Skip to content

A indústria Conserveira Mystery Cache

Hidden : 4/25/2022
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A indústria conserveira

 

É impossível falar de Matosinhos sem falar também da indústria conserveira Portuguesa.

Foi no início do século XX, com a construção do porto de abrigo de Leixões no concelho de Matosinhos, que se deu o início da nossa indústria conserveira do Norte.

Na altura, os peixes eram abundantes, facto este que estimulou os industriais da “Lopes, Coelho Dias” e da “Brandão Gomes” a fundarem as primeiras fábricas em Matosinhos.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a indústria desenvolveu bastante, o que se prolongou até ao ano de 1922. No entanto, nesta altura apenas se produzia 1,41% do total nacional. As empresas eram muito carentes de capitais, o que acabava por criar uma dependência dos compradores para que as fábricas pudessem manter a sua actividade.

Com a crise económica de 1924, foi criada em 1926 a União dos Conserveiros de Matosinhos que, contudo, acabou por ser dissolvida em 1932.
Com a Grande Depressão de 1929, a indústria foi bastante atingida em Portugal o que originou uma baixa drástica nas receitas das exportações. No entanto, por uma série de razões, Matosinhos foi o centro industrial que menos sofreu.

O AUGE

Com a Segunda Guerra surgiram também novas oportunidades para a nossa indústria. Ou seja, em 1940 Matosinhos já era o maior centro conserveiro a nível nacional.
Entre os anos 1950 e 1960, os peixes eram abundantes no nosso mar, assim como os negócios prosperavam na mesma medida.

Em 1959, criou-se em Matosinhos a COPENOR, uma cooperativa de vendedores, com 24 fábricas aderentes à mesma, que na sua maioria eram fábricas de Matosinhos. Sem dúvida, os anos de 1964 e 1965 foram marcados pelo auge da produção e exportação na zona norte.
Contudo, logo de seguida veio a crise da pesca, onde as sardinhas deixaram de ser abundantes no Norte e migraram para o sul.

 

Infelizmente, várias fábricas encerraram as suas atividades no início dos anos 70. Em 1971, 13 fábricas aderiram à proposta de cessação voluntária da actividade. Logo após, e, foi apenas numa questão de tempo, em 1984 restavam apenas 10 fábricas activas em Matosinhos e 5 em Leça da Palmeira.

Actualmente existem 4 fábricas em actividade. Duas em Matosinhos: (Conservas Portugal Norte, Lda. e Fábrica de Conservas Pinhais & C.A) e duas em Leça da Palmeira: (Fábrica de Conservas La Gondola, Lda. e Fábrica de Conservas Ramirez & Cª (Filhos).

 

O ENIGMA.

Quando o Sr Pinhal tinha 31 anos, o seu filho tinha 8 anos.

Agora o Sr Pinhal tem o dobro da idade do seu filho.

Que idade tem o seu filho?

 

Coordenadas finais:

N41º 10.7(idade do Sr pinhal - 20)  

W008º 41.0(idade do filho -5)

 

 

 

GeoCheck.org

 

 

Pedimos por favor para manusearem a cache com cuidado. Tratem as nossas caches como se fossem as vossas. Temos visto muito descuido em várias caches nossas, portanto, tenham cuidado por favor. Não deve ser nada estragado nem levado, para a sua durabilidade. Cuidado com os transeuntes/muggles. As caches devem ser encontradas com a maior discrição possível. Não divulgar nem registar fotos do container, nem do local, estas serão apagadas sem aviso. Os registos terão de ser físicos, salvo autorização nossa por mensagem pessoal. Obrigado.

 

We ask you, kindly, to handle the cache with care. Treat our caches as if they were yours. We have seen a lot of carelessness in many of our caches, so please be careful. It must not be damaged or taken away, for its durability. Be careful with passerby/muggles. Caches must be found with the biggest possible description. Do not disclose or record photos of the container or the location, these will be deleted without notice. The records will have to be physical, unless authorized by us by personal message. Thanks. 

Additional Hints (No hints available.)