Skip to content

Stack EarthCache

Hidden : 8/13/2021
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Earthcache é simples

Nas coordenadas postadas leia o texto desta página, aprendendo sobre seu tema geológico.
Através da análise da formação no local abordado, você será capaz de responder as perguntas, que devem ser enviadas via mensagem para o owner.
Compartilhe então sua experiência num registro online bem bacana. Qualquer dúvida entre em contato.

Quando eu cheguei na incrível praia da Pedra Furada, enquanto todos os demais turistas se acotovelavam para tirar uma foto em frente à atração geológica principal, esta formação rochosa ao lado me chamou demais a atenção. Não sei o porquê... Mas me lembrou muito a nostálgica cena abaixo.


Frame do filme "O Planeta dos Macacos" de 1968 (Imagem divulgação)

Nas coordenadas veremos um exemplar de antigo pilar marinho (stacks).

Os pilares marinhos são feições erosivas características na área. São porções mais resistentes de rocha que permanecem como testemunho mesmo após a ação erosiva das ondas.

É possível visualizar fraturas compostas por juntas distensionais as quais remetem ao período rúptil de formação da rocha.

Estas rochas são compostas pelo quartzito da Formação São Joaquim que se encontram polidas devido à erosão marinha. Esse processo tem sido incrementado pelos sais presentes na água marinha e no vapor d’água que entram nas fraturas e poros da rocha. Ao cristalizarem-se, os sais formam a desintegração rochosa, o que resulta na superfície rochosa polida e de cantos arredondados.

Trecho resumido do artigo: Inventário e Avaliação do Patrimônio Geológico do Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará, Brasil Suedio Alves Meira; Jader Onofre de Morais

 

As partes mais resistentes da formação rochosa costeira dão origem a saliências, como os pilares marinhos (stacks) posicionados dentro do mar e na faixa de praia e os blocos soltos na praia. Ao passo que a encosta rochosa regride, esses pilares, chamados na literatura de ilhotas residuais (residual islets), ficam isolados, sendo formados tanto pelo colapso de um arco natural quanto pelo corte transversal de uma enseada ao longo de uma zona de fraqueza.

Depois, são gradualmente reduzidos pela erosão marinha e podem ser escavados até seu total colapso, sobrando apenas uma base plana (BIRD, 2008).

 

Mas porquê é chamado de pilar marinho se está fora do mar?

Chamo a atenção novamente para o artigo acadêmico Inventário e Avaliação do Patrimônio Geológico do Parque Nacional de Jericoacoara, Ceará, Brasil Suedio Alves Meira / Jader Onofre de Morais (2017), que cita algo que comprova que esta formação é um stack.

 

Ao redor da Pedra Furada é possível visualizar outras feições erosivas, como pequenos pilares marinhos (stacks) e “tocos” marinhos (stumps). As fraturas na rocha são visíveis, sendo passíveis explanações no local sobre a fase rúptil de sua formação. Julio et al (2013) abordam que a formação da Pedra Furada ocorreu na penúltima transgressão marinha, concomitante à formação das cavernas há aproximadamente 120.000, período em que o mar ficou seis metros acima da cota atual. Meireles e Raventos (2002) complementam que a atual configuração da Pedra Furada é fruto do último evento de regressão do mar, o que teria ocorrido há aproximadamente 5.300 anos. - pág 64

 

Também no artigo A ponta de Jericoacoara e seu potencial como sítio geológico do Brasil no patrimônio mundial - Katia de Julio (2012), fala sobre os paleoníveis marinhos (antigo níveis) deste local.

 

Vários trabalhos realizados no Ceará mostram a presença de vários testemunhos das flutuações do nível do mar durante o Quaternário principalmente os mais elevados... As feições materializadas pelos quartzitos ou as rochas de praia na praia de Jericoacoara tornam evidente que o nível do mar esteve, alguns milhares de anos atrás, alguns metros acima do atual em mais de um episódio de regressão e transgressão. (pág 56)

As partes mais resistentes da formação rochosa costeira dão origem a saliências, como os pilares marinhos (stacks) posicionados dentro do mar e na faixa de praia... (pág 61)

 


 

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura não estiverem corretas eu entrarei em contato.

 

O quartzito é uma rocha metamórfica formada principalmente por quartzo, pode ter como protólito (rocha da qual se originou esta) arenitos quartzosos, ou seja ela é de origem sedimentar e por isso esta rocha pode possuir camadas sedimentares visíveis.

 

Pergunta 1: As camadas deste stack estão, em relação ao horizonte, em que posição?

A- Inclinadas

B- Paralelas

C- Verticais

D- Não há camadas

 

Pergunta 2: Olhando a espessura destas camadas, elas se apresentam:

A- Com espessuras similares entre as camadas

B- Com espessuras variadas entre as camadas

C- Com espessuras milimétricas

D- Já disse que não há camadas, pô!

 

Os minerais que formam este stack possuem um elevado grau de dureza, mesmo assim, a ação das intempéries durante milhares de anos, vai desgastando a rocha. Se as fraturas na rocha são visíveis, são passíveis explanações no local sobre a fase rúptil de sua formação.

 

Pergunta 3: O desgaste natural pode ser visto observando também nestas fraturações eventuais. Aqui estas fraturas se apresentam:

A- Em sentido oposto ao das camadas

B- Em sentido coincidente ao das camadas

C- Em todos as direções

D- Não há fraturas

 

Pergunta 4: baseado no texto, explique porque este é um pilar marinho se ele está fora do mar.


Desafio 5: Se tiver ousadia suficiente, publique em seu log uma foto imitando uma cena do filme citado no início do texto.

Additional Hints (No hints available.)