Skip to content

TOMBOAGUA Traditional Geocache

Hidden : 3/29/2020
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A MONTANHA MESTRE ÁLVARO

Sobre o Local: 
Tamanho e área: 3.470ha e uma variação altimétrica de 100 a 850 m. 

O Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas (planalto) da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Espírito Santo. É um maciço costeiro que possui formato semicircular em planta, estruturado em um corpo de rocha intrusiva (plutônica) granítica  com cerca de 833 metros de altitude no Estado do Espírito Santo.

Tem-se uma vista panorâmica de toda a Região Metropolitana de Vitória e região de montanhas, e de lá avista-se os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Santa Leopoldina, Fundão, Viana, e parte de Domingos Martins, além de uma bela vista do oceano Atlântico.

O Mestre Álvaro é um maciço granítico que, devido à sua altura e posição, tem servido à navegação marítima há séculos. Ele é citado em documentos cartográficos do século XVI. Possui um bosque rico em fauna e flora nativas e algumas cavernas.

Está localizado no município da Serra, que faz parte da região metropolitana da Grande Vitória.

ORIGEM DO NOME
Os antigos moradores da Serra contam que o Mestre Álvaro recebeu este nome porque ali morava um mestre de carpintaria, ou professor, de nome Álvaro e sempre que alguém desejava algum serviço dele, dizia: "Vou no Morro do Mestre Álvaro". Outros explicam que ele serve de orientação aos pescadores, que se sentem seguros de seguirem pelo mar até que mantenham ao alcance dos olhos o topo do mesmo, que chamam de "Mestre Álvaro.”

Outra versão é que, pela altitude do monte é comum seu topo estar sempre coberto por nuvens. Por essa característica muitos o chamavam de “Monte Alvo” que, com o tempo tornou-se, Monte Álvaro e por ser guia de Navegação, os pescadores o batizaram de "Mestre Álvaro".

TRILHAS NO LOCAL
A trilha principal (trilha de Serra Sede -não envolve este geocache) é um caminho bem marcado mas não tão limpo devido ao mal uso por parte dos frequentadores. Caminho simples, porém cheio de subidas íngremes beirando um vale e uma cachoeira - antiga fonte de água potável dos moradores da região - na sua primeira metade e uma caminhada relaxante por sobre os topos de morro e um vale úmido e com muito vento logo antes do pico mais alto. Leva-se cerca de 4 horas para se chegar ao topo em ritmo não forçado e com paradas estratégicas para lanches e reidratação ao longo do caminho; pessoas em melhor forma fazem a subida em menos de 2 horas. Ainda pelo lado Norte, o acesso à área de 3 Marias por motociclistas é frequente nos fins de semana, fazendo com que a trilha fique muito larga e destruída.

Outras trilhas pela face Sul incluem cachoeiras com maior volume que as da face Norte e floresta ombrófila densa melhor preservada devido ao menor uso por parte do homem. A trilha mais usada pela face Sul é mais íngreme que a principal e atravessa por dentro de mata fechada até chegar no pé da pedra mais alta, a 800m. Passa ao lado de um curso d'água com 2 nascentes, que se juntam e formam um rio de corredeiras e poças que desemboca no brejo ao pé do Morro, local frequentado por moradores da região e alguns eventuais turistas com excelentes locais para um banho gelado e contato com a natureza.

Em Pitanga, bairro situado bem no pé do Mestre, se encontram acessos a cursos d'água e trilhas pouco usadas, indicadas para os mais aventureiros.

Recentemente o grupo Guardiões do Mestre começou a mapear as trilhas e cursos d'água do Mestre Álvaro e vem se dedicando especialmente a levantar a história por trás da abertura dessas trilhas. Algumas intervenções humanas estão presentes no Mestre Álvaro como a 'Casinha' ou 'Torre' - um cômodo de 9 m⊃2; construído provavelmente pelo Exército no topo do Morro, hoje aproveitado como base de repetição de rádio; a 'Placa' - uma armação de aço com 8 metros de altura onde havia uma grande placa de alumínio de 9 m⊃2; visível da cidade quando refletia a luz do sol, com função desconhecida; uma série de trilhos de trem, usados como postes para transmissão de energia elétrica até a 'Casinha', quase todos ainda de pé e com os isoladores e armação no lugar. Esses postes seguem desde o pé do Morro, na face Sul, subindo um dos braços do Mestre e seguindo por uma dorsal até o topo do Morro, numa trilha ainda hoje bem marcada e repleta de sinais da passagem do Exército pelo Mestre.

