Skip to content

Ascensor da Ribeira Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
Hidden : 8/4/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Parabéns ao AnakinPT pelo FTF!


The Oporto Riverside Elevator, O Ascensor da Ribeira




Este elevador panorâmico esta situado no Largo fa Lada, e é visível por trâs dos edificios da Ribeira, junto à ponte D. Luís. Faz parte do chamado "Conjunto da Lada" um projecto de reestruturação posto em funcionamento nos finais de 1980s e inicios de 1990s.


This panoramic elevator runs from the Largo da Lada, and is visible behind the buildings of the Ribeira, close to the Ponte D. Luís. It is part of the so-called "Conjunto da Lada" a redevelopment project carried out in the late 1980s and early 1990s.



Informações Relevantes do Ascensor da RibeiraElevador Desactivado


Dias em Funcionamento: Segunda a Domingo
Abertura: 8:00
Fecho: 19:00
Outras: Elevador sempre com segurança no interior durante as horas de funcionamento.
Não se paga para se andar nele.

Oporto Riverside Elevator InfoElevator Disable


Working Days: From Monday to Sunday
Opening: 8 am
Close: 7 pm
Other: Always a security guard inside the elevator on working time.
For riding on it, its not necessary to pay.

De topo deste elevador é possível ter uma magnífica vista sobre o Douro e mais alguns elementos constituintes do Porto de extrema importância para a sua história.


Dentro dos quais se destacam:

Serra do Pilar;
Ribeira;
Caves do Vinho do Porto;
E Ponte D. Luís.

Serra do Pilar


A Serra do Pilar é uma serra portuguesa que está localizada na freguesia de Santa Marinha, (Vila Nova de Gaia). Aí se situa um famoso mosteiro hoje transformado em quartel.

Durante o cerco do Porto (1832-1833), foi o único reduto que os liberais conseguiram manter a Sul do Rio Douro, e que lhes conferia o controlo da foz do rio, possibilitando assim o desembarque de mantimentos, o que, de outra forma, teria levado à sua rendição.

Voltar acima!

Ribeira


A Ribeira é um dos locais mais antigos e típicos da cidade Porto, em Portugal.

Localizada na freguesia de São Nicolau, junto ao Rio Douro, faz parte do Centro Histórico do Porto, Património Mundial da UNESCO. É, actualmente, uma zona muito frequentada por turistas e local de concentração de bares e restaurantes.

Na Ribeira merecem destaque a Praça da Ribeira, popularmente também conhecida por praça do cubo; a Rua da Fonte Taurina, uma das mais antigas da cidade; o Muro dos Bacalhoeiros e a Casa do Infante, onde se crê que tenha nascido o Infante D. Henrique, em 1394. Foi nesta zona do Porto que viveu uma das figuras mais carismáticas da cidade, o chamado Duque da Ribeira, conhecido por ter salvo várias pessoas de morrer afogadas.

Voltar acima!

Caves do Vinho do Porto


O vinho do Porto é um vinho natural e fortificado, produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes da região demarcada do Douro, no norte de Portugal a cerca de 100 km a leste do Porto. Régua e Pinhão são os principais centros de produção, mas algumas das melhores vinhas ficam na zona mais a leste.

Apesar de produzida com uvas do Douro e armazenada nas caves de Vila Nova de Gaia, esta bebida alcoólica ficou conhecida como "Vinho do Porto" a partir da segunda metade do século XVII por ser exportada para todo o mundo a partir desta cidade.

A "descoberta" do Vinho do Porto é polémica. Uma das versões, defendida pelos produtores de nacionalidade inglesa, refere que a origem data do século XVII, quando os mercadores britânicos adicionaram brandy ao vinho da região do Douro para evitar que ele azedasse. Mas o processo que caracteriza a obtenção do precioso néctar era já conhecido bem antes do início do comércio com os ingleses. Já na época dos Descobrimentos o vinho era armazenado desta forma para se conservar um máximo de tempo durante as viagens. A diferença fundamental reside na zona de produção e nas castas utilizadas, hoje protegidas. A empresa Croft foi das primeiras a exportar vinho do Porto, seguida por outras empresas inglesas e escocesas.

O que torna o vinho do Porto diferente dos restantes vinhos, além do clima único, é o facto de a fermentação do vinho não ser completa, sendo parada numa fase inicial (dois ou três dias depois do início), através da adição de uma aguardente vínica neutra (com cerca de 77º de álcool). Assim o vinho do Porto é um vinho naturalmente doce (visto o açúcar natural das uvas não se transformar completamente em álcool) e mais forte do que os restantes vinhos (entre 18 e 22º de álcool).

Fundamentalmente consideram-se três tipos de vinhos do Porto: Branco, Ruby e Tawny.

Voltar acima!English

Ponte D. Luís


A Ponte Luís I liga as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, atravessando o rio Douro.

Por proposta de Lei de 11 de Fevereiro de 1879, o Governo determina a abertura de concurso para a “construção de uma ponte metálica sobre o rio Douro, no local que se julgar mais conveniente em frente da cidade do Porto, para a substituição da actual ponte pênsil”. Foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com projecto do Engenheiro Teófilo Seyrig.

Teófilo Seyrig que, já fora o autor da concepção e chefe da equipa de projecto da Ponte Maria Pia, enquanto sócio de Eiffel, assina como único responsável a nova e grandiosa Ponte Luís I. A construção iniciou-se em 1881 e foi inaugurada em 31 de Outubro de 1886.

Actualmente o seu tabuleiro superior serve a Linha D do Metro do Porto.

Características
  • Comprimento: total 385,25 m
  • Peso: 3 045 toneladas
  • Arco: mede 172 m de corda e tem 44,6 m de flecha.
Voltar acima!English

A Cache!



Containor de tamanho pequeno, com stashnote, logbook e alguns presentes.

Aconselho a visitar o local da cache de noite devido à beleza que a noite proporciona à vista. Mas é de necessário salientar que a cache se encontra numa região um bocado escondida e escura, aconselhando-se muita precaução e cuidado.

Em conversa com um agente da autoridade, este garantiu-me que é uma zona calma e que não tem conhecimento de alguma situação perigosa que tenha ocorrido lá, mas fez questão de afirmar que muitas vezes acontecem excepções.



Additional Hints (Decrypt)

Ab zheb whagb nb "pbagragbe"! Va gur jnyy arne gur "pbagnvare"!

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)