Skip to content

QC - O Pinheiro Manso Multi-cache

Hidden : 4/11/2021
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Divulgar é Proteger - Disclose is Protect

 

O PINHEIRO MANSO

 

 

"No dia Mundial da Arvore de 2017 a Junta de Freguesia da Quinta do Conde assinalou a  efeméride com a colocação de duas secções do Pinheiro Manso, uma no jardim a que deu o nome e outra no Parque dos Pinheiros, no Pinhal do General.

O Pinheiro Manso era, para os pioneiros, um ícone, uma espécie de sala de visitas da Quinta do Conde, cuja fama derivou do conjunto de actividades colectivas, com predominância para bailes, que sob a sua ramagem se realizaram nas décadas de setenta e oitenta do século XX.

A parte de madeira do anel corresponde a uma secção do pinheiro manso, uma lendária árvore que existiu no jardim delimitado pelas ruas Egas Moniz e Ribeiro Sanches e EN 10, na freguesia da Quinta do Conde, concelho de Sesimbra. Classificado em Dezembro de 2001(DR 14 de 17/01/2002) como árvore de interesse público, a espécie, um Pinus pinea L., vulgarmente conhecido por pinheiro-manso, caiu em Outubro de 2005 tendo sido desclassificado (DR 217 de 11/11/2005).

A interpretação desta secção indica-nos a idade da árvore, através da contagem dos anéis de crescimento; A largura dos anéis de crescimento tem relação directa com a pluviosidade anual, condição que torna possível identificar anos mais ou menos chuvosos; E porque os anéis não são concêntricos conclui-se que a árvore tinha ligeira inclinação.

No processo de recuperação, tratamento e exposição destas secções do Pinheiro Manso a Junta de Freguesia contou com o apoio voluntário e gracioso do engenheiro silvicultor José Rodrigues e do urbanista Domingos Vaz. A mó em granito na base pertenceu a um lagar de azeite, da região de Abrantes".

Para melhor conhecerem estes dois testemunhos da grande arvore que marcou a Quinta do Conde convidamos a visita-los de forma a encontrarem o container final deste simples multicache. Para tal têm de se deslocar às coordenadas fornecidas e aproximando do memorial ao grande Pinheiro e lendo a placa informativa, constatar em que direcção dos pontos cardeais estão voltados.

 

 

Para encontrarem a Latitude nas coordenadas do ponto 1:

  • Se estiverem virados para Norte então devem seguir para - N38º 33.570
  • Se estiverem virados para Este então devem seguir para - N38º 33.566
  • Se estiverem virados para Sul então devem seguir para - N38º 33.533
  • Se estiverem virados para Oeste então devem seguir para - N38º 33.485

Para encontrarem a Longititude nas coordenadas do ponto 2:

  • Se estiverem virados para Norte então devem seguir para - W009º 03.453
  • Se estiverem virados para Este então devem seguir para - W009º 03.421
  • Se estiverem virados para Sul então devem seguir para - W009º 03.435
  • Se estiverem virados para Oeste então devem seguir para - W009º 03.399

 

Ao longo do passeio que esta cache proporciona irão observar vários pinheiros que tornam esta arvore uma imagem de marca desta terra. Esperemos que grande parte deles se tornem um dia arvores tão grandes e belas como este foi.

Boa aventura.

Consultado em: https://www.jf-quintadoconde.pt/2017/03/dia-mundial-da-arvore-2/

Flag Counter

Additional Hints (No hints available.)