Skip to content

Vista para a Aberta [Lagoa de Óbidos] Traditional Geocache

This cache has been archived.

SUp3rFM: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção de geocache http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#maint :

[quote]
As the cache owner, you are also responsible for physically checking your cache periodically, and especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to hunt for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable time – [b]normally a few weeks[/b] – in which to arrange a visit to your cache. In the event that a cache is not being properly maintained, or [b]has been temporarily disabled for an extended period of time, we may archive the listing[/b].

It may be difficult to fulfill your maintenance obligations if you place a cache while traveling on vacation or otherwise outside of your normal caching area. These caches may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan. It is not uncommon for caches to go missing, areas to be cleared, trails to be blocked or closed, objects used for multi-cache or puzzles to be moved or removed, etc. [b]Your maintenance plan must allow for a quick response to reported problems.[/b]
[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=sup3rfm]e-mail[/url].

Lembro que o "desarquivamento" de uma cache, e a sua eventual consequente reactivação, passa pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines indicam.

Abraço e obrigado,

SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer para Portugal.

More
Hidden : 7/6/2007
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

Vista para a Aberta

Outras Caches na área da Lagoa: 

  GC11HAJ

" Picoto/Facho" by Gargula Team

 

  GCR5QP

" The Fishing Spot"  by Trupe Geocaching

 

  GCMAM8

" A Lagoa" by dinkye

 

  GC145BN

" Vista para a Aberta""  by McPenha

 

  GC145CT

"Olha os Passarinhos!!!" by McPenha

 

INTRODUÇÃO

 

   A Lagoa de Óbidos tem uma superfície de 500 hectares, atingindo 700 na preia-mar, é constituída por um corpo central e três braços: Bom Sucesso, Barrosa e Ferraria. Tem de comprimento máximo 6 quilómetros e 1,5 quilómetros  de largura máxima. É a maior Lagoa de Portugal Continental.

   A Lagoa de Óbidos sempre teve o futuro ameaçado. Desde o século XV, que as populações lutam contra o fim anunciado da Lagoa devido à ameaça de assoreamento da abertura regular da ligação ao mar (aberta).
Hoje em dia a Lagoa, além desta tem mais algumas ameaças.

   Esta Cache, tal como a sua "irmã" (GC145CT- "Olha os Passarinhos!!!"), têm como objectivo dar a conhecer a Lagoa de Óbidos, e os problemas que põem a sua existência em risco.

 

 

   

 

OS PROBLEMAS DA LAGOA

 

  A Lagoa de Óbidos é um ambiente efémero, com tendência natural para o assoreamento, visto que sempre se verificou um maior transporte de sedimento do mar e rios para a Lagoa, que desta para o mar. Houve, entre 1917 e 1980, um total de sedimentação de 2692750 m3 e um total de erosão de 250500 m3, que acompanhadas de outras alterações levaram à diminuição da área por ela ocupada.

   Foi construída recentemente uma estrutura hidráulica, que delimita o canal de escoamento da Lagoa para o mar, pretendendo aumentar a velocidade de corrente de escoamento na maré vazante, para que os materiais que têm vindo a encher o interior da Lagoa sejam escoados e este movimento, não seja contrariado pelos materiais que vêm do mar na maré cheia. Na realidade o que se tem verificado, é que esta alteração para além de cumprir a sua finalidade, têm também vindo a provocar forte erosão junto à vila do Bom Sucesso, pondo em perigo as estruturas urbanas aí existentes. Por outro lado os materiais erodidos no Bom Sucesso, acabam por se depositar nas imediações e têm vindo a provocar o assoreamento de outros locais da lagoa onde a água perde capacidade de carga.

 

 

 

 

   A Lagoa de Óbidos tem desempenhado ao longo dos séculos um importante papel económico e social. São dois os Concelhos de que esta área depende, Caldas da Rainha e Óbidos, mas a bacia em si, enquadra-se num contexto mais vasto, constituído pelos 16 concelhos do Oeste, de Torres Vedras a Alcobaça e Nazaré .

   Durante as duas últimas décadas, a Lagoa de Óbidos tem vindo a sofrer pressões que há 50 anos eram difíceis de prever. O crescimento populacional na área da bacia e o aumento significativo do número de visitantes, levam a que esta região seja encarada por muitos como apenas mais uma zona de praia. No entanto, para centenas de mariscadores e pescadores, a Lagoa de Óbidos representa o meio de sobrevivência e a faina, sobretudo conquícola, tem vindo a degradar-se todos os anos. Com a construção de barragens ao longo dos afluentes e o excesso de poluição transportada para a Lagoa, tem-se vindo a verificar nos últimos anos uma diminuição dos caudais de água doce, face aos de água salgada, com a consequente diminuição ou desaparecimento de certas espécies. O rendimento bruto global, proveniente da pesca e da apanha de bivalves está estimado como sendo superior a meio milhão de contos por ano, sendo evidente a dependência económica das populações dos recursos directamente provenientes da Lagoa, especialmente no Concelho de Óbidos, sendo a zona de Caldas da Rainha mais industrializada e portanto menos dependente da agricultura e pescas.


 

      


   Também a recolha e tratamento de resíduos sólidos tem constituídos um dos mais graves problemas da região, com consequências gravosas para a Lagoa. A estrutura de povoamento de várias parcelas de território caracteriza-se por uma acentuada dispersão por lugares de dimensões reduzidas, o que torna difícil mas não impossível, a implementação de medidas integradas de saneamento básico em certas áreas. A suinicultura é outro factor de agravamento das condições da Lagoa, visto que no Oeste há cerca de 5 suínos por hectare; mas estes encontram-se maioritariamente em pequenas suiniculturas familiares com não mais de 20 animais, o que torna a actividade não só pouco competitiva, como também extremamente poluente e difícil de controlar.

   As principais actividades industriais da bacia hidrográfica da Lagoa são: agro-pecuárias, adegas, destilarias e matadouros, existindo ainda fábricas de produção de cimento, de artigos cerâmicos, sabões e produtos cosméticos e ainda uma pedreira, responsável por grande quantidade de materiais em suspensão. As actividades responsáveis por maior degradação ambiental são as agro-pecuárias e as conservas de carne.

 

A CACHE

 

A cache está colocada junto à foz do Rio Arnoia, numa zona junto a um Parque de merendas com uma excelente vista para a aberta (N 39º 23.980 W 009º 11.841).

 

 

   Para lá chegarem tomem a estrada que liga a Vila de Óbidos à Lagoa, e passando a localidade do Arelho, virem no cruzamento localizado em N 39º 23.558 W 009º 11.512 que vos levará por uma estrada de terra batida até ao local onde poderão estacionar a viatura em  N 39º 23.952 W 009º 11.860.

   Outro caminho que poderão utilizar para chegar a esta cache, é o de terra batida que passa pelo estacionamento da cache "Olha os Passarinhos!!!".

Additional Hints (Decrypt)

Whagb n hz znepb qr greerab ahz ohenpb an ebpun

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)