PROTEÇÃO AMBIENTAL
Nos últimos anos um grupo local, a ONG chamada 'APA', começou a organizar mutirões de limpeza retirando bastante lixo das trilhas, cachoeiras e lugares de interesse pelo morro

OUTROS EVENTOS
Existem organizações e eventos de trilha que já somam suas edições neste local. 
Grupos de turistas são frequentemente vistos pelas mais trilhas que se extendem pelo território do Mestre.

PRIMEIRAS ORIENTAÇÕES:
-NÃO VÁ SOZINHO. Se estiver sozinho não vá.
 se estiver interessado existem serviços de guia turístico, basta procurar na rede, ou diretamente com a APA
Centro Integrado de Gestão Ambiental - APA Mestre Álvaro
Secretaria municipal do meio ambiente em Serra, Espírito Santo
Endereço: R. Estudantes, 229-313 - Serra Centro, Serra - ES, 29175-213
Horário:Abre às 09:00 ⋅ Fecha às 20:00 
https://uc.socioambiental.org/arp/1036
também pode encontrar guias neste outro site:
https://www.tripadvisor.com.br/ShowUserReviews-g2342774-d13350959-r727829387-Monte_Mestre_Alvaro-Serra_State_of_Espirito_Santo.html#REVIEWS
Guia da APA do Mestre Álvaro:
A MAIS DE 25 anos andando no Mestre, mais antigo guia em atividade, contatos para atividades no Mestre Álvaro +55 27 996894236 Jazz Magnago
Este Guia Reconhecido pela APA se disponibiliza desde a passar informações sobre o local, como também para EMERGÊNCIAS - está capacitado em todas as áreas do local e conhece a atividade Geocaching.

-NÃO RECOMENDADO PARA CRIANÇAS POR CONTA DO CANSAÇO E RISCOS DE PERFURAÇÃO E QUEDA NAS LINHAS DE ÁGUA.
-A Montanha toda possui boa recepção de sinal telefônico, visto que antenas de repetição estão bem no topo.
 então leve seu telefone e combine com o grupo de manter apenas um aparelho ligado enquanto outros ficam desligados ou em modo de voo.
 Para os telefones, não tenha apenas um aplicativo de localização GPS. Teste e tenha instalado pelo menos mais dois apps de localização.
 Limpe sua memoria do aparelho para poder tirar muitas fotos e fazer vídeos.
-Use roupas longas e calçado resistente, o melhor calçado para o local são as galóchas de borracha.
-Leve um cantil grande de água. A trilha pelas águas é muito agradável e repleta de água potável, locais para tomar banho.
 mesmo assim em certos pontos vc vai querer beber água e não vai estar proximo dela.
-Prepare sua ração de maneira a não encher sua bolsa com inutilidades. Uma sugestão é levar 4 pães com carne de hamburguer prontos desde casa. Coma pouco para que não acabe logo.
-Leve com vc um pequeno kit de primeiro socorro: alcool, pinça, gaze, algodão e esparadrapo.
-AVISE PARA MAIS PESSOAS SOBRE O QUE VAI FAZER, fornecendo detalhes que ajudem no caso de necessidade.
 DE PREFERENCIA REPASSE TODO ESTE MANUAL PARA PELO MENOS UMA PESSOA DE SUA CONFIANÇA, ASSIM OS WAY POINTS PODEM AJUDAR NA
 SUA BUSCA CASO SEJA NECESSÁRIO.
 


________________________________________________________________________________
Sobre a caçada Geocache:

SEJA DISCRETO !Apesar de estarmos em um ambiente que nos proporciona enorme liberdade precisamos de contar com sua ajuda em NÃO SE DEIXAR DESCOBRIR  por outros visitantes que não participam do jogo, pois podem remover os caches e interromper temporariamente o jogo no local.

Às vezes descobrimos o geocache, às vezes não foi nosso dia e voltamos sem ter encontrado, mas não se desanime, registre sua visita, achando ou não. 

JOGUE O LIXO NO LIXO, pelo amor de Deus, se você encontrar alguma sujeira que não é do local pegue-a e jogue devidamente no lixo, o local não tem lixeiras! Leve sacola de lixo extra, Vamos cuidar da natureza, ela é nossa fonte para quase tudo na vida.

