Skip to content

Radiotelescópio Traditional Geocache

Hidden : 11/20/2020
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Radiotelescópio

 

Os recantos silenciosos da Pampilhosa da Serra albergam o único radiotelescópio que cobre o Hemisfério Norte. Escutar emissões de rádio e microondas provenientes da Via Láctea são alguns dos objectivos de estudo.

A Estação Radioastronómica de Porto da Balsa, em Pampilhosa da Serra, recebeu a instalação do radiotelescópio ATLAS, um modelo que permite o controlo remoto a partir de diversos pontos do país e do mundo.

A cargo da instalação do aparelho - preparado para o estudo radioastronómico na frequência de 1420 MHz (evita a interferência atmosférica) – esteve a empresa Italiana Radio2Sapace/PrimaLuce Lab, um dos lideres europeus em material para astronomia, em parceria com os docentes do Instituto de Telecomunicações de Aveiro e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Miguel Bergano, Domingos Barbosa e Dalmiro Maia.

Após 3 dias de montagem do radiotelescópio, foi realizado o “First Light”, primeiro evento de deteção que atestou a funcionalidade do aparelho com a deteção da Cassiopeia A, uma remanescente de supernova localizada na constelação de Cassiopeia. O ATLAS, preparado para gravar todos os sinais provenientes do espaço, é constituído por uma antena com 5 metros de diâmetro e está apto a tornar a radioastronomia profissional acessível a todos, desde universidades, institutos de ciências, museus científicos ou agências espaciais.

“Como está tudo ligado por fibra remotamente, os astrónomos e os alunos podem fazer medições”, explicou Dalmiro Maia. Devido à alta estabilidade de frequência, este sistema é especialmente adequado para espectrometria de medições de 21 centímetros na linha de hidrogénio neutro, com a finalidade de mapear a distribuição de hidrogénio neutro na galáxia, por exemplo.

Dalmiro Maia, garantiu que o ATLAS, ao contrário da maioria dos telescópios óticos, “também funciona durante o dia”, acrescentando ainda que o aparelho foi colocado na estação radioastronómica de Porto da Balsa por ser “um sítio onde há muito poucas interferências de rádio”, caraterística fundamental para uma utilização eficiente.

A estação radioastronómica de Porto da Balsa passa agora a contar com dois aparelhos de estudo astronómico. O ATLAS junta-se assim a outro radiotelescópio de 9 metros de diâmetro que está a ser utilizado pelo Instituto de Telecomunicações de Aveiro para investigação e desenvolvimento de ciências espaciais. Esta antena do radiotelescópio, inaugurada em 2009, tem como objetivo determinar a distribuição de intensidade das emissões de rádio bem como efetuar comunicações com reflexão lunar ou medir o lixo espacial existente em órbita baixa.

A procura turística deste tipo de infraestruturas, garante Dalmiro Maia, tem tendência para aumentar. “O telescópio pequenino pode ser levado para muitos sítios, mas estas infraestruturas fazem a diferença na procura turística porque há mais oferta de que as pessoas gostam e para além disso depois podem usar”, concluiu o docente Universitário.

 

 

Fica aqui uma reportagem da RTP sobre este radiotelescópio: https://ensina.rtp.pt/artigo/um-radiotelescopio-na-pampilhosa-da-serra/

E um outro artigo de 2011:  https://www.jpn.up.pt/2011/04/28/radiotelescopio-quer-desvendar-misterios-do-big-bang-na-pampilhosa-da-serra/

 

 

 

 

 

 

Fonte:

http://www.cm-pampilhosadaserra.pt/pages/431?news_id=2186fbclid=IwAR3jCpTjz9YqeLMxwwIkLtzwwLfA8YQozPaSoYYskFP80laMoKnszo1aQac

 

 

Additional Hints (No hints available.)