Skip to content

Albufeira de Vila Fernando – Elvas Traditional Cache

This cache has been archived.

JGDevil: *

More
Hidden : 10/13/2007
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


BREVE HISTORIAL SOBRE A FREGUESIA DE VILA FERNANDO
Situada na herdade de Vila Fernando, esta freguesia que tem a área de 51,3 Km², apresenta-se contudo como a que detém menor número de população residente, apenas 369 habitantes, isto apesar de distar a 14 Km da sede do concelho.

No relatório apresentado pelo pároco da freguesia, após o terramoto de 1755, consta que na herdade de Vila Fernando, havia antigamente umas «ténuas casas» a que se chamava Vila Fernando, «e ainda hoje há alguns vestígios de paredes antigas». Tomaz Pires diz que Vila Fernando foi primitivamente da família ZAGALO e que quem fosse FERNANDO, provavelmente dessa família, que desse o nome à quinta, granja ou vila. À actual Vila Fernando, cujo nome árabe foi de Alcarapinha (onde em meados do Séc. XIII se concentrava o maior número de agricultores) recebeu este nome mais tardiamente. Ainda hoje lhe chamam Aldeia da Conceição, porque a igreja paroquial tem por orago Nossa Senhora da Conceição. O documento mais antigo que se conhece com referência a Vila Fernando é uma carta de couto datada de 1363. Os registos paroquiais mais antigos datam de 1620. Vila Fernando pertenceu à Casa de Bragança, por compra que fez ao então proprietário, D. Catarina, mulher do Duque D. João I.

Igreja paroquial – Como já foi referido, esta igreja tem a invocação de Nossa Senhora da Conceição. A fachada principal, é pequena, de pórtico guarnecido de mármore, com verga alta. Acima do frontão, rematado por uma cruz, erguem-se duas sineiras de um só olhal. O interior é de uma só nave abobadada; capela-mor com altar, nicho e cobertura em zimbório. Os dois altares laterais são de alvenaria. Na sacristia existe uma mesa do tipo holandês do Séc. XVII, com embutidos de filetes. Aqui podemos encontrar também um belo cruzeiro em granito e uma fonte com uma bolota em granito bastante antiga, para além das antas e dólmens.

Em Vila Fernando, com início no ano de 1882, existe o instituto de Reinserção Social, antiga Escola Correccional. É de notar que este instituto se dedica a preparar os jovens de hoje em homens de amanhã. A planta foi feita pelo senhor Eng.º Mendes Guerreiro. A aldeia de Vila Fernando, para além de aldeia da Conceição, é também conhecida na região como a «PIORNA». Esse nome deriva das piorneiras que antigamente rodeavam a aldeia, e eram tão grandes, que serviam de refúgio para os que quando ali passavam fugiam das alcateias de lobos, que por sinal existiam na zona. Sendo a freguesia do concelho com menor número de habitantes, Vila Fernando nem por isso deixa de ter os seus motivos de interesse, as suas tradições, usos e costumes, e as potencialidades. As actividades que aqui predominam são o comércio, a agricultura e funcionalismo público. Esta última devido ao facto de aqui estarem instalados o Instituto Nacional de Reinserção Social, antiga Escola Correccional, e uma delegação do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação – Instituto de Investigação Agrária, que emprega grande parte da população. Importantes explorações agrícolas existem na freguesia como o Monte da Defesa, Monte da Torre dos Frade, Quinta das Casas Velhas e Monte da Alcarapinha, entre outras. A população desta freguesia, para além de ao longo dos tempos ter absorvido os indivíduos que saíram do instituto, que ali criaram novas raízes e constituíram família, não perdeu as suas tradições ao bom jeito alentejano. A matança do porco, a matança do borrego na Páscoa, os cânticos pelo Natal e a tradicional «missa do galo», são tradições que se mantêm vivas. Era tradição, nas matanças do porco organizar-se um baile na casa da matança, com o intuito de através do arrojar dos pés, tirar as nódoas que ficavam no chão. A sua gastronomia, tipicamente alentejana, engloba pratos como as migas, ensopado e assado de borrego, sopas de tomate, gaspacho e açorda, não esquecendo os doces como fatias com ovos (fatias paridas) e o arroz doce.

No artesanato, Vila Fernando é conhecida pelas suas rendas, apesar de existirem também algumas peças noutros materiais, como a madeira e o vime, e recentemente naquela freguesia tivemos a oportunidade de assistir a uma mostra completa dos usos e costumes da região, que, decorreu, nas instalações da Junta de Freguesia. Por forma a salientar e dar a conhecer todo o tipo de artesanato que em Vila Fernando predomina, e mostrar peças, essencialmente que serviam na agricultura, para além dos achados arqueológicos através de um Grupo de Arqueologia que ali existe, a Juta de Freguesia nas suas instalações, criou um Museu Arqueológico e Etnográfico onde tudo isto pode e deve ser apreciado. Predominado a religião católica, em Vila Fernando, venera-se Nossa Senhora da Conceição, no dia oito de Dezembro, e realizam-se em data móvel as festas de Verão. O Carnaval também tem tradições nesta freguesia, que para além das habituais brincadeiras, eram feitas as «cabarradas», na segunda-feira de Carnaval, que constava de peças de barro que eram atiradas ao acaso para os presentes, e se as deixassem cair, pagavam uma quantia que revertia para um banquete e um baile no final, baile esse que ainda hoje se realiza, conhecido na região como o «Baile da Pinhata». Numa altura em que o turismo rural começa a dar os seus primeiros passos na região, Vila Fernando apresenta-se com grandes potencialidades nesta área, com grande riqueza cinegética, onde predominam espécies como a lebre, o coelho, perdizes, patos e rolas. Na albufeira de Vila Fernando, para além de refrescantes banhos nas alturas quentes do ano, pode ser praticada a pesca, onde predomina a carpa, achegã, a boga e a perca. Esta região é dotada de excelentes águas, como a da nascente da Eira, nascente da Defesa e várias nascentes da Herdade de Alcarapinha. Aldeia tipicamente alentejana, Vila Fernando mantém as suas tradições, usos e costumes, aliadas à forte vontade das suas gentes em acompanhar o progresso. (visit link)

Conteúdo inicial da cache é: Fita portas-chaves + Carrinho + Foca
Divirtam-se com a busca!

 

 

Additional Hints (Decrypt)

qronvkb qr hzn envm.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)