Skip to content

FONTE DA BICA (PR5-MAC) Traditional Geocache

Hidden : 4/12/2023
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

Descrição do Percurso

 
O seu acentuado pendor rural, o património existente ao longo de todo o percurso e a biodiversidade que ostenta em toda a sua extensão fazem da Rota da Queixoperra uma caminhada particularmente agradável. Além das diversas fontes e nascentes, ribeiras e paisagens com vistas desafogadas, as azenhas do Poço das Talhas justificam, por si só, este passeio.

Enquadrada na União Freguesias de Mação, Aboboreira e Penhascoso, há redes móveis disponíveis em toda a rota, além de um plano de emergência e resgate, com a marcação de balizas de socorro (SOS) devidamente identificadas, garantindo assim a segurança do pedestrianista.

Por entre vales e serras podemos encontrar alguns exemplares de uma pequena árvore já rara no concelho, a cornalheira, e também observar sobreiros e medronheiros, entre outras espécies nativas, enquanto que nas margens das ribeiras crescem arbustos como gilbardeiras e heras. Por outro lado, nas zonas de pinhal, encontramos o tojo, a carqueja ou murta.

Águias como a calçada ou a águia-de-asa-redonda, ou ainda papa-figos que por aqui nidificam nas estações quentes, são avistados com frequência nesta zona pelos caminhantes. Na verdade, muitas são as espécies de animais, incluindo insectos, que habitam esta região. Realçamos, por exemplo, a borboleta do medronheiro ou a borboleta-maravilha, entre muitas outras espécies.

Ao nível do património construído, destaca-se a Travessa do Encalhão, a fazer lembrar as ruelas das famosas aldeias de xisto, a zona do Poço das Talhas, as antigas azenhas zelosamente recuperadas e onde hoje é de nosso possível assistir à moagem de cereais, a pequena barragem do Cabril, a antiga Fonte de Mergulho e a Fonte do Ribeiro, entre outros.

Além do extenso património existente na Rota da Queixoperra, é possível observar diferentes tipologias de paisagens e diversos ecossistemas típicos desta zona geográfica. Por fim, salientamos ainda a existência de uma geologia diversa, com especial destaque para as Marmitas das Azenhas (geossítio) e para as pistas de fósseis na Serra do Carvalhal.

 

FONTE DA BICA (QUEIXOPERRA) - 6286

 
“Antes do abastecimento público da água à aldeia de Queixoperra, todas as pessoas tinham de ir à fonte buscar água para matar a sede, cozinhar, lavar a loiça, para a higiene pessoal, para os animais. A água era um bem essencial que não podia faltar em casa.

Tarefa maioritariamente feminina, eram muitas as mulheres e raparigas que se encontravam na fonte, todos os dias, aproveitando para conversar até que os cântaros se enchiam. Era também um ponto de encontro nessa época para os rapazes solteiros encontrarem as raparigas, havendo o truque de roubarem as rodilhas para ficarem mais um pouco à conversa e talvez lhe cedessem um beijo em troca do objecto roubado.

Na minha aldeia, todos os anos a fonte era enfeitada pelo São João. Os rapazes e as raparigas iam buscar rama de eucalipto e fetos para fazer sombra durante os meses de verão e enfeitavam-na com balões, cadeados e harmónios. Em volta da bica a correr água, era posto um arco feito com murta, São João, cravos e uma campela. Dizia-se ainda que a água na noite de São João, antes do nascer do sol era Santa. Então as mães iam buscar água e benziam os filhos na cama, alguns até choravam porque a água estava muito fria.

Além da fonte da Bica, com data de 1926, existiam mais duas fontes: a Fonte do Cerejeiro e a Fonte do Ribeiro, sendo esta de mergulho.

A minha mãe fez o percurso entre a sua casa e a Fonte da Bica, durante muitas décadas, sempre com o cântaro à cabeça, sem precisar das mãos par o equilibrar. Só quando as forças lhe faltaram, deixou de fazer este percurso.”

Excerto do livro “A CASA DA MINHA AVÓ” de Lurdes Vicente (Queixoperra).

 

Ficha Técnica do Percurso

 

Distância: 9,5 Km Difículdade Técnica: Facil
Altitude Máxima: 351 metros Duração: 4 horas
Altitude Minima: 160 metros Tipo de Percurso: Circular

Track do percurso

Website informativo

Ter atenção aos dias de verão devido ao imenso calor. Disponivel em qualquer época do ano!

 

   

 

WWW.ROTASDEMACAO.PT

Additional Hints (No hints available.)