 |
Fonte do Badalhão, S. Martinho de Courel, Barcelos |
Esta cache levar-vos-á a uma antiga fonte, situada na freguesia de S. Martinho de Courel, muito bem conservada e com água fresca e potável, devidamente controlada pelas autoridades sanitárias.
Muitas pessoas se abastecem de água nesta fonte, por vezes com alguma paciência, pois o fio de água pode demorar algum tempo a encher um garrafão de 5 litros... Peço o habitual cuidado com os "muggles".
Como sugestão, poderão percorrer uma parte do Caminho Português de Santiago, desde Rates, passando pelo Alto da Mulher Morta. Chegados a Courel, a pausa refrescante nesta Fonte é retemperadora e, para os peregreninos que sabem da sua existência, é uma benção.
A freguesia de S. Martinho de Courel pertence ao concelho de Barcelos e situa-se na encosta nascente do Monte de Courel, prolongamento do da Franqueira, na bacia orográfica do Rio Este, confronta pelo sul com a Freguesia de Macieira de Rates, pelo nascente com a Freguesia de Gueral e a de Pedra Furada; pelo norte com a de Vilar de Figos e pelo poente com a de Rates.
É banhada pelo regato que nasce na Fonte de Badalhão, afluente do rio Codade, e é servida pela estrada municipal que parte da estrada também municipal nº 5 de Barcelos às Fontainhas em Santa Leocádia e vai até aos limites de Rates, com uma ramificação por Vilar de Figos para Paradela. Entretanto, quando forem ao local da cache, lembrem-se: "O difícil não é subir, mas, ao subir, continuarmos a ser quem somos." (Jules Michelet)
Entretanto, quando forem ao local da cache, lembrem-se: "O difícil não é subir, mas, ao subir, continuarmos a ser quem somos." (Jules Michelet)