Skip to content

Cristais de Bowen - Parque do Barrocal EarthCache

Hidden : 8/21/2022
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Nota - Note

O Parque não está sempre aberto. Encerra à segunda-feira e nos outros dias fica sujeito aos seguintes horários:
Horário de Verão (1 de abril a 30 de setembro), 09:00h até às 20:00h. Última entrada para visita completa às 18:30h.
Horário de Inverno (1 de outubro a 31 de março): 10:00h até às 17:00h. Última entrada para visita completa às 15:30h.
The Park is not always open. It is always closed on Mondays and on other days it is subject to the following hours:

Summer (April 1st to September 30th), 09:00h to 20:00h. Last entry for full visit at 18:30h.
Winter (October 1st to March 31st): 10:00h to 17:00h. Last entry for full visit at 15:30h.
Mais informações aqui. More info here.

 


Tunel do Lagarto, não muito longe das coordenadas



                                                                

 

De forma a poder fazer o registo desta earthcache, deverá responder corretamente às seguintes questões e enviar, posteriormente, as respostas para o meu e-mail.

Segundo a placa informativa das coordenadas o bloco à sua frente resultou da solidificação de dois fluxos de magma em direções distintas. Está por isso dividido em duas zonas: a 1 e a 2.

1) A que profundidade e temperatura esta rocha foi formada? Segundo essas condições e o esquema da página, que tipo ou tipos de rocha poderiam também ser formadas além de granito?

2) Qual é o sentido (para a direita, esquerda, cima, baixo) de formação dos cristais da parte 1? E da parte 2?

3) Qual é o comprimento médio dos cristais na zona de interseção dos dois fluídos?

4) Classifique segundo a forma os cristais encontrados em cada parte.

5) Foto obrigatória. Anexe uma foto ao seu registo, selfie ou papel com nick, GCcode e data da visita, de modo a comprovar a sua passagem pelo local da earthcache. No entanto, tenha em atenção que não deve ser possível estimar as respostas através da fotografia.

Obrigado pela visita.

In order to be able to register this earthcache, you must answer the following questions correctly and send the answers to my email later.

According to the information board with the coordinates, the block in front of it resulted from the solidification of two magma flows in different directions. It is therefore divided into two zones: 1 and 2.

1) At what depth and temperature was this rock formed? Under these conditions and the scheme on the page, what type or types of rock could also be formed besides granite?

2) What is the direction (right, left, up, down) of crystal formation in part 1? And part 2?

3) What is the average length of the crystals at the intersection of the two fluids?

4) Sort the crystals found in each part by shape.

5) Photo required. Attach a photo to your registration, selfie or paper with nickname, GCcode and date of visit, in order to prove your passage through the earthcache site. However, please note that it should not be possible to estimate responses from photography.

Thanks for the visit.

 


Pressão e temperatura nas rochas

No interior da Terra temperatura é bastante elevada assim como a pressão devido à profundidade que por vezes é de dezenas de quilómetros. Se essas condições continuarem por muitos milhares de anos, há formação de várias tipos de rochas, tal como sugere o esquema seguinte:

 
Esquema que relaciona a pressão e temperatura


Diferenciação Magmática

Quando o magma começa a arrefecer com a diminuição da temperatura dá-se início à cristalização, ou seja, à formação dos minerais. Os minerais não se formam todos ao mesmo tempo, primeiro cristalizam os de ponto de fusão mais elevado, que são aqui também os mais densos, seguindo-se-lhes, numa sequência, os sucessivamente de ponto de fusão mais baixo e menos densos. As temperaturas dependem da profundidade e variam entre os 500º aos 1500ºC. O mineral ao arrefecer pode ser decomposto e dar origem a novos minerais até à sua cristalização definitiva.

Cristais no granito

Quando se observa uma rocha magmática, como o granito, é frequente encontrar cristais maiores que se destacam dos outros, designam-se por fenocristais. A existência dos fenocristais indicam-nos que houve vários tempos de cristalização, um lento em que os cristais tiveram tempo de se desenvolver e outro, quando o magma ascende, os restantes minerais cristalizam, praticamente ao menos tempo, indicando-nos que a cristalização foi fracionada.

Série Reacional de Bowen

As séries de reacção de Bowen são duas sequências que descrevem a ordem de cristalização dos minerais do grupo dos silicatos à medida que os magmas arrefecem no interior da Terra.
Bowen observou que a cristalização dos minerais durante o arrefecimento de um magma segue, em termos gerais, uma sequência determinada, que se pode subdividir em dois grandes ramos: o denominado ramo descontínuo (minerais ferromagnesianos); e o ramo contínuo (plagioclases), que convergem num tronco comum que corresponde à cristalização de ortoclase, moscovite e finalmente quartzo, sempre os últimos minerais a cristalizar. As séries são as seguintes:

Séries de Bowen

De uma forma geral, os minerais que estão mais acima da série são aqueles que cristalizam a altas temperaturas e que resistem menos quando meteorizados. Por outro lado, são também mais pobres em sílica.

Classificação de cristais segundo a sua forma aparente:


Cristais euédricos

Bem formados, com faces nítidas e facilmente reconhecíveis

Cristais subédricos

Com algum desenvolvimento de faces de cristais

Cristais anédricos

Sem faces definidas

 

Fontes consultadas / Sourses consulted

Terra, Universo de Vida - Geologia 10ºAno (Amparo Dias & Maria Ermelinda Santos)
Terra, Universo de Vida - Geologia 11ºAno (Amparo Dias & Maria Ermelinda Santos)

 

Additional Hints (No hints available.)