Skip to content

Sancta Marya Aquis Sanctis Multi-cache

This cache has been archived.

Os covinhas: Obrigado a todos pelas visitas.

More
Hidden : 11/4/2019
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Águas Santas é uma freguesia e vila portuguesa do concelho da Maia (município da Área Metropolitana do Porto e da Região do Norte) com 7,86 km² de área e 27 470 habitantes. A freguesia é limitada a noroeste pela freguesia de Milheirós (Maia) e pela Freguesia da Cidade da Maia (Maia), a norte por Nogueira e Silva Escura (Maia), a oeste por São Mamede de Infesta e Senhora da Hora (Matosinhos), a este por Ermesinde (Valongo), a sudeste por Rio Tinto (Gondomar) e a sul por Pedrouços (Maia).

A freguesia é atravessada pelo rio Leça.

História

A origem da freguesia de Águas Santas é anterior à formação da nacionalidade, havendo mesmo vestígios que asseguram a sua existência já no século VI. No entanto, o documento mais antigo que se conhece data de 1405 e consta dos registos relativos ao ano 1120 uma referência a Sancta Marya Aquis Sanctis, num foral de doação da cidade do Porto ao Bispo D. Hugo.

Conta a lenda que a madre superiora de um convento, ao saber da aproximação dos romanos, escondeu a imagem da Virgem Maria junto de uma fonte, ao desembrulhá-lo e ver a imagem de Nossa Senhora chorando. O povo, ao saber da notícia, chamou-lhe Fonte de Águas Santas. Mais tarde foi construída perto da fonte, a Igreja do Mosteiro de Águas Santas. Esta seria, então, a história do nome da freguesia.

Foi uma importante comenda da Ordem do Hospital de S. João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, ou, simplesmente, Ordem de Malta, como é hoje mais conhecida. Razão pela qual o brasão autárquico ostenta a cruz da Ordem de Malta.

Foi elevada a vila no ano de 1986.

Património

Águas Santas destaca-se pelo seu riquíssimo património histórico, arqueológico e artístico. Tem no seu Mosteiro uma das maiores riquezas patrimoniais. A sua desconcertante arquitetura deve-se às múltiplas reformas que foi sofrendo ao longo dos tempos. Uma escultura em bronze de autoria de Soares dos Reis (1874) embeleza uma sepultura no cemitério local.

  • Igreja de Águas Santas (Monumento Nacional)

 

A Cache

A cache tem um período de visita de segunda a sexta feira

9H00 às 12H30 e das 14H00 às 17H00.

Para poderes ter acesso log book tens que levar contigo uma pilha de 9V, no local usa codigo QR que esta na lateral depois de teres visitado as etapas virtuais para te dar acesso coordenada final.

N 41º A.3B W 008º 3C.18D.

Não forces rigorosamente nada, não consegues abrir sem fazer tudo o que manda.

Não permito que se coloque nos log fotos do conteiner final,não estragues a surpresa aos outros qual quer duvida podem ligar 965032422,bom jogo

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)