Skip to content

Rota Korrodi [Leiria] Multi-Cache

This cache has been archived.

garri: Cache arquivada e a espera de um aviso para voltar a activar

More
Hidden : 10/11/2007
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

Biografia

Ernst Korrodi nasceu em Zurique, em 1870.Concluiu muito novo o ensino primário e secundário e ingressou na Escola de Arte Industrial onde obteve o diploma no final de 1888, interessando-se, desde logo, pela Arqueologia.

Concorreu a um cargo como professor de Desenho, anunciado no consulado de Portugal em Berna e em 1889 foi colocado na Escola Industrial de Braga, onde permaneceu cinco anos.

Em Braga, para além do ensino, dedicou-se ao estudo de monumentos, igrejas e palácios, sendo transferido, em 1894, para a Escola Industrial de Leiria onde, de imediato, se dedicou nas suas horas vagas, ao minucioso levantamento do que restava das ruínas do Castelo.

Em 1901, casa em Leiria com Quitéria Maia, professora do Ensino Primário e vêm a ter dois filhos.

Em 1902, é agraciado com a Ordem de S. Thiago do Mérito Científico, Literário e Artístico pelo projecto de reconstituição dos Paços do Duque de Bragança, em Barcelos.

O seu empenho em defesa do Castelo de Leiria, conduziu à sua classificação como Monumento Nacional em 1910 e em 1915 cria a Liga dos Amigos do Castelo que com a ajuda do Estado, deu início às primeiras obras de consolidação. Os trabalhos continuaram sob a sua orientação até 1933, passando depois para a responsabilidade da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

Em 1905, foi nomeado director da Escola Industrial de Leiria.

Para além do ensino e do estudo de monumentos históricos, desde cedo se dedicou à arquitectura, como autodidacta e em 1899 já era sócio da Real Associação dos Arquitectos e Arqueólogos, bem como da Associação dos Engenheiros Civis Portugueses.

Os seus projectos de arquitectura estendem-se por todo o país, desde Chaves até Vila Real de Santo António, e em Lisboa foi agraciado com dois Prémios Valmor, em 1910 e em 1917.

Desde cedo se envolveu em diversos movimentos de modernização, chegando a realizar trabalhos e conferências por todo o país sobre o Ensino em Portugal, pelo que foi agraciado, em 1909, com a Comenda da Instrução Pública.

Em 1911, viria a liderar um movimento de âmbito nacional a favor do descanso dominical, promovendo-o energicamente através de conferências e artigos na imprensa.

Ernst Korrodi faleceu em Leiria, em 1944, sendo sepultado voltado para o castelo como era seu desejo.

Em 1970, no centenário do seu nascimento, foi eleito a título póstumo, cidadão honorário do Concelho pela Câmara Municipal de Leiria e foi-lhe descerrado um monumento no sopé do castelo, na avenida KORRODI com o seu nome.

Retirado do livro:

Oliveira, Genoveva, (2004), Ernesto Korrodi, Roteiro  na cidade de Leiria, Adlei, Cepae, Delegação Distrital da Ordem dos Arquitectos.

---------------------------------------------------------------------------

A cache

Esta cache leva-nos a conhecer de perto várias obras da autoria de Ernst Korrodi. Nestas obras ou na sua área envolvente, encontram-se informações (dados numéricos) que no final, e uma vez recolhidos e sobe a forma de calculo matemático, revelarão as coordenadas finais. 

Esta multi-cache é composta por sete “waypoints” num percurso de aproximadamente 1,6km, e a cache final encontra-se 600m distante do ultimo "waypoint".

O percurso pode ser feito a pé, se bem que é possível em qualquer outro meio de transporte. É aconselhável calçado confortável para caminhada.

Esta multi-cache é feita em ambiente urbano, pelo que se aconselha o máximo cuidado com o trânsito.

A cache final está localizada num espaço retirado, no entanto, seja discreto ao abordar-la. 

 

 

Ponto 1 – Casa na Rua Dr. José Jardim

 

 

De acordo com palavras de Ernst Korrodi, “O projecto foi concebido nas formas do século XVI, muito sóbrio e sem arrebiques de manuelino barato” sob encomenda de Pedro José Rodrigues para sua habitação. 

 

 

“ Fui feita em 19 _ _ “

 

A

N39º 44.551

W008º 48.398

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Ponto 2 – Mercado de Santana

 

 

Situa-se onde outrora era o Convento de Sant’Anna em funcionamento desde 1495.

