Skip to content

Arenito da Cascata da Ingrata EarthCache

Hidden : 1/10/2020
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache é simples:  Visitar o local, Ler a página do cache, Responder as perguntas para o owner (não no log) e então Registrar... Qualquer dúvida entre em contato.
O Arroio da Ingrata tem uma lenda, dizem na cidade que um casal apaixonado sempre a tardezinha se encontrava neste arroio próximo ao Rio Tibagi. Próximo ao dia do casório, a noiva resolveu desistir. Ao receber esta notícia após anos de namoro, ele ficou tão triste que exclamou: ”- Neste local que a gente viveu grandes momentos recebo essa notícia, que noiva ingrata!”
Quando conhecemos um pouco desse labirinto chamado geologia, vemos que todas as rochas são deveras interessantes... Mas, eu particularmente tenho um a apreciação especial pelas rochas sedimentares, por conta de suas inúmeras e belas formas, peculiaridades, características.
Este Earthcache te levará conhecer a penúltima cascata do Arroio da Ingrata, a água aqui é limpa e convidativa, leve sua roupa de banho.

Propriedade particular, porém o acesso é permitido, basta conversar com o dono.

"Equipe" danger de canyoning no Arroio da Ingrata
 
O leito do rio é um afloramento de arenito, com diversas peculiaridades visíveis deste tipo de rocha, aqui será possível visualizar, além da bela queda de relevo:
-A estratificação da rocha
-Nível conglomerático (depósito de fluxo de detritos)
-Panelões (potholes)
 
1- O Arenito e sua estratificação
O arenito é um tipo de rocha sedimentar, formada por detritos consolidados, há alguns milhões de anos atrás camadas de areia eram aqui depositadas. Sofrendo a influência de pressão, temperatura e tempo, os sedimentos foram compactados, um cimento naturalmente consolidou os sedimentos formando essas rochas (litificação / conversão em rocha).
Cada camada (estrato) que você visualiza às margens deste delicioso riacho corresponde a um depósito diferente, em épocas distintas ao longo do tempo. Sendo portanto um registro de diversas eras geológicas, podendo ser muitas vezes diferenciadas por cor, granulometria, composição, etc... Abaixo estão os depósitos mais antigos, obviamente.
A estratificação é uma característica marcante do arenito (assim como de outras rochas sedimentares).
 
2- Conglomerados
O arenito, como o nome sugere, é composto basicamente de areia (quartzo). Mas, as vezes durante a sua formação, algumas outras coisas podem ser depositadas conjuntamente. De organismos à outras rochas...
Infelizmente não consegui achar nenhum fóssil de um "Tiranossauro Tibagiense"... Mas podemos ver em alguns pontos na parte baixa da cascata que aqui foram consolidados seixos arredondados (rolados), correspondendo à um depósito de fluxo de detritos.
Estes seixos são chamados de clastos e este tipo de rocha é chamada de conglomerado.
Isso também tem muito a dizer sobre a história deste local, sobre o ambiente em que foram depositados... Por exemplo, os seixos arredondados podem corresponder à origem fluvial destes depósitos. Pode descrever as diferentes energias que ocorreram aqui, etc.
 
3- Potholes
Imagine que durante os últimos milênios, muito antes da ingrata ter por aqui passado para nomear o riacho, ele vem correndo sobre esse leito de rocha.
Em determinado momento, alguma fissura ou saliência fez com que um fragmento de rocha ficasse preso e assim iniciasse o processo de desgaste deste ponto no leito do rio. O constante movimento circular da água (turbilhonamento) gerando o atrito destes fragmentos com a rocha, foi escavando esses buracos circulares nela.
Quanto mais tempo os detritos trabalham, maior ficam os buracos.
Se você por a mão dentro destas "marmitas de gigante" (outro nome do fenômeno), verá que em seu interior temos areia, seixos de diversos tamanhos e outros sedimentos que continuam atuando nesta transformação.
Uma curiosidade final, que você pode inclusive confirmar se fizer uma visita ao museu no centro da cidade... Historicamente, Tibagi tinha como fonte de economia a extração de diamantes, um dos locais onde eram facilmente encontrados pelos garimpeiros seriam justamente esses potholes nos leitos dos rios! Assim como os demais detritos, para alegria dos antigos, as preciosas pedras ficavam presas nestes buracos.
 
Fonte de pesquisa: Excetuando a lenda, autoral

Se você visitou este local, leu corretamente a descrição, respondeu às perguntas e enviou-as via mensagem, PODE FAZER O LOG no Earthcache. se elas porventura não estiverem corretas eu entrarei em contato.

Questões:
1- Responda, analisando a estratificação da rocha, nas laterais do rio depois da cascata, qual a orientação das camadas? Horizontal ou inclinada? Paralela ou cruzada?
2- Os seixos consolidados junto ao arenito (clastos) são bem selecionados? Ou seja, possuem os mesmos tamanhos ou são de tamanhos variados?
3- Na lateral direita da parte baixa da cascata temos 2 Potholes, quais as medidas aproximadas?
 
 

Additional Hints (No hints available.)