Skip to content

Igreja Matriz de Podence EarthCache

Hidden : 9/19/2021
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Dedicada a Nossa Senhora da Purificação, a igreja matriz de Podence foi edificada nos últimos anos do século XVII, desconhecendo-se a data da sua fundação, ou se este templo veio substituir alguma estrutura mais antiga.
Embora a sua edificação seja tardia, já em pleno período barroco, é interessante verificar que a fachada apresenta um modelo de linhas tardo-maneiristas, depurado de decoração.
Precedido por escadaria e adro, o templo apresenta frontispício rasgado ao centro por portal de moldura recta, ladeado por pilastras estriadas e rematado por frontão triangular com nicho, ladeado por dois óculos. O conjunto termina em empena, truncada por sineira dupla.
O interior, composto por nave única, com tecto de madeira pintado com motivos de brutesco , possui coro-alto e púlpito, ambos de madeira. Nas paredes laterais foram dispostos dois retábulos rocaille , um dedicado ao Coração de Jesus e outro a Nossa Senhora, e outros dois, de feição nacional com integração de elementos joaninos, em talha dourada enquadrando composições alusivas à vida de Cristo e a Santo António. O arco triunfal é revestido por talha dourada e policromada, que se estende até aos altares laterais, em estilo nacional.
A capela-mor, coberta por tecto de madeira pintado com a figura de Nossa Senhora com o Menino, alberga ao centro retábulo de talha tardo-maneirista, de estrutura tri-partida, apresentando ao centro representação do Calvário. Nos panos laterais foram dispostas cenas alusivas à Anunciação, e nos registos superior e inferior tábuas com passagens da vida de Jesus.


Os feldspatos constituem um dos grupos mais importantes dos minerais. São os minerais de maior importância na quase totalidade das rochas magmáticas. Quimicamente, são aluminossilicatos com potássio, sódio e cálcio. Os feldspatos com bário ou estrôncio constituem curiosidades mineralógicas.

O granito é uma rocha de granulação grossa geralmente de cor clara composta principalmente de feldspato e quartzo, que juntos compõem pelo menos 55% da rocha. Quartzo pode variar entre 20-45% e feldspato até 60% do granito. São os cristais entrelaçados destes dois minerais muito duros (feldspato e quartzo), que dão ao granito a sua força e o torna um bom material de construção. O Granito também tem uma quantidade variável de outros minerais menores, tais como a mica biotite preta, e o horneblenda anfibólio preto, são estes que conferem ao granito a sua aparência de sal e pimenta clássico.
A cor do granito pode variar do rosa ao creme, branco e cinza, depende do tipo de feldspato que predomina. O feldspato orthoclase rico em potássio, tem uma cor rosa salmão, enquanto plagioclásio rico em sódio, é branco ou cinza.
O granito é classificado como uma rocha intrusiva, formando-se a partir do magma muitos quilómetros abaixo da superfície. A formação granítica começa quando duas placas tectónicas chocam. Uma das placas é empurrada para debaixo da outra criando uma zona de subducção. As rochas na placa que é puxada para baixo ficam super aquecidas sob a extrema pressão, até aos 1.600 graus C, fundindo-se em magma, que, em seguida, sobe porque é quente e menos denso do que o material circundante. Cerca de 10% do magma será empurrado para a superfície, em erupção como vulcões, onde é rapidamente arrefecido criando uma variedade de rochas de granulação fina como o basalto e a obsidiana. No entanto, 90% do magma permanece abaixo da superfície, arrefecimento lentamente durante um longo período de tempo, formando desta forma massas irregulares de granito. Consoante o tempo de arrefecimento e a temperatura o granito forma diferentes padrões. Um arrefecimento mais rápido leva à formação de cristais mais pequenos enquanto que, um arrefecimento mais lento permite o desenvolvimento de cristais maiores.


Para "registar o found" nesta cache deve visitar o local, nas coordenadas indicadas. Depois deve responder às seguintes questões e enviar as respostas por mensagem, utilizando o botão "Message this owner" presente no cimo desta página.
1. Qual a cor predominante do granito usado na construção da igreja?
2. Com base na resposta anterior, que tipo de feldspato está presente?
3. Olhando para a parede do lado direito da entrada principal:
3 a) consegue identificar cristais de quartzo?
3 b) com base no tamanho dos cristais observados, considera que o magma que deu origem a este granito arrefeceu depressa ou lentamente?
Use a imagem "spoiler" para o ajudar a identificar as pedras que deve observar para responder às perguntas do ponto 4.
4 a) Qual a data inscrita por cima da porta principal?
4 b) A pedra Nº 1 é composta por felspato rico em potássio ou sódio?
4 c) As pedras Nºs 2,3 e 4 têm a mesma cor da pedra Nº 1?
4 d) Se respondeu "não" à questão anterior, identifique a cor e o tipo de felspato predominante nestas 3 pedras.
5. No adro da igreja, as pedras da calçada estão dispostas em padrões com diferentes tonalidade de granito. A pedra presente em maior quantidade é composta por felspato rico em potássio ou sódio?
6. No exterior do recinto da igreja existe um fontanário. Tire uma foto com algo que o identifique como geocacher, mas que não denuncie qualquer resposta. Por exemplo coloque o fontanário como "fundo".
Em seguida poderá fazer o seu “found it” on-line!

Additional Hints (No hints available.)