Skip to content

Casa da Torre [Caria] Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 1/6/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Casa da Torre de Caria




A História de Caria

Situada entre a Ribeira de Caria e a Ribeira de Santana, com abundantes recursos minerais e servida por inúmeras fontes, os terrenos férteis de Caria cedo atraíram a fixação humana. Na cota mais elevada da povoação existem vestígios do que terá sido o Castro de Caria, sendo mesmo defendido por alguns estudiosos que dada a abundância de recursos deveriam existir até dois Castros na povoação. Este castro deu lugar a uma fortificação romana, da qual ainda existem alguns vestígios. Caria terá sido um ponto de passagem importante na época romana, já que lá se localizava o cruzamento entre a via Mérida - Idanha - Braga e a via Covilhã - Vale do Lobo e por terem sido construídas duas pontes sobre cada uma das ribeiras. Na época das batalhas entre os visigodos e mouros esta fortificação ficou em ruínas, dando origem mais tarde a um castelo medieval por altura das guerras com o reino de Leão.
No período medieval Caria esteve no centro de várias disputas senhoriais, primeiramente entre os bispado de Coimbra e Guarda e depois entre esta diocese e o concelho de Covilhã, ao qual estava geograficamente agregada. A partir do início do século XIII, a povoação ficaria definitivamente sob a alçada dos bispos da Guarda, que logo edificaram uma residência sobre a muralha do castelo - a Casa da Torre.
Em 1512 D. Manuel doou a Caria o seu primeiro foral, passando esta a ser sede de um concelho extinto em 1855, data em que foi integrada no município de Belmonte.
O centro histórico desta vila apresenta vestígios da sua importância para o bispado da Guarda, notando-se um desenvolvimento urbanístico a partir do século XVI. A referência mais antiga à sede paroquial de Caria data de 1359, embora hoje nada reste deste templo primitivo, uma vez que a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi edificada no século XVIII.

Pontos de Interesse

- Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, localizada na zona da Casa da Torre;
- Casa da Câmara, um edifício manuelino situado junto à zona da antiga judiaria, o centro económico da vila nos séculos XV e XVI;
- Casa das Caras, um outro edifício quinhentista que subsiste junto à Casa da Câmara, e que apresenta na sua fachada três cachorros esculpidos em alto relevo, representando figuras antropomórficas e uma serpente;
- Palacete dos Viscondes de Tinhalhas, um edifício barroco cuja estrutura conheceu já algumas alterações;
- Palacete dos Viscondes de Caria, uma casa neoclássica datada dos finais do século XIX onde foi edificada a Capela de Nossa Senhora da Conceição;
- Dos finais do século XVII data o edifício conhecido como Casão, no qual se integra a Capela de Santa Constança;
- Palacete Quevedo Pessanha, um solar barroco edificado no século XVIII junto à matriz, considerado "o mais maravilhoso palacete de Caria", ao qual pertence a Capela de Nossa Senhora do Carmo;
- No espaço urbano antigo de Caria destacam-se ainda a Casa da Roda, fundada por Pina Manique para acolher os órfãos locais, a capela de Santana, edificada no século XVIII, a Capela de Santo António, uma igreja maneirista com alpendre datada do século XVII, e o pequeno templo dedicado a São Marcos, fundado em 1580;
- Espalhadas pela vila foram ainda construídas várias fontes, datadas de épocas distintas, como a Fonte de São Sebastião, um fontanário barroco de espaldar, a Fonte do Ruivo, uma fonte de mergulho também setecentista, a Fonte do Prior, a Fonte do Carvalho, edificada nos finais do século XVIII, ou a Fonte de Santana.


A Casa da Torre

A Casa da Torre foi construída no início do século XIV para servir de residência aos Bispos da Guarda. Esta edificação revestia-se do maior significado, uma vez que depois do restabelecimento da antiga diocese da Egitânia, em 1190, foi necessário disputar com a Diocese de Coimbra os antigos territórios da sua jurisdição. Caria era uma das mais importantes povoações da renovada diocese, e como tal o Bispo da Guarda mandou construir uma residência no centro da localidade, com a intenção de "impor o seu poder na região, onde o poder dos bispos de Coimbra, outrora detentores do senhorio de Belmonte, ainda se fazia sentir".



Planta da Casa da Torre, com os vestígios da fortificação a cheio e as construções posteriores a tracejado

Segundo uma inscrição gravada no portal posterior da casa, a traça da obra foi executada por Frei Martinho de Alcobaça, tendo sido Mestre Afonso Peres o responsável pela edificação. Nesta altura a casa foi construída sobre a estrutura de uma torre medieval que teria pertencido ao Castelo de Caria.
Esta estrutura primitiva do paço episcopal foi alterado por uma campanha de obras de renovação executada em 1792, conforme indica outra inscrição, colocada sobre o portal principal da casa.
Ainda nos finais do Séc. XIX, a Casa da Torre funcionava ainda como casa de campo dos Bispos da Guarda que apresentavam o priorado de Caria.
De planimetria rectangular, disposta longitudinalmente, a Casa da Torre divide-se em três pisos, sendo a fachada principal precedida por escadaria. O frontispício, à semelhança dos edifícios solarengos setecentistas, é marcado pela disposição regular de janelas rectangulares.
A fachada posterior mantém a tipologia medieval, apresentando no piso térreo um portal de arco quebrado, através do qual se acede ao pátio interior da casa, onde ainda se conservam uma cisterna, um tanque, um lagar e alguns vestígios da fortaleza.
Neste momento a Casa da Torre encontra-se em ruínas e totalmente abandonada, isto apesar de estar "Em Vias de Classificação (Homologado - IIP Imóvel de Interesse Público)". Em 2005 foram feitos trabalhos arqueológicos no local, em que foram identificadas estruturas contemporâneas à torre medieval e também anteriores à sua construção, que forneceram novos e importantes dados relativos ao espaço onde se ergue a Casa da Torre. Além de estruturas, também foi recolhido bastante espólio arqueológico, que testemunha os vários momentos de ocupação que houve no local.


A cache

Devido à obras, neste momento apenas existe uma cache provisória. Nesta sua versão provisória, para encontrar a cache basta seguir o pátio junto da igreja até ao muro que dá para as traseiras da Casa da Torre.
Em frente à cache podem ver uma construção descoberta durante as últimas escavações arqueológicas, e que é anterior à fortaleza medieval.

Na sua versão original, para encontrar esta cache tinham que entrar dentro da fortaleza, onde eram claramente visíveis os pontos de interesse do antigo Castelo de Caria e os locais das escavações arqueológicas.
Por favor deixem a cache exactamente como a encontraram.






cisterna

torre





lagar


[EN] The cache

This cache is about a building called Casa da Torre (the tower house) from the XIV century that was build over the walls of a castle that dates back from the roman period.

Because of the construction works, there is a temporary cache in place. To find it you just have to walk near the church along the wall.

To find the cache you used to have to have to enter inside the remainings of the medieval fortress. Inside the fortress several points of interest from the castle are still visible, along with the archaeological excavations done in 2005, where many ancient artefacts were found.
Please leave the cache exactly as you found it.


Additional Hints (Decrypt)

rz pvzn, baqr b zheb onvkn ba gbc, jurer gur jnyy trgf ybjre

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)