Skip to content

Série Rio São Jorge - Contato Geológico EarthCache

Hidden : 2/21/2020
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Earthcache é simples
Nas coordenadas postadas leia o texto desta página, aprendendo sobre seu tema geológico.
Através da analise da formação no local abordado, você será capaz de responder as perguntas, que devem ser enviadas via mensagem para o owner.

Compartilhe então sua experiência num registro online bem bacana. Qualquer dúvida entre em contato.
Série Earthcaching no Rio São Jorge - Uma série de geocaches geológicos com linguagens e temáticas simples, porém com real valor para sua admiração do incrível e inusitado sítio geológico. Aproveite o belo local sem pressa. Leve sua sunguinha pra aproveitar um banho de rio...
 
Depois da queda principal do rio São Jorge, você pode pegar uma trilha que irá descer até a parte mais abaixo. No final da trilha, ao chegar no rio você irá poder apreciar este incrível Earthcache.

Ciclo das rochas
Existem três classificações gerais das rochas, elas podem ser sedimentares, ígneas ou metamórficas.
Sedimentares são rochas que são formadas por detritos (sedimentos) oriundos da meteorização e erosão de outras rochas preexistentes, estes sedimentos são consolidadas e cimentadas, formando uma nova rocha (processo de litificação).
Ígneas ou magmáticas são rochas originadas do resfriamento do magma, obtido a partir do derretimento de rochas preexistentes.
Metamórficas, são rochas que sofreram alterações físicas e /ou químicas após serem submetidas à temperatura e pressões elevadas em zonas profundas da crosta, podem ter origem ígnea ou sedimentar.

As Rochas deste local
-
Formação Furnas (ou Arenito Furnas) tem origem sedimentar, suas estratificações cruzadas são evidências de um ambiente marinho de águas rasas. Isto quer dizer que a região de Ponta Grossa, no início do Período Devoniano (há aproximadamente 415 milhões de anos), esteve submersa pelo mar.
-Formação lapó estas rochas sedimentares são produto da glaciação no limite dos períodos Ordoviciano/Siluriano, com aproximadamente 440 milhões de anos. Nessa época o local era coberto por geleiras (como as que hoje existem na Antártida).
-Complexo Granítico Cunhaporanga por sua vez tem origem magmática intrusiva (magmas solidificados a quilômetros de profundidade) com predomínio de granitos, tendo se formado principalmente no intervalo entre 550-600 milhões de anos.
Preste atenção nos seixos das camadas de base do Arenito Furnas. Toque-os para sentir a sua textura. Você vai notar que eles têm tamanhos regulares, ao contrário dos seixos da Formação lapó, que têm tamanhos e composições variadas e que se caracterizam por terem sido transportados por gelo flutuante.
 
Contato Geológico
Um contato geológico é a superfície que separa duas unidades rochosas, que são consideradas diferentes entre si por propriedades tais como: origem, composição mineral, cor, textura, estruturas, dentre outras.
Aqui ocorrem dois contatos geológicos, muito raros, entre estas unidades de rocha, cuja história geológica remete a tempos longínquos, com idades superiores a 400 milhões de anos.

Na base da cachoeira pode-se identificar a rara exposição destes dois contatos entre os três tipos distintos de rochas: O contato entre a Formação Furnas e a Formação lapó e, o contato entre a Formação lapó e o Complexo Granítico Cunhaporanga, esse entendimento pode ser mais fácil se observar a imagem disposta no "Painel Geológico", na entrada. (Waypoint adicional deste Earthcache)
 
Por proporcionar a visualização de elementos expressivos da geodiversidade regional, tal como as rochas das três unidades na base da cachoeira, o Salto São Jorge pode ser considerado um laboratório de geologia ao ar livre.
Esses contatos geológicos (entre os arenitos da Formação Furnas, Diamictitos da Formação lapó e o Granito cunhaporanga), ocorrendo tão próximos, são excepcionais, sendo o Salto São Jorge o único local conhecido que revela o contato entre o Complexo Granítico Cunhaporanga e a Formação lapó, a qual, por si só, já é bastante incomum.
 
FONTE: Mineropar

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura não estiverem corretas eu entrarei em contato.

Questões:
01-
Para comprovar que você entendeu o tema, esta primeira pergunta poderá ser respondida apenas por interpretação do texto deste Earthcache:
Percebemos que estas três rochas são singulares e foram formadas em períodos distintos e distantes entre sí. Elabore um cronograma da origem destas formações, ordenando da mais antiga para a mais recente, citando brevemente como era a realidade do local na época.
02- Nas coordenadas postadas, na base do rio, observando à montante (sentido oposto ao da corrente), é possível ver que o rio corre exatamente na divisão de duas rochas diferentes. Descreva. 
03- Qual a rocha predominante?
04- Opcional: Poste uma foto sua no local, sem revelar spoilers! Se postar uma foto no Instagram, marque nosso perfil @earthcache
 

Additional Hints (No hints available.)