Skip to content

NG7 - Cruz das Mós Mystery Cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

btreviewer
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Work with the reviewer, not against him

More
Hidden : 3/15/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


CRUZ DAS MÓS

 

ATENÇÃO! A Cache não se encontra nas coordenadas indicadas.

 

 

 

Évora de Alcobaça destaca-se pelo seu Património do qual referimos a Igreja Matriz de São Tiago do séc. XII e a Capela do Senhor dos Passos do séc. XVI.

 

 

Salientamos ainda os 3 cruzeiros existentes na freguesia a que os populares chamam de 3 Cruzes de Évora e que orgulhosamente tiveram o cuidado de preservar.

 

 

Capela do Senhor dos Passos


Logo à entrada da vila, em frente à Junta de Freguesia, encontra-se as traseiras desta capela.  Construída no século XVI é de arquitectura manuelina. Segundo conta o povo a imagem que deu o nome a esta capela, o Senhor dos Passos, veio do Brasil. De destacar o seu portal manuelino, decorado com motivos vegetalistas de fino recorte.

 

 

 

Descrição

 

 

 

Planta longitudinal composta pelos rectângulos justapostos da nave e capela-mor, tendo esta adossado a NO. o corpo saliente da sacristia; volumes articulados; massas dispostas na horizontal; cobertura diferenciada de telha a 2 águas.Fachada principal voltada a SO., de pano único, terminando em empena triangular rematada por cruz trevada, destaca-se um portal decorado com motivos vegetalistas nas ombreiras e na verga redonda, ladeado por 2 botaréus de secção quadrangular coroados por 2 pináculos acogulhados. Limita o tímpano desta porta um arco trilobado. Completa a fachada principal uma sineira encimada por pequena cruz. Na fachada SE. composta pelos corpos diferenciados da nave e capela-mor, cada um com uma janela moldurada, salienta-se um portal de frontão curvo com arquivolta delimitando uma vieira na totalidade do seu tímpano sobre lintel de moldura saliente. Encima o conjunto o relevo de uma pequena caveira. Fachada NE. de 2 panos. O corpo correspondente à abside mais saliente e definido por 2 cunhais de cantaria e o da sacristia rasgado por pequena janela moldurada. Fachada NO. cega, adossada a uma casa de habitação. INTERIOR: nave única, pavimento lajeado, cobertura em abóbada de berço tendo ao centro pintados os instrumentos da Paixão de Cristo, iluminada por uma janela a SE. No lado oposto, junto à tribuna, o púlpito semicircular com balaustrada sobre paramento decorado, assente sobre um pilar também decorado. Capela-mor sem demarcação espacial interior, com arco triunfal de volta perfeita entre pilastras apoiando frontão curvo tendo representado o Lenço de Verónica no tímpano e ladeado por 2 nichos. No altar-mor retábulo de talha policroma com a imagem, em madeira, do Senhor dos Passos.

 

 

 

Época Construção

 

 

 

Séc. 16

 

 

Cronologia

 

 

 

 

Séc. 16 - época provável de construção do templo; recebeu alguns elementos em estilo renascentista; séc. 19 - feitura do retábulo-mor; data da imagem do Senhor dos Passos, provavelmente trazida do Brasil

 

 

Igreja Matriz de S.Tiago


Uns metros mais à frente da capela fica a Igreja Matriz de S. Tiago. Começada a construir no séc. XII, conjuga vários estilos arquitectónicos. O gótico pode ser apreciado na capela lateral, o manuelino no portal do frontespicio e na  porta de acesso à torre sineira e o renascentista na capela lateral do lado da Epístola. de destacar ainda sobre a porta lateral uma tabela em relevo,  onde se pode ver S. Tiago a cavalo, com a espada e a bandeira, de excelente lavor.

