Skip to content

Metamorfismo Termal EarthCache

Hidden : 11/23/2020
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Earthcache é simples
Nas coordenadas postadas leia o texto desta página, aprendendo sobre seu tema geológico.
Através da analise da formação no local abordado, você será capaz de responder as perguntas, que devem ser enviadas via mensagem para o owner.

Compartilhe então sua experiência num registro online bem bacana. Qualquer dúvida entre em contato.

Sobre o geozone
No canto direito da Praia Mansa de Caiobá temos este local isolado e pouco conhecido pelos turistas. Aqui, a menos que você seja dono de uma destas mansões abandonadas à beira mar, só se chega a pé, cruzando o trapiche e atravessando um pequeno rio.
De cima do belo afloramento de rochedos que visitaremos temos um boa vista do pacato local. Olhando para a direita vemos um último pequeno trecho de orla arenosa matinhense e logo adiante um longo costão rochoso chamado Ponta da Itapixirica. Pra ter uma ideia, depois deste costão já é território do município de Guaratuba!
Pesquisei sobre o curioso nome Itapixirica e descobri que vem do idioma Tupi-Guarani. "Ita" como todos sabem é "pedra" e "Pixirica" significa “erva de fruto que tinge”. É um arbusto nativo que nos dá, gratuitamente, uma frutinha roxa escura conhecida como o Mirtilo Brasileiro.
Agora que já conhecemos o local vamos pro Earthcache. Para responder as questões solicitadas levaremos em conta um dique incomum que corta um trecho do rochedo nas coordenadas postadas, próximo à trilha que leva para a última prainha.
 
O dique deste local
Em Caiobá afloram sienogranitos porfiríticos, uma rocha ígnea na qual os fenocristais perfazem mais de 50% do volume da rocha.
Esta é a rocha encaixante, mais antiga em relação ao corpo de rochas mais recente (dique) que a penetrou (intrudiu).
O termo é normalmente usado quando a rocha é referenciada a intrusões ígneas, como dique, sill, plúton, sotock, lacólito, facólito, aplito, pegmatito... Um depósito mineral em veios ou formas variadas.

O conceito é, basicamente, geométrico em que um corpo rochoso (pode ter vários fácies) é contido dentro de outro que é encaixante.

Quando a rocha anterior, após ter apresentado uma fissura, recebe a intrusão deste novo evento magmático pode ocorrer metassomatismo, que é o processo de alteração e/ou transformação química de uma rocha principalmente pela ação de fase fluida reagente, resultando em entrada e/ou saída significativa de componentes químicos da rocha com modificação importante de seus minerais.
É o metamorfismo de contato ou termal, resultado (apenas) da ação da temperatura, através do calor cedido pela intrusão magmática que cortou a sequência das rochas encaixantes magmáticas. Através destes cortes e do constante contato entre as superfícies teremos como resultado o fenômeno metamórfico. As rochas deste grupo são conhecidas por "hornfels".
 
Ainda no geozone peço que se atente à esfoliação da rocha, que é um processo de desagregação a partir de suas isotermas ou linhas de maior fraqueza. Descascando de forma concêntrica, lembrando o descamamento de uma cebola.

FONTES: UFPR - sigep1 sigep2 - infoescola 

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura não estiverem corretas eu entrarei em contato.

1- Marque V para Verdadeiro, F para falso e justifique sua resposta:
(   ) Há um dique paralelo de menor largura.
(   ) A esfoliação descamou ambas as rochas de maneira igual.
(   ) A granulação dos cristais do dique é menor comparada à da rocha hospedeira.
(   ) O dique está em baixo relevo em relação à rocha encaixante.

Additional Hints (No hints available.)