Skip to content

Casa de Lamas Traditional Geocache

Hidden : 6/5/2019
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A cache é de formato "nano". Ainda que haja locais para maiores recipientes, queria levar os geocachers a espreitar desde este ponto para observar um dos pormenores arquitectónicos mais interessantes da Casa de Lamas: a varanda. Tenha cuidado a remover a cache e volte a colocá-la no mesmo local de forma a que não seja visível por estranhos.

 

This is a "nano" cache. Although there are places for larger containers, I wanted you to observe from this point one of the most interesting architectural details of Casa de Lamