Skip to content

Brandas de Várzia Traditional Geocache

Hidden : 12/28/2022
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Várzea do Soajo

A aldeia da Várzea do Soajo, é uma aldeia da freguesia portuguesa de Soajo, concelho de Arcos de Valdevez, que ficou praticamente toda coberta pelas águas, em 1992, com a entrada em funcionamento da Barragem do Alto-Lindoso.

 

Enquadramento Natural.

Aldeia serrana de natureza agro-pastoril, situa-se na margem direita do Rio Castro Laboreiro, afluente do Rio Lima, cuja margem esquerda pertence ao domínio espanhol. Nas várzeas, de dimensões reduzidas, eram cultivados o centeio e milho para consumo local, num sistema de colaboração de tipo comunitário agro-pastoril. A pastorícia era feita em locais como o Cabeço da Pedrada, Outeiro Maior, Fonte Furcada, Corga e Chã do Boi.[1]

​​​​​

 

Enquadramento populacional

A situação geográfica da aldeia constituiu durante muitos anos um obstáculo à comunicação. O caminho para se chegar à sede da freguesia, Soajo, ou ao centro do concelho, Arcos de Valdevez, tinha de se fazer a pé. A partir de 1960, surgiu a primeira estrada florestal, que por um circuito de 25 Km que passava por Adrão, que ligava a aldeia a Soajo. A partir de 1982 o trajecto foi encurtado com a estrada municipal que liga Cunhas a Soajo.

 

 

 

Antes de haver estrada, uma população só se deslocava a Soajo pela época das grandes feiras, para vender, comprar ou trocar produtos. Se um doente precisasse de médico e não pudesse caminhar, teria de ser levado de padiola até Soajo. E só a partir daí poderá ser transportado de automóvel até à vila de Arcos de Valdevez.

 

​​​​​​

 

 

 

Additional Hints (No hints available.)