Skip to content

Festa dos Caracóis [Reguengo do Fétal] Traditional Geocache

This cache has been archived.

touperdido: Há cada espertalhão....

More
Hidden : 9/18/2007
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


História do Reguengo do Fétal

Pela sua situação geográfica Reguengo do Fetal é sem dúvida uma freguesia privilegiada pelas suas vistas de uma beleza surpreendente. A povoação é composta por um conjunto de moradias, dispostas em forma de concha. O vale onde a povoação se encontra é dominado por uma estrada calcante, que chega aos cumes da Serra D'Aire.

Reguengo significa "Terra do Rei". Até 1820, o rei, os conventos, as obras religiosas e as famílias nobres tinham certos direitos sobre as povoações, no que diz respeito a impostos e ao aproveitamento de infra-estruturas, naquele ano (1820), com a Revolução Liberal, tudo mudou. Quanto ao nome Fetal, é muito mais recente, datando apenas do séc. XX. Anteriormente esta terra chamou-se Reguengo da Magueixa e mais tarde apenas Reguengo. Fetal foi a forma de distinguir esta freguesia de centenas de outras com o mesmo nome, e também para homenagear Nª Srª do Fetal, que desde o séc. XVIII tem em Reguengo uma ermida da sua invocação.

O povoamento desta freguesia é muito antigo, conforme atestam os vários achados arqueológicos: lápides, fragmentos de cerâmica, moedas, tudo da época romana. A este facto não será decerto alheia a proximidade da antiga cidade de Collippo.

Informação retirada de (visit link)

Festividades

A festa de Nossa Senhora do Fétal, também conhecida por FESTA DOS CARACÓIS, é a mais conhecida do concelho da Batalha. Os lampiões que iluminam as procissões são feitos a partir de cascas de caracóis. A primeira procissão tem lugar 9 dias antes da Festa, que ocorre sempre no primeiro Domingo de Outubro. A segunda procissão transporta a imagem da Senhora, da Igreja Matriz onde permaneceu durante 9 dias, de regresso à sua Capela, no primeiro Sábado de Outubro. As procissões realizam-se pelas 22h00.

Cache

Encontra-se perto da Ermida da Sª. do Fétal. POR FAVOR SEJAM DISCRETOS na procura. NÃO FAÇAM a cache em dias de festas e muita atenção às pessoas que visitam o cemitério.

Outras considerações

Este local tem especial significado para mim, pois foi um dos locais onde comecei a escalar, é onde vive o meu Mestre da Escalada (Alexandre Rebelo) e onde sou muito bem recebido sempre que passo por lá. Já passei muitas noites no segundo piso do coreto, outras tantas na Pia da Ovelha e outras ainda no Templo Paroquial. Vale muito apena comer um petisco na tasca do Sr.Raul, que o diga o Garri e beber uma bejeca e comer umas pevides no café do Sr. António.

Additional Hints (No hints available.)