Skip to content

Porta de Évora EarthCache

Hidden : 11/12/2021
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Possivelmente edificado entre os séculos III e IV d. C, o circuito muralhado que definia os limites de Pax Iulia integrava outras estruturas inerentes, como no caso específico do "Arco", ou, como também é conhecido localmente, da "Porta de Évora".
O "Arco" encontra-se entre uma das torres que ladeiam a muralha do castelo de Beja e um dos troços da amurada que envolvia esta mesma localidade. Ao que tudo indica, a sua principal funcionalidade consistia em dar acesso à barbacã que rodeia a torre de menagem, localizada a Oeste deste mesmo recinto. De realçar será o facto de ainda passar sob este "Arco" um troço da antiga calçada romana, realizada com lajes de consideráveis dimensões.
Em termos arquitectónicos, estamos perante um "Arco" de volta perfeita com grandes aduelas e impostas molduradas. Quanto aos seus pés direitos, eles são constituídos por blocos de cantaria aparelhada. Um dos aspectos mais interessantes a sublinhar, será, no entanto, a presença de uma máscara humana esculpida no seu cimo, envolta numa moldura boleada. Segundo alguns autores, o "Arco" apresentava ainda outros motivos decorativos, com especial referência para a presença de três águias esculpidas em material pétreo, uma das quais em baixo relevo, e as outras duas em alto relevo, na zona dos seus respectivos cunhais. Todos estes componentes escultóricos podem ser observados no Museu da Cidade, onde se encontram expostos.
Actualmente, o "Arco" encontra-se integrado no castelo medieval, ou seja, no exterior da alcáçova. Com efeito, este elemento sofreu algumas vicissitudes ao longo dos séculos, das quais destacamos a edificação de uma segunda "porta" mais ampla em finais do século XVI, situada entre a "porta" romana, propriamente dita, e o Hospital da Misericórdia, o que implicou a total demolição do "Arco" romano. Contudo, esta mesma segunda "porta" foi também destruída em 1893, ao entender-se que a sua presença naquele local dificultaria o normal fluxo do trânsito.
Chegado o ano de 1938, decidiu-se reconstruir o "Arco" com os vestígios que ainda subsistiam, e que constavam de diferentes fragmentos entretanto reutilizados pelas gentes locais, quer na construção de quintais, como de diferentes residências.
Para além deste "Arco", funcionaram até ao século XIX as denominadas "Portas" de Aviz, de Mértola e de Aljustrel, onde terminavam as vias romanas que ligavam Pax Iulia às localidades de Évora e de Faro.


Os feldspatos constituem um dos grupos mais importantes dos minerais. São os minerais de maior importância na quase totalidade das rochas magmáticas. Quimicamente, são aluminossilicatos com potássio, sódio e cálcio. Os feldspatos com bário ou estrôncio constituem curiosidades mineralógicas.

O granito é uma rocha de granulação grossa geralmente de cor clara composta principalmente de feldspato e quartzo, que juntos compõem pelo menos 55% da rocha. Quartzo pode variar entre 20-45% e feldspato até 60% do granito. São os cristais entrelaçados destes dois minerais muito duros (feldspato e quartzo), que dão ao granito a sua força e o torna um bom material de construção. O Granito também tem uma quantidade variável de outros minerais menores, tais como a mica biotite preta, e o horneblenda anfibólio preto, são estes que conferem ao granito a sua aparência de sal e pimenta clássico.
A cor do granito pode variar do rosa ao creme, branco e cinza, depende do tipo de feldspato que predomina. O feldspato orthoclase rico em potássio, tem uma cor rosa salmão, enquanto plagioclásio rico em sódio, é branco ou cinza.
O granito é classificado como uma rocha intrusiva, formando-se a partir do magma muitos quilómetros abaixo da superfície. A formação granítica começa quando duas placas tectónicas chocam. Uma das placas é empurrada para debaixo da outra criando uma zona de subducção. As rochas na placa que é puxada para baixo ficam super aquecidas sob a extrema pressão, até aos 1.600 graus C, fundindo-se em magma, que, em seguida, sobe porque é quente e menos denso do que o material circundante. Cerca de 10% do magma será empurrado para a superfície, em erupção como vulcões, onde é rapidamente arrefecido criando uma variedade de rochas de granulação fina como o basalto e a obsidiana. No entanto, 90% do magma permanece abaixo da superfície, arrefecimento lentamente durante um longo período de tempo, formando desta forma massas irregulares de granito. Consoante o tempo de arrefecimento e a temperatura o granito forma diferentes padrões. Um arrefecimento mais rápido leva à formação de cristais mais pequenos enquanto que, um arrefecimento mais lento permite o desenvolvimento de cristais maiores.


Para "registar o found" nesta cache deve visitar o local, nas coordenadas indicadas. Depois deve responder às seguintes questões e enviar as respostas por mensagem, utilizando o botão "Message this owner" presente no cimo desta página. Use a imagem "spoiler" com indicação das áreas específicas a observar.
1. Qual a cor predominante do granito usado na construção da estrutura que ladeia a porta de madeira? (zona 2 da imagem spoiler)
2. Com base na resposta anterior, que tipo de feldspato está presente?
3. Olhando para a parede lateral do lado direito da porta de madeira:
Use a imagem "spoiler" para o ajudar a identificar a pedras que deve observar para responder às perguntas do ponto 3.
3 a) A pedra Nº 1 é composta por felspato rico em potássio ou sódio?
3 b) A pedra Nº 3 tem a mesma cor da pedra Nº 1?
3 c) Se respondeu "não" à questão anterior, identifique a cor e o tipo de felspato predominante nesta pedra (nº 3).
4. No jardim junto da porta e do arco, tire uma foto com algo que o identifique como geocacher, mas que não denuncie qualquer resposta. Por exemplo coloque a torre do Castelo ou o Busto do poeta Mário Beirão como "fundo".
Em seguida poderá fazer o seu “found it” on-line!

Additional Hints (No hints available.)