Skip to content

Nossa Senhora da Estrela Traditional Geocache

Hidden : 10/5/2022
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


NOSSA SENHORA DA ESTRELA
 
 
O Mosteiro de Santa Maria da Estrela foi mandado edificar – ou reconstruir? –  no ano de 1220, num vale ermo situado no sopé da Serra da Estrela, junto ao pequeno povoado da Boidobra, então a 5 Km da Covilhã.
Esta iniciativa ficou a dever-se a Dom Mendo, o Abade do Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, em Mangualde.
Deste modo, esta comunidade monástica, aqui procurou um regresso às origens da Regra de S. Bento na busca do ascetismo e do trabalho como valor fundamental.

A sua primitiva fundação (1161?) terá ficado a dever-se a Lourenço Viegas “o Espadeiro” (c.1110 - c.1160), alferes-mor do rei D. Afonso Henriques (1129), em cumprimento de um voto do seu já falecido pai D. Egas Moniz (f. 1146) “o Aio” de nosso primeiro rei. Este, de passagem por esta região onde fora em socorro de algumas povoações que os Mouros andavam destruindo, fez uma pausa para aí se entregar ao exercício da caça de porcos-monteses quando foi violentamente atacado por dois Ursos, dos quais se salvou por invocação de Santa Maria.
Em memória deste milagre que lhe salvou a vida, cuja memória desejava perpetuar, aí fundou uma igreja e encomendou a seu filho D. Lourenço a edificação da pequena abadia para cultuar a citada Santa Maria, protectora do reino de Portugal. A esta anexou, para sustento dos monges, algumas herdades que tinha na região. 

D. Egas Moniz (f. 1146)

Este mosteiro, filiado no de Santa Maria de Alcobaça da Ordem de Cister, dos beneditinos reformados, também foi conhecido por Nave da Estrela de Boidobramosteiro de Santa Maria da Covilhã, ou Maceira de Covelliana (Maceira da Covilhã) como aparece designado no testamento do rei D. Afonso III (1271).

 

CAPELA DE SANTA MARIA DA ESTRELA
 
Actualmente, oito séculos depois da fundação deste antiquíssimo Mosteiro, tudo o que dele resta resume-se à pequena e modesta capela de planta rectangular, cuja traça medieval foi completamente adulterada por diversas reconstruções; uma das quais por volta de 1530, por iniciativa do Abade Fr. Pedro de Aguiar que então a encontrou no mais completo declínio.
Ao desleixo, e aos acontecimentos e catástrofes que a levaram várias vezes à ruína este pequeno templo, opôs-se com afinco a população da Boidobra que a terá reconstruído por diversas vezes para preservar a memória da existência da Senhora da Estrela.  
Este pequeno local de culto de planta rectangular, tem origem no oratório original do mosteiro, um dos mais antigos do concelho da Covilhã. Nele se venera “uma imagem de pedra, encarnada ao gosto do século XVIII”, na descrição de Luiz Fernando Carvalho Dias.

No seu interior, uma nave única e ampla tem vestígios do arco triunfal de volta perfeita que antecede a capela-mor. Os revestimentos originais, com o respectivo retábulo de talha, há muito desapareceram.

Tem uma cobertura de duas águas e as suas modestas fachadas são de cantaria de granito com um aparelho rústico.Na sua frontaria, que dá para um adro, temos o portal principal de verga recta, encimado por uma enigmática pedra de armas, aí encastrada em data indeterminada, provavelmente vinda de outro local. 

 

            
 
 
 
Lenda do Pânpano

À distância d'um quarto de hora, para nascente, encontra-se, junto do Zêzere, a histórica capelinha de Nossa Senhora da Estrela, sita na Quinta da Abadia. A tradição popular diz que fora construída por Egas Moniz e atribui a fundação à história que os pregadores referiam, há quarenta anos, sempre no sermão da festa: " na conquista do território aos Mouros, os terrenos marginais do Zêzere eram incultos e cobertos de matagais. Onde a caça abundava. Aqui viera caçar Egas Moniz e precisamente no sítio da capela fora surpreendido por um animal feroz, chamado Pâmpano, com o qual travou combate. Vendo-se perdido, invocou Nossa Senhora de quem era muito devoto, prometendo construir-lhe uma capela se Ela o livrasse da fera. Como saiu ileso, cumpriu o voto, fundando a capela e dando-lhe o nome de N. Sr.ª da Estrela, por ter sido liberto alta manhã quando a estrela de alva estava luzente no céu". Posteriormente, à fundação da capela, foi construído, à retaguarda, um convento de frades bernardos, segundo dizem os antigos.

A Festa de N. Sr.ª da Estrela é celebrada no Domingo mais próximo do dia 8 de Setembro e antigamente era no dia da Natividade. Tempos houve em que da Covilhã vinha imensa gente, chegando mesmo a fechar as fábricas. O "Santuário Mariano" escreve: "É obrigada a Câmara da Covilhã a ir por voto visitar a senhora todos os anos em certo dia, por a ação de um grande favor que recebeu". O mesmo livro refere que o mosteiro fora fundado por ordem de Egas Moniz e executado por seu filho D. Lourenço. Com os anos ruiu por completo "até que D. Mendo, Abade de Maceiradão, com licença do Bispo de Coimbra, em cuja Diocese fica, o restaurou ou fundou de novo no ano de 1220"…É o manter desta história, para que não se perca com os tempos, que tentamos reavivar um nome que nem os próprios habitantes da Boidobra já se lembram, no intuito de trazer uma festa para a Boidobra que tenha este nome, é também chamar a atenção para o símbolo cravado no escudo, que ainda hoje existe na fachada da capela de nossa Sra. Da Estrela da Boidobra.

Seguindo esta lenda é realizado o "Ataque ao Pânpano" todos os anos no primeiro fim-de-semana do mês de Maio, uma festa na vila da Boidobra com muita animação que decorre nas ruas mais antigas desta freguesia da Covilhã.

   

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A CACHE

Para esta cache é necessário material de escrita e não tem espaço para trocas. Tem espaço suficiente para estacionar carro e andar a vontade no recinto. Esta é a nossa primeira cache, esperamos que toda a gente goste deste sítio maravilhoso.

Additional Hints (Decrypt)

Qr pbfgnf cnen n cbegn qn pncryn, frthr rz seragr ngr ab zheb cbqrerf fragne.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)