Skip to content

Geocaching em Rio Negro Traditional Geocache

Hidden : 9/8/2021
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

Rio Negro, o velho Paraná dos tropeiros espera por você

Geocache escondido na cidade de Rio Negro, no belíssimo Parque Ecoturístico Municipal - São Luis de Tolosa

Para localizar o container o geocacher precisará encarar as antigas trilhas dos franciscanos, uma dica que deixo é que a trilha secundária, que te leva até o geocache, inicia no local conhecido como Campo Santo, antigo cemitério dos franciscanos, terminando na Ponte Pensil. Tenha certeza quee a sua caminhada irá ser recompensada por belas paisagens e atrativos de vários tipos diferentes.

 

Abaixo transcrevo sobre alguns dos atrativos que tem no local por onde você irá passar.

 

O "Seminário" tem suas origens em Blumenau (SC). Lá funcionava o "Collegio Seraphico Santo Antonio", em atuação até os dias de hoje, fundado por padres franciscanos vindos da Alemanha, da região da Saxônia. O espaço da edificação em Blumenau, considerado acanhado, a temperatura elevada da cidade bem como a dificuldade de instalar um instituto mais moderno foram causas apontadas para a busca de outra cidade que abrigasse a grande procura pelos estudos primários e secundários do "Collegio Seraphico".

Por apresentar cruzamento de linhas férreas, facilitando a comunicação pretendida com vários pontos do país, além da amenidade do clima, a cidade de Rio Negro (PR) foi escolhida para a instalação de outro estabelecimento, maior e mais moderno que o de Blumenau. No ano de 1918 teve início a construção da edificação com aproximadamente Dez Mil metros quadrados, com duas alas, quatro pavimentos e três torres que passou a abrigar o Collegio Seraphico administrado pela congregação. Em 1923 fazia-se a mudança com o início das aulas para os 118 seminaristas vindos de Blumenau.

O Collegio Seraphico escreveu sua história enquanto seminário franciscano até década de Setenta, quando encerrou as atividades, tendo sido seus alunos absorvidos pelos outros seminários da Província Franciscana. Foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do município em 1978. Em 28 de abril de 1997 cria-se o Parque Ecoturístico Municipal São Luis de Tolosa, oferecendo vários atrativos turísticos, tanto históricos culturais quanto ambientais. O prédio, restaurado em 1999, passou a abrigar oficialmente a Prefeitura Municipal de Rio Negro.

 

Capela "Cônego José Ernser"

Espaço que chama atenção pelo seu valor artístico. Seu interior é de pintura mural, efetuada no período de 1932 a 1935 por Pedro Cechet. O forro é revestido pela técnica do "estuque" (madeira entrelaçada e internamente revestida com argamassa). O estilo da Capela é eclético: o céu lateral é gótico, as abóbadas arredondadas (arcos e janelas) são em estilo românico. A técnica utilizada no forro é óleo sobre tela, nas laterais e rodapés vê-se a utilização de têmpera mural e, por sua vez, a nave central apresenta pinturas feitas à cal. A Capela passou por um processo de restauração em 2000, quando recebeu a denominação de Capela "Cônego José Ernser", homenagem ao Pe. José Ernser, ex-Vigário de Rio Negro chamado carinhosamente de "Construtor de Igrejas".

 

Cine Teatro "Antônio Cândido do Amaral"

A vida artística era intensa no Colégio Seráfico. No bem montado e aparelhado salão de teatro eram proporcionados espetáculos teatrais pelos seminaristas. Assim como a Capela, em seu interior recebeu pintura mural do artista Pedro Cechet. Restaurado em 2002, o Cine Teatro "Antônio Cândido do Amaral" - popularmente conhecido como "Cine Seminário". Assim, o Teatro foi preservado em seu formato original, para atender a demanda em termos de salas para sessões cinematográficas e espetáculos, além de um espaço para palestras e convenções.

 

Passeio nas trilhas

Parque possui trilhas com aproximadamente 4.830 metros. Uma parte que era usada pelos franciscanos foi recuperada e é utilizada para passeios, caminhadas e visitação turística: a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e o Campo Santo, antigo cemitério dos franciscanos. O restante das trilhas está em estado natural e são utilizadas para o turismo ecológico e para a educação ambiental monitoradas pelo Centro Ambiental.

 

Cidade de Belém

A Cidade de Belém foi criada pelo artista Meinrad A. F. Horn (*1939 / + 2003) e está numa área de 50m², com aproximadamente 1.700 personagens em palha de milho, além das peças que compõem os cenários edificações e elementos geográficos - em diversos materiais .Os personagens retratam as várias profissões e o cotidiano da época do nascimento de Cristo e têm, em média, 15 centímetros de altura. O trabalho é resultado de minuciosa pesquisa e a principal finalidade da obra é transportar as pessoas ao passado. Reproduz a anunciação do Anjo aos pastores, o presépio da gruta, o acampamento dos Reis Magos, vinícola, mercado, hospedaria, tecelagem, sinagoga, oliveiras, fortificação romana entre outras cenas.

 

Passagens da Vida de Cristo

Sendo uma continuação da "Cidade de Belém", este trabalho do artista Meinrad A. F. Horn, é chamado de "Passagens da Vida de Cristo" apresentadado em 40 espaços (cada um medindo 80cm x 65cm x 45cm) chamados "Oratórios". Os Oratórios são compostos por mais de 800 personagens em palha de milho que contam detalhadamente algumas das principais passagens da vida de Cristo: o batismo, os milagres, as bodas de Canaã, a santa ceia, toda a via sacra à crucificação e a ressurreição. Maravilhoso e inesquecível.

 

Museu "Professora Maria José França Foohs"

Localizado no interior da edificação, espaço onde funcionava a cozinha e os antigos refeitórios dos padres franciscanos - o Museu "Professora Maria José França Foohs" foi inaugurado no dia 15 de novembro de 2002. É um importante espaço cultural que, com seu acervo, resgata usos e costumes das mais diversas etnias que compõem o nosso povo. No Museu podem ser vistos: móveis louças e vários objetos de origem alemã, polonesa e outras; além de objetos usados pelos tropeiros; animais empalhados do antigo museu dos padres; objetos e armas indígenas; máquinas antigas diversas e peças originais pertencentes à Capela. Uma viagem através do tempo...


Artesanato

A Loja de Artesanato, oferece os produtos da ASSOARTE (Associação dos Artesãos de Rio Negro), surpreende pela qualidade, variedade e beleza da produção artesanal local. Lá poderão ser encontrados produtos artesanais artísticos (palha de milho, estopa, flores, sementes, papel, trabalhos em fios, madeira, bambu e conchas, bijuterias, biscuit, bordados) ou alimentícios (geléias, bolacha, strudel e doces de mel).

Additional Hints (No hints available.)