é reconhecida pela organização, porém devem ter a sua aprovação, estando em conformidade com as tradições napolitanas e não contrastando com nenhuma regra gastronómica. Algumas coberturas são tidas como tradicionais, sendo elas (respeitando seus nomes italianos):
Calabresa: tomate, linguiça (chouriço) calabresa, cebola e azeitonas pretas.
Formaggio e Pomodoro: tomate, azeite de oliva e queijo parmesão ralado.
Margherita: tomate, azeite de oliva, mozzarella e manjericão. (nomeada em homenagem à princesa consorte Margarida de Savóia, que adorava pizzas)
Marinara (Napolitana): tomate, azeite de oliva, orégãos e alho.
Mozzarella: tomate, queijo mozzarella, orégãos e azeitonas pretas.
Pepperoni: tomate, queijo mozzarella, rodelas de salame pepperoni e azeitonas pretas.
Pomodoro: tomate, queijos mozzarella e parmesão ralado, alho e azeitonas pretas.
Quatro queijos: tomate, queijos mozzarella, gorgonzola, parmesão e catupiry, e azeitonas pretas
Ripieno (Calzone), pizza recheada: ricota, mozzarella especial, azeite de oliva e salame.
Toscana: tomate, queijo mozzarella misturada com linguiça (chouriço) toscana moída e azeitonas pretas.
Quando degustada, a pizza deve apresentar-se macia, bem assada, suave, elástica, fácil de ser dobrada pela metade.
A pizza deve ser obrigatoriamente redonda, não podendo o seu diâmetro ser maior do que trinta e cinco centímetros. Outra medida, a espessura no centro do disco, não deve ser maior do que cinco milímetros, e a borda não pode ser maior do que dois centímetros.

O Evento:
Este evento tem como objectivo reunir geocachers, colocar a conversa em dia, enquanto saboreamos umas pizzas caseiras deliciosas e vai servir de "arranque" para a primeira reunião mensal de Geocaching, que se irá realizar no primeiro domingo de cada mês, pelas 20h.
Quem não gostar de Pizza, pode comer uns Hambúrgueres, outros pratos de comida rápida disponível ou simplesmente vir beber um café com o pessoal.
Evento a realizar na: Pizzapão, R. Luís Camões Lt. 364, Fernão Ferro.
O preço médio por pessoa (1/2 Pizza média e 1 bebida) é de 6 euros. Pagando cada um o que consumir.

Estamos à vossa espera para mais um momento de camaradagem e boa disposição...

Atenção que o espaço não é muito grande, mas com boa vontade dá para todos e ninguém fica sem comer.

Additional Hints (Decrypt)

[PT] Cvmmnf pnfrvenf / É znvf hzn sngvn... [EN] Ubzrznqr cvmmn / Bar zber fyvpr...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)