Skip to content

GeoMeetUp Vidreiro [MG] - 21ª Edição Event Cache

This cache has been archived.

Geocaching HQ Admin: Thank you for hosting this geocaching event! The date of the event has passed. We automatically archive events after 30 days (60 days for Mega- and Giga-Events). Attendees can still log archived events, log trackables, and share their experiences.

More
Hidden : Saturday, August 3, 2019
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

03 August 2019, 21:30 - 22:30

GeoMeetUp Vidreiro [MG] - 21ª Edição

Caros amigos da procura das marmitas ou rolos fotográficos, devido ao crescimento exponencial de geocachers e caches na nossa terra e por forma a promover o geocaching no concelho e a integração de novos geocachers surgiu a 'necessidade' de promover o convívio e a troca de ideias, por isso vimos anunciar o GeoMeetUp na Marinha Grande.

Sábado, dia 3 de agosto aparece nas coordenadas indicadas a partir das 21:30 para estares com esta família, a do geocaching, relaxar, por a conversa em dia, contar aquela aventura que tens para contar!

Check List de 'material' para trazer para o evento:

  • Boa disposição
  • Vontade de por a conversa em dia
  • TB's e Geocoins

Apareçam nas coordenadas indicadas a partir das 21:30, o evento finaliza por volta das 22:30, ou até a ultima pessoa abandonar o local.

PS:_Em todos os meses pares, no 1º Sábado do mês, nas coordenadas publicadas pelas 21h30m, há encontro de geocachers!

Marinha Grande - A Capital do Vidro

Ainda que não se tem certeza da origem de Marinha Grande, se crie que foi fundada nos séculos XI ou XII com o nome de Marinha, por um grupo de colonizadores que chegaram a estas terras para trabalhar na extracção do sal. Até o ano de 1750 não recebe sua denominação actual.

A história de Marinha Grande começa a finais do século XV com a exploração do Pinhal de Leiria, um dos grandes factores de desenvolvimentos da população. Sua madeira serviu para a construção das embarcações utilizadas nos Descobrimentos.

No ano de 1600 se cria a freguesia de Marinha Grande se separando de Leiria. O segundo grande impulso económico teve lugar no ano de 1769, quando por iniciativa do Marques de Pombal se cria a Real Fábrica de Vidros, a mais importante do país. Marinha Grande se converteria assim na Capital do Vidro.

O enorme desenvolvimento económico e populacional veio das mãos da grande demanda de trabalhadores necessários para a expansão do Pinhal e para a fábrica de vidro. Em 1810 era a população com maior índice populacional de todo o Distrito, o que leva a que em 1836 se eleve a categoria de Concelho. Dois anos depois se elimina este novo Concelho, que se restaurará em 1917. No ano de 1892 D. Carlos I lhe concede o título de Vila.

A economia desta população se caracteriza por sua diversidade e desenvolvimento, destacando o sector dos moldes plásticos, o vidro, a indústria de embalagens, o artesanato do vidro e a madeira. O sector turístico também adquiriu grande importância.
Destacando como pontos de interesse o pinhal e as praias, sobretudo a de São Pedro de Moel, uma estância balnear rodeada pelo Pinhal de Leiria.

Também merece a pena realizar um recorrido pelo património histórico da cidade através dos seus edifícios industriais. Hoje em dia a cidade representa um claro exemplo de dinamismo industrial e tecnológico, onde se estabeleceram importantes empresas internacionais.

Additional Hints (No hints available.)