Skip to content

“Menino do Eirol”! Virtual Cache

Hidden : 3/1/2022
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   virtual (virtual)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


“Menino do Eirol”!

Construído em 1967, sendo mais uma ideia pioneira do presidente da Junta de Freguesia na altura, Sr. Adelino da Silva Marques, local central de passagem ou concentração dos Sarzedenses e dos que por ali passavam, sendo a sua localização mais que um ponto de encontro…

O Largo D. Sofia de Matos Sabino ou como é mais conhecido, por Largo do Eirol, tem como gênese o nome, “Eirol”, que deriva da palavra “Eira”.

O embrião da estrutura central do “Eirol” estava abandonada num canto das traseiras da Igreja e tinha feito parte de um "mausoléu" do “Padre Vacas”, que existia no cemitério que outrora se situava anexo à Igreja Matriz do Sarzedo. Espaço este que, presentemente, apenas resta o cruzeiro.

Inicialmente no Largo, não existia um lago, só o bloco central com o menino só que mais tarde, o boneco "mijão", que era em mármore branco, foi substituído por outro, que é o que se mantem atualmente.  

Para quem, como eu, ali cresceu e viveu na altura, no segundo andar do prédio mais alto do largo, recordará para sempre, no silêncio da noite, o barulho da água a correr da fonte do menino “mijão”, os "mergulhos" imprevistos, o correr e brincar por vezes descalço e que tanto gozo dava, jogar ao prego ainda quando não existiam paralelos… os dias de Natal e passagem de ano à luz e ao calor do cepo, os momentos passados na escada da "Ti Hirtelinda”, enquanto não "fazíamos a digestão" para ir ao rio, a baliza brutal que a parede do Sr. Mário Abrantes, “O Maranhas”, servia na perfeição... o café e mercearia “O Canoilo”, mais tarde a esplanada da Rosa, as passagens míticas do Corso Carnavalesco, com os carros alegóricos do largo e com o grupo das Marchas Populares. Das Procissões e das diversas festas que se fizeram, o espetacular percurso para a corrida de caricas no bordo do largo e a tantos amores e desamores que "o menino" assistiu, o gelo que cobria a água nos dias de inverno, enfim, são ainda tantas as memórias que ainda ficam por contar. Agora, ver a transformação quase integral de todos os imóveis, que hoje confinam com o Largo, mantendo-se apenas, duas casas com a sua traça inicial.

Manneken-Pis (traduzido da língua Flamenga, “garoto a urinar”) é um monumento localizado no Centro de Bruxelas, na Bélgica.

É uma pequena fonte em bronze, de um menino a urinar para a bacia da fonte. Este é o mais conhecido símbolo do povo de Bruxelas, bem como de seu bom humor e da sua liberdade de pensamento. Uma atração pouco vulgar, esta pequena estátua de um rapaz com apenas 61 centímetros de altura, a urinar para um pequeno tanque, é uma imagem tão típica de Bruxelas, como os leões da Praça Trafalgar são de Londres.

Não são comparáveis, mas na sua génese são idênticos, para quê fazer uma viagem a Bruxelas para ver o menino a urinar, se o pode fazer no nosso Sarzedo -Arganil, Portugal?

 Para poder logar esta Virtual deve cumprir os seguintes requisitos :

Tens de tirar uma fotografia nas coordenadas e depois adicionar uma foto ao teu log.

Na foto tens estar a apontar para ESTÁTUA e mostrar o teu NICK escrito em algo (obrigatório).

Fotos de grupo a validar log não serão aceites, salvo o que pode cumprir os requisitos na foto


Foto/um Nick (apontando para a Estátua) use a imaginação, a ideia é cada geocacher aponte a Estatua e mostre isso na foto.

Fotografias editadas posteriormente para colocar o nick não são aceites.
Registos que não cumprem o pedido serão assinados aviso prévio.

Boas Fotos e Divirtam-se.

Additional Hints (No hints available.)