 

 

Descrição

 

Planta cruciforme, composta por nave única, 2 capelas laterais, cabeceira de planta poligonal, baptistério saliente a N. e torre sineira de planta quadrada adossada à nave a S.; volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de 3 águas (capela-mor, capelas laterais e sacristia), de 2 águas (nave) prolongando-se em aba corrida sobre o baptistério. Exterior: frontispício orientado em empena triangular, rematado por cruz em ferro; sob o janelão avulta o pórtico de arco abatido com decoração vegetalista nas ombreiras e no vão. Entre 2 cogulhos radiantes as armas reais são sobrepujadas pela esfera armilar encimada pela cruz de Cristo. SO.: uma torre sineira com cunhais salientes é rematada por coruchéu bolboso com cantaria aparente. Fachada S.: destaca-se, entre 2 frestas, uma porta de verga contracurvada coroada pela cruz de Cristo, sob um baixo-relevo, representando um cavaleiro de Santiago, um Sol radiado, uma estrela e uma meia Lua (símbolos da Ordem). Um contraforte separa o corpo da nave da cabeceira. Fachada N. adossamento da sacristia à capela lateral, ressalto do baptistério. Interior: nave única com cobertura em madeira; capela-mor com abóbada de berço, coberta a estuque; a capela do lado da Epístola abre com um arco renascença enquadrado por um friso encordoado, coroado por um renque de flores-de-lis e 2 medalhões. O arco, enquadrado por 2 colunas capitelizadas é decorado por 2 figuras humanas e motivos geométricos. No interior da capela, uma abóbada de nervuras assenta em mísulas representando cabeças humanas, com um grande florão que remata o fecho. A capela do lado do Evangelho abre com um arco em ogiva apoiado em 2 pilares facetados, com capitéis vegetalistas. A abóbada é artesoada com nervuras encordoadas. A porta de acesso à torre é de verga recortada. Púlpito de madeira entalhada com as figuras incarnadas e pintadas dos 4 evangelistas; pia baptismal, de base octogonal, decorada com encordoados e boleados de onde sobressai uma cinta de rosetas; pia de água benta formada por uma máscara coroada por um pequeno escudo

 

 

Época Construção

 

 

 

Séc. 15 / 17

 

 

Cronologia

 

 

Séc. 15 - construção do templo primitivo; séc. 17 - reconstrução da igreja

 

 

 

 

Cruzeiro do Adro da Igreja

 

 

Sobre plataforma quadrangular este cruzeiro assenta a base com inscrições latinas nas 4 faces. A Coluna monolítica de fuste octogonal, com motivos vegetalistas na zona inferior; capitel em pirâmide quadrangular truncada, sobrepujado por cruz latina.

 

 

 

 

Cruzeiro do Parque

 

 

Em plataforma semi-esférica empedrada ergue-se a coluna quadrangular, chanfrada longitudinalmente nas arestas, sobrepujada por cruz latina com hastes trilobadas.

 

 

 

 

Cruzeiro da Cruz das Mós

 

 

Soco quadrangular, escalonado em dois degraus sobre enrocamento; base cúbica; coluna de fuste octogonal, possuindo na zona inferior dois anéis circulares; cruz latina, espinhosa.

 

 

 

       

 

 

 

A Cache

 

 

 

 

Para chegar à Cache Final terá de encontrar os elementos necessários para calcular a coordenada final.

 

 

 

Trata-se de uma Cache de tamanho small com os tradicionais objectos para troca.

 

 

 

 

Ponto 1 - N 39º 30.930'   W 008º 58.307

 

 

X = Nº de letras "A" nas inscrições latinas existentes nas 4 faces da base da Cruz.

 

 

 

Ponto 2 - N 39º 30.948  W 008º 58.268

 

 

 

Aqui encontrará a informação em falta para o Ponto 3 (Final)

 

 

Y = Nº de Cruzes no topo da Capela

 

 

 

 

Ponto 3 (FINAL) - N 39º 3B.08B   W 008º 58.AA7

 

A = X - 2

 

B = Y - 1

 

 

 

 

ATENÇÃO: Por favor volte a colocar a Cache no local e da forma em que a encontrou!

 

Conteúdo Inicial:

Logbook

Lápis

Afiadeira

Objectos para troca

Additional Hints (No hints available.)