Em 1919, a Câmara Municipal de Leiria encarregou Ernst Korrodi de elaborar um projecto de construção de um Mercado fechado.

 

 

Entretanto foi convertido em Centro Cultural, e inaugurado em _ _ de Julho de 2003

 

B

N39º 44.592

W008º 48.450

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Ponto 3 – Edifício Zúquete e Casa do Arco

 

 

Edifício Zúquete – Neste local existiu o Palácio dos Marqueses de Vila Real, sendo deliberado a sua expropriação em 1887 para alargamento da rua. Reconstruído o palácio, agora em duas metades distintas, a parte sul ardeu em Janeiro de 1914, tendo Ernst Korrodi recebido a encomenda da sua reabilitação.

 

Numero de rosas na cantaria da varanda por cima da porta Nº4:  _       

 

C

 

Casa do Arco (canto oposto à estátua de Francisco Rodrigues Lobo (escritor)) – Projecto de adaptação e alteração num prédio de habitação em 1912. O arco, foi transformado numa galeria envidraçada como referência ao antigo claustro, sublinhada nos capitéis e colunas aplicados para esse efeito.

 

Numero de janelas, no lado sul do arco: _

 

D

N39º 44.672

W008º 48.483

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------- 

Ponto 4 – Banco de Portugal

 

 

Apresenta as formas do que Ernst Korrodi designava de arquitectura tradicional da 1ª metade do séc. XVIII, própria de edifícios apalaçados.

 

 

“Fundada esta Agência em 18 _ _ “   

 

E

N39º 44.691

W008º 48.413

---------------------------------------------------------------------------------------

Ponto 5 – Moagem (Antigo Convento de S. Francisco)

 

 

A intervenção de Ernst Korrodi acrescentou-lhe um andar, preservando, contudo, todo o Claustro do séc. XVIII. Em 1927, projecta o alargamento do escritório e dependências e, em 1928, a edificação da casa da máquina anexa à fábrica.

 

Número de lugares reservados para deficientes, no estacionamento em frente a este edifício:  _

 

F

N39º 44.922

W008º 48.229

---------------------------------------------------------------------------------------

Ponto 6 – Prédio Marques da Cruz

 

O projecto deste edifício foi encomendado a Ernst Korrodi pelo empresário António Marques da Cruz, datando o primeiro projecto de 1920. O exterior do prédio foi concebido nas formas tradicionais das casas do séc. XV.

 

 

Número de candeeiros presentes nas duas fachadas:  _

 

G

N39º 44.878

W008º 48.311

---------------------------------------------------------------------------------------

Ponto 7 – Villa Hortênsia

 

Residência familiar de Ernst Korrodi, provavelmente de 1905, com alterações da fachada introduzidas em 1923.

Esta casa, Korrodi demonstra um diálogo permanente entre a arquitectura e a escultura, com gosto urbano, mas adoptando um formulário próximo da Arte Nova. A Villa Hortênsia é o exemplo arquitectónico da casa jardim e de valores românticos, onde persiste um certo historicismo na integração do alpendre como modelo de arquitectura portuguesa “chã”.

 

 

Número de janelas “ovais” na fachada virada para a estrada:  _  

 

H

N39º 44.925

W008º 48.365

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------

Uma vez que a arquitectura envolve muitos cálculos, para chegar à cache, também vai ter que fazer alguns ;)

   

CACHE : N39º 44. _ _ _          ((A x C) + (D x E) + (F x H)) x (G) + B

 

              W008º 48. _ _ _          B - H

 

No conteudo da cache está uma maquina fotográrica, é para "tirarem" uma foto com ela, não para "tirarem" a maquina! Futuramente as fotos serão divulgadas num site.

 

Agradecimentos:

 

A Rota de Arquitectura Korrodi foi criada por Genoveva Oliveira em seguimento de uma tese de Mestrado da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, “Rota de Arquitectura Korrodi, contributo para o conhecimento da vida e obra do arquitecto (1870-1944)”. Em 2005, em protocolo assinado com a Junta de Freguesia de Leiria, a Rota tornou-se num projecto efectivo que contempla percursos pedestres para vários públicos e actividades de índole cultural.

 

 

 

Additional Hints (Decrypt)

an iryun byvirven

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)