Skip to content

Estação Ferroviária de Caminha Mystery Cache

Hidden : 10/26/2020
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

“Uma casa típica portuguesa. Vamos esperar o comboio como se estivéssemos em casa. É este o conceito que podemos inferir das pequenas estações de comboio que foram construídas há mais de um século e que encontramos em vários lugares do pais. Caminha é um bom exemplo.

Paula Azevedo, arquitecta da Unidade de Património Histórico e Cultural da IP Património, descreve-a como uma estação de passagem com um único corpo central com dois pisos. O segundo era a residência do chefe de estação e o rés do chão a sala de espera. Os dois edifícios laterais são mais pequenos e térreos. Num deles funcionou o telégrafo agora é o gabinete telefónico.

A estação está pintada de branco, com portadas em pedra e arredondadas e decorada com cerca de cinco mil azulejos da autoria de Gilberto Renda. Estão em lambrins exteriores. Há ainda azulejos padrão no interior, na sala de espera.

Os mais interessantes são os 20 painéis figurativos de Gilberto Renda, fabricados na cerâmica Sant’Anna de Lisboa em 1930. Retratam paisagens, etnografia e monumentos ou praias como a de Moledo.

Gilberto Renda ilustrou vivências que registam cenas de um passado não muito distante como por exemplo a feira na praça de Caminha.

Os azulejos foram restaurados em 2016.

A estação faz parte da Linha do Minho e foi inaugurada a 1de julho de 1878.

O conjunto já sofreu profundas alterações e algumas estruturas da antiga estação desapareceram. Paula Azevedo relata que o edifício da estação de passageiros passou por várias fases mas mantém a volumetria.

O cais coberto para o embarque de mercadorias foi demolido e deu lugar a um parque de estacionamento.

“Era muito bonito. Pedro Vieira de Almeida dizia que era um “corvo”. Também desapareceram o depósito e a toma de água.”

Já não existem testemunhos da época do comboio a vapor.

Além de ser um edifício bonito há ainda a salientar o enquadramento paisagístico com o rio Minho e a ponte sobre o rio Coura.

A estação tem ainda pequenos espaços ajardinados próximo do cais que no passado lhe valeram vários prémios conforme se prova nas peças de cerâmica colocadas nas paredes laterais, onde se anuncia a chegada a Caminha.

Os azulejos que revelam o primeiro, segundo e terceiro prémio, entre 1945 e 1958, no concurso das estações floridas promovido pelo Estado Novo."

Faça o possivel por ser discreto, e nao estragar nada, assim como recolocar a cache tal como a encontrou de forma a manter a sua longevidade.

Peço encarecidamente o maximo de discrição na sua procura.

Não publiquem fotos do ponto final ou do container pfv

Obrigado pela vossa visita. Divirtam-se...


This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator
Flag Counter

Additional Hints (No hints available.)