Skip to content

Capela de Sant'Ana [Leça da Palmeira] Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 6/1/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Sant’Ana de Leça da Palmeira
Um monte de Fé






No calendário litúrgico, o dia 26 de Julho é o dia de Sant’Ana, por tal motivo actualmente se festeja, em Leça da Palmeira, no último domingo do referido mês. Os festejos centram-se na Capela de Santana assim descrita por Camilo Castelo Branco no inicio do livro “Duas Horas de Leitura”.

“A duzentos passos da igreja paroquial de Leça da Palmeira está, no alto de uma colina, uma capelinha de invocação de Sant’Ana. É uma ermida tosca, erguida ali por devoção de não sabemos quem, desamparada depois às injúrias do tempo. Interiormente não sabemos o que é, nem, o que foi. De fora tem a poesia, que pode dar-lhe a imaginação dos entes imaginativos, vulgarmente “poetas”, que são dessa moeda, os mais liberais dissipadores. Esta nossa capelinha é já muito antiga encontrando-se registos na mais variada documentação, tendo sofrido ao longo do tempo várias vicissitudes chegando até a servir de hospital de emergência para coléricos aquando de um surto de cólera que assolou a vila de Matosinhos entre Junho e Setembro de 1855. O monte sofreu vários ataques vendo durante anos reduzir-se o seu espaço até ao que hoje temos, sendo feita a exploração de pedra, cujos tiros de pedreira foram abalando a capela, de modo que em 1716 a mesma ameaçava ruína face à inércia dos homens e à afronta do tempo agravada pela forte exposição aos ventos e às chuvas. Há 245 anos esteve em ruínas É assim que em 1762 com a capela ameaçando ruir que aparece o Dr. José dos Santos, Presbítero do Hábito de São Pedro, um fervoroso devoto de Sant’Ana, a Santa Avó de Jesus, a pedir licença ao Bispo do Porto, para demolir a dita capela até aos alicerces e reedificá-la, à sua custa, tendo até já ajustado tal trabalho com o mestre pedreiro Domingos Costa da freguesia de Vilar do Pinheiro. Todas as autorizações foram dadas, pois a capela encontrava-se nos caminhos que conduziam à igreja matriz, vindos da Amorosa e de Camposinhos, e estava realmente em péssimo estado. Seis anos após aquela data, a reedificação encontrava-se concluída tendo sido requerida licença para ser visitada e benzida e proceder-se à trasladação da imagem da Santa que entretanto ficara na igreja matriz. Achando-se a capela benzida foi a trasladação feita em procissão solene com o Santíssimo Sacramento da igreja matriz para a capela percorrendo, não só as ruas de Leça da Palmeira, mas também, por instâncias da Confraria do Senhor dos Passos, foi incluído o lugar de Matosinhos; constituindo um enorme sucesso religioso, registando-se um grande contentamento em toda a freguesia, agitando-se os entusiasmos e as boas vontades tão características dos leceiros. Com a capela já reedificada em meados do ano de 1768 procedeu-se à construção da escadaria para a perfeição e utilidade da subida e comodidade da Via-Sacra, havendo para tal a necessidade de deslocar as seis cruzes para junto dela. Com a nossa capela assim tão bem conservada, pena é que não se mantenha aberta ao culto regular como em outras épocas, sendo agora utilizada para um ou outro casamento, para cumprimento de alguma promessa ou acto de bairrismo e interesse pelo património local como foi o caso do nosso sobrinho Gil Tiago, que aí casou.

A Cache

A criação desta cache está integrada no nosso found #50. A cache é de tamanho regular. Boa "Cachada" !!!

Additional Hints (Decrypt)

Yá ab shaqb, rz seragr à áeiber

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)