NÃO ESQUEÇA: Para estas caçadas sempre é importante vc levar consigo alguns itens como:UM PAR DE TENIS RESERVA e Meias secas (você irá se molhar, acredite), LUVAS e CANETA, não faça pouco caso e siga a orientação pois é indispensável! 
Esta trilha passa por um monte de piscinas e cachoeiras, leve toalha, roupas de banho ou use roupas e calçados pra se molhar.
TUDO PRONTO?! ENTÃO VAMOS BUSCAR ESTE CACHE!


Para esta caçada é muito importante seguir estas orientações para que o jogo aconteça da forma mais segura possível.
ACESSOS GERAIS:
A Área da montanha é de livre acesso.
 
way points: 
Para os geocachers que vierem de onibus: Partindo do Terminal de Carapina, peguem onibus para saltar na praça do Jardim Tropical.
Caso venha de carro: Existe um estacionamento frente aos portões da estação FURNAS. Siga direto para way point 2.
1-chegada e partida de onibus praça JD. Tropical -  S20°12'23.4" W40°16'23.08"
2-Estacionamento fora da Estaçao Furnas -  S20°12'5.66" W40°17'17.75"
  LEMBRETE: ESTAMOS ACESSANDO A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO FURNAS.
  O ACESSO É LIVRE A TODO MUNDO, O PORTÃO SE MANTÉM SEMPRE ABERTO, MENOS À NOITE.
  O PORTÃO DE ACESSO É O PRIMEIRO GRANDE PORTÃO, LADO OPOSTO AO ESTACIONAMENTO.
  PRIMEIRO À ESQUERDA DE QUEM ESTÁ OLHANDO À PARTIR DO ESTACIONAMENTO.
  SE APRESENTA UMA SUBIDA EM ESTRADA DE CHÃO. PODE IR É POR AIH MESMO.
  SIGA POR ESTA ESTRADA EN LINHA RETA POR VOLTA DE 310 METROS, UMA CURVA ACENTUADA PARA A DIREITA E CONTINUE
  SEU PASSEIO POR MAIS 560 METROS NA MESMA ESTRADA, QUE PASSA AO LADO DE UMA ENORME REPRESA DE AGUA, NA VERDADE TRATAMENTO DE ESGOTO.
  AO FINAL DESTA DISTANCIA ESTÁ UM SEGUNDO ESTACIONAMENTO.
3-Estacionamento Avançado - S20°12'2.68" W40°17'41.51" - SIM ESTE LOCAL ESTÁ ACESSIVEL PARA QUEM VEM DE CARRO.
  SIM, PODE DEIXAR O CARRO ALI ESTACIONADO. POREM O BOM SENSO RECOMENDA QUE FAÇA ISSO APENAS NOS FINS DE SEMANA DE MANHÃ
  QUANDO A TRILHA ESTÁ REPLETA DE VISITANTES, DO CONTRARIO ESTÁ DEIXANDO O CARRO EM LOCAL VULNERÁVEL.
  O MAIS ACONSELHADO SE TENS MEDO DE FICAR SEM CARRO OU PARTES DELE, É QUE COMBINE CARONA COM ALGUEM QUE LEVE E BUSQUE,
  OU FAÇA A TRILHA DA PRACINHA DE JD. TROPICAL À PÉ.
  SE VOCE VAI DE MOTO, PODE INCLUSIVE ULTRAPASSAR O ESTACIONAMENTO AVANÇADO.
 -CHEGANDO AO ESTACIONAMENTO AVANÇADO SEM INTERROMPER A CAMINHADA, PELA ESQUERDA NAS ARVORES ESTÁ UMA PASSAGEM PELA CERCA 
  TOME CURSO PELA DIREITA NA ESTRADA SEGUE POR MAIS 900 METROS ATÉ A CANCELA DE MADEIRA, LOCAL LIMITE PARA QUEM VEM DE MOTO.
4-CANCELA DE MADEIRA - S20°11'38.24" W40°17'53.33" - ESTE PONTO DA TRILHA É DE ACESSO AO PUBLICO, PEDIMOS APENAS QUE 
  RESPEITEM O LOCAL DEIXANDO SEMPRE A CANCELA BEM FECHADA APÓS PASSAR POR ELA.
5-TRES PASSOS DE ACESSO À TRILHA DE FURNAS:
 A - SIGA EM LINHA QUASE RETA ATÉ S20°11'26.39" W40°17'58.85"
 B - CURVA PARA A ESQUERDA E SIGA POR MAIS 230 METROS ATÉ S20°11'25.51" W40°18'6.42
     ATRAVESSE A PEQUENA LINHA DE AGUA E SIGA E PROSSIGA EM LINHA RETA, SEM VIRAR À DIREITA POR 230 METROS.
 C - INICIO DA TRILHA FURNAS S20°11'20.13" W40°18'12.58"
     MUITO BEM, AQUI SE INICIAM "A  S       TRILHAS DE FURNAS", POIS SÃO DUAS.
     A TRILHA DA NOSSA ESQUERDA, É A TRILHA COMERCIAL FURNAS QUE CONDUZ ATÉ O TOPO DA MONTANHA.
     A TRILHA DA DIREITA É UMA INCURSÃO PELA LINHA D'AGUA COM VARIAS CACHOEIRAS E PEQUENAS PISCINAS NATURAIS.
     A TRILHA DA DIREITA NÃO É PARA BRINCAR. LEVE A SERIO E COM MUITA CAUTELA SE MOVA NESTE PERCURSO.
     NOSSA CAÇADA GEOCACHE COMEÇA POR AQUI: A TRILHA DE FURNAS...PELAS AGUAS!

