Skip to content

As últimas dunas de Cayuba EarthCache

Hidden : 11/12/2020
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Earthcache é simples
Nas coordenadas postadas leia o texto desta página, aprendendo sobre seu tema geológico.
Através da analise da formação no local abordado, você será capaz de responder as perguntas, que devem ser enviadas via mensagem para o owner.

Compartilhe então sua experiência num registro online bem bacana. Qualquer dúvida entre em contato.

A bela praia de Caiobá se encontra na extremidade sul de Matinhos, é rodeada por costões e morros. Seu nome nos anos 40 se escrevia diferente, Cayuba! Nesta época aqui ainda existiam muitas dunas e abundante vegetação de restinga. Por isso é importante observar, conhecer e preservar com afinco as poucas dunas e restingas que restam, pois não se trata de retirar um pouco delas. As que aqui estão já são uma parte ínfima das que originalmente haviam. E são importantes estruturas para proteger o ecossistema e evitar a erosão marinha.
Não pense que encontrará aqui enormes dunas, este Earthcache mostrará detalhes sobre a pouca extensão remanescente dos depósitos dunares originais. Nesta área conhecida como Praia Brava, quando a planície litorânea eleva-se alguns metros, principiam as antigas dunas consolidadas pela vegetação rasteira e pequenos arbustos.
 

 
A origem das dunas é  complexa. Existem três pré-requisitos essenciais:
1- Um abundante acarreio de areia solta numa região, mais ou menos, desprovida de vegetação;
2- Uma energia eólica suficiente importante para movimentar os grãos de areia, e
3- Uma topografia na qual as partículas de areia possam perder sua energia e se depositem. Objetos como arbustos ou pedras, podem opor-se à força do vento e provocar o empilhamento da areia em pequenos montículos e finalmente em dunas. 
A direção e velocidade do vento produzem uma variedade de formas e tamanhos. O vento desloca individualmente os grãos ao longo da superfície inclinada de barlavento até atingir a crista, que deslizam no lado de sotavento acumulando-se na base.
A vegetação pode estabilizar uma duna, impedindo seu movimento com o vento predominante. Há locais onde florestas inteiras poderão crescer em áreas de dunas.
A estrutura e composição mineral de grãos de areia que formam a duna depende das rochas que foram erodidas pelo vento e água. A maioria é composta de grãos de quartzo e feldspato.

Duna de Praia Alta
São dunas encostadas ao cordão litoral ou à arriba e formadas pela acumulação de areia da praia transportada pelo vento contra um obstáculo, geralmente, contra um tufo de vegetação. Adquirindo a forma característica de um domo (quase sempre com menos de um metro de altura). Quando as dunas da praia alta têm mais de um metro de altura, alguns geocientistas chamam-lhes, dunas de "rebdu", as quais podem aparecer isoladas ou associadas.
Formam-se atrás da praia média nas cristas das bermas, onde a vegetação ou outros obstáculos prendem os grãos de areia transportada pelo vento.
A saltação é o meio de transporte principal pela qual a areia se desloca. É um processo onde o grão de areia é transportado pelo vento em uma série de pequenos saltos. Pela ação do vento os grão de areia são calibrados.
A vegetação tem um papel preponderante no tamanho, forma e estabilidade das dunas de praia alta. As primeiras plantas que colonizam as dunas da praia alta são ervas resistentes à seca e capazes de resistir ao enterramento provocado pelo movimento lateral das dunas. À medida que essas plantas crescem através da areia, elas contribuem à prisão de mais areia e assim as dunas aumentam de tamanho. Estas dunas podem atingir mais de 5 metros de altura, mas raramente ultrapassam um metro.
De qualquer maneira, estas dunas atuam como barreiras contra a ação destrutiva das marés e são fontes de areia para as praias durante os períodos de erosão.
Fonte: UFP

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura não estiverem corretas eu entrarei em contato.
 

Levemos em consideração três regiões específicas de uma duna.
a-  Barlavento - Face da duna que recebe o vento, de frente ao mar.
b- Crista - Topo ou parte superior. 
c- Sotavento - Face protegida do vento, voltada para a rua.

1- Em qual região há vegetação?
2- Em qual tem a maior inclinação?

3- Qual altura aproximada da crista desta duna?
4- Defina duna utilizando exatamente 6 palavras.
5- Sempre que eu vejo estas dunas prontamente me lembro de quando meu filho era menorzinho e ficava brincando de escorregar no "sotavento" desta duna... Dê uma escorregada e depois me tire uma dúvida. Qual a textura da areia neste local? Fina, média ou grosseira?

 

Additional Hints (No hints available.)