Skip to content

Mesas do Castelinho Traditional Cache

Hidden : 3/31/2008
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

"I cautioned you about being premature with that communique to Berlin.
Archeology is not an exact science.  It does not adhere to time schedules.
Perhaps the Ark will still be found in an adjoining chamber.
Based on the information in our possession, my calculations were correct.
Perhaps some bit of evidence still eludes us. Perhaps..."

Belloq, in Raiders lost Ark

 

Mesas Do Castelinho, Santa Clara-a-Nova, Almodôvar

 

Classificado em 1990 como "Imóvel de Interesse Público", o "Povoado das Mesas do Castelinho" foi erguido de modo relativamente isolado numa pequena colina, sobranceira à Rib.ª da Mora, com pouco domínio territorial sobre a paisagem envolvente, embora destacando-se pela presença de dois terraços adossados, de contornos circulares e sub-rectangulares. Aliás, o facto de o povoado se encontrar a uma cota relativamente baixa poderá indiciar a sua utilização preferencial como elemento simbólico de um qualquer tipo de poder local, do que, propriamente, uma forma de dominar o território adjacente, de maior ou menor amplitude.

De planta ovalada, o povoado ocupava uma área de aproximadamente três hectares, sobressaindo a presença de um fosso com uma largura variável de quatro a seis metros e de duas cintas, com onze e vinte e quatro metros de lado, respectivamente. Além disso, foram ainda identificados os alicerces de duas torres de planta rectangular, assentes sobre a rocha, e uma pequena construção, de base igualmente rectangular, com cerca de um metro de comprimento, que, provavelmente, constituiria a base de um contraforte muralhado.

As diversas campanhas arqueológicas realizadas neste arqueosítio permitiram identificar a presença de várias fortificações (embora sem cisterna, talvez em razão da proximidade de uma mina de água) construídas entre a Idade do Ferro e o período omíada, quando se ergueu uma atalaia cercada por um fosso, numa altura em que a ocupação do povoado terá assumido um carácter de acentuada permanência, depois de o período romano republicano ter deixado no sítio diversificados vestígios da sua plena actividade. Os elementos recolhidos durante as escavações parecem, no entanto, apontar para a presença de ocupações mais antigas, que remontarão ao Calcolítico e à Idade do Bronze final.

in www.ippar.pt

 


mina (N37º 29,089 W8º 7,505)

   
escavações1 (N37º 29,078 W8º 7,535)                                                escavações2 (N37º 29,122 W8º 7,503)

 

Additional Hints (No hints available.)