DICAS PRELIMINARES: ESTAMOS FAZENDO INCURSÃO PELA LINHA D'AGUA, ENTÃO TOME MUITO CUIDADO.
                    É IMPORTANTE RESSALTAR QUE A SEGURANÇA DE NOSSAS VIDAS VEM EM PRIMEIRO LUGAR.
                    SE VOCÊ ESTA DE FRENTE A UMA CACHOEIRA ENORME PROVAVELMENTE VAI TER QUE CONTORNAR E SUPERAR O 
                    OBSTÁCULO PELA MATA. NÃO TENTE LUTAR CONTRA UMA PAREDE DE ROCHA. VOCE PROVAVELMENTE GASTARIA
                    MENOS TEMPO CONTORNANDO.
                    NOTAMOS QUE NO APLICATIVO, ESTÁ MAPEADA EM AMARELO TODO O PERCURSO DA TRILHA COMERCIAL 
                    DE FURNAS. CASO SURJA NECESSIDADE DE SAIR RAPIDAMENTE DO LOCAL VÁ PARA A TRILHA MAPEADA
                    PELA LINHA AMARELA NO PROPRIO MAPA DO GOOGLE, QUE É SUPORTE DO APLICATIVO GEOCACHING.


________________________________________________________________________________

 TOMBOAGUA

Olá meus amigos aventureiros!

SEJAM TODOS Bem Vindos ao Mestre Álvaro!

Antes de começar certifique-se de ter lido as PRIMEIRAS ORIENTAÇÕES logo acima e de estar seguindo as mesmas.
Isso vai mudar completamente sua experiência neste lugar fantástico. Não seja teimoso e faça dessa aventura uma lembrança maravilhosa.
Preste atenção onde enfia o seu pé.
PODEMOS

Roupa de banho e toalhinha são oportunos.

APÓS ENTRAR NAS LINHAS D'AGUA DA TRILHA DE FURNAS.
SUBA em direção a este segundo cache.
Chegando no local vai encontrar uma manto de agua que corre sobre grande pedra
subindo pela água na margem direita uma linda planta tropical com folhas grandes quanTo sua cabeça, bem verdes em forma de coração, as folhas tem furos naturais.
nesta planta está o cache.

O cache é um pequeno tubo plástico com tampa.
O cache possui apenas logbook.
Item indispensável: caneta. (siga a orientação e leve a caneta, leve duas canetas)

Boa Caçada!

Muito Obrigado e até o próximo cache! 

cordialmente, o Owner. 

Additional Hints (Decrypt)

fhovaqb cryn áthn an znetrz qvervgn hzn yvaqn cynagn gebcvpny pbz sbyunf tenaqrf dhnaGb fhn pnorçn, orz ireqrf rz sbezn qr pbençãb, nf sbyunf grz shebf anghenvf.arfgn cynagn rfgá b pnpur.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)