Skip to content

Série Rio São Jorge - Grutinha EarthCache

Hidden : 2/23/2020
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Earthcache é simples
Nas coordenadas postadas leia o texto desta página, aprendendo sobre seu tema geológico.
Através da analise da formação no local abordado, você será capaz de responder as perguntas, que devem ser enviadas via mensagem para o owner.
Compartilhe então sua experiência num registro online bem bacana. Qualquer dúvida entre em contato.

Série Earthcaching no Rio São Jorge - Uma série de geocaches geológicos com linguagens e temáticas simples, porém com real valor para sua admiração do incrível e inusitado sítio geológico. Aproveite o belo local sem pressa. Leve sua sunguinha pra aproveitar um banho de rio...
 
Descendo a trilha, uns 10 metros antes do rio haverá este tema deste Earthcache, na Formação Furnas (Grupo Paraná) seus pacotes areníticos formam diversas estruturas como esta.
 
Geralmente as cavernas de maiores dimensões estão relacionadas com a ação erosiva das águas pluviais, fluviais e subterrâneas, combinadas com características da rocha (composição, textura, estruturas sedimentares) e estruturas tectônicas. Mesmo assim as maiores cavidades subterrâneas desenvolvidas no Arenito Furnas não apresentam grandes desenvolvimentos, estendendo-se normalmente por algumas dezenas de metros.
Aqui bem próximo descendo o rio São Jorge existem algumas cavernas maiores que esta pequena "grutinha" (Caverna Fenda Nova, Caverna Opilião, Gruta da Inspirada, Caverna da Chaminé), porém seu acesso é um pouco mais restrito e eu não consegui visitar... Se por ventura você conseguir ir, me envie umas fotos ;-)

Nesta cavidade rochosa não é possível confirmar a ausência de processos dissolutivos, tendo como possível gênese o desabamento de grandes blocos destes paredões. Se o morro ou a montanha possui um lado bastante vertical, um bloco grande, com considerável volume, pode despencar devido a descontinuidades na rocha que o instabilizam. Resta no paredão a cavidade correspondente à situação original do bloco.

Na morfologia dos abrigos, destacam-se os planos da rocha original (planos de acamamento sub-horizontais ou com dobras suaves), condicionando os tetos, que são mais comuns. Pode-se encontrar abrigos sob rocha em depósitos de blocos (cones de deposição), relacionados a evolução  do relevo ou desabamentos de encostas e paredões, assim como na grande maioria nas bases de paredões. Nos casos quando próximos a paredes ou paredões, os blocos métricos ou decamétricos podem formar abrigos sob rocha junto ao nível de base local. São comuns planos de rochas inclinados devido a tectônica, podendo-se formar as áreas abrigadas.

Os arenitos da Formação Furnas (Arenito Furnas), que abrigam também muitos poços de desabamento, são rochas sedimentares claras, de origem marinha costeira com idades em torno de 400 milhões de anos. Apresentam-se em camadas horizontalizadas com marcante estratificação. Predominam grãos do mineral quartzo, cimentados pelo mineral caulinita. Este último, principalmente, pode sofrer corrosão (dissolução), desagregando o arenito e ajudando a ocasionar desabamentos. Acredita-se que uma combinação de fatores é responsável pelo rompimento e queda do bloco, natureza dos arenitos da Formação Furnas, com alguns minerais solúveis; presença de falhas e fraturas que facilitam a passagem da água e a erosão.

FONTE: Cavernas.org (Carste em rochas não-carbonáticas) - MIneropar - paleotocas

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura não estiverem corretas eu entrarei em contato.

Questões:
Sobre a parte interna desta cavidade rochosa:
01-
Possui marcas que sugerem dissolução da rocha?
02- Possui fraturas e indícios de desabamento de bloco? Há algo que poderia auxiliar na sustentação do teto remanescente?

Sobre o paredão do lado externo da pequena gruta:
03-
É quase que perfeitamente vertical? Em que parte se encontra a cavidade? (no alto, centro, base...)
04- Possui estratigrafia marcante? O que isso poderia sugerir sobre sua gênese?

Opcional:
05- Poste uma foto sua no local, sem revelar spoilers! Se postar uma foto no Instagram, marque nosso perfil @earthcache
 
 

Additional Hints (No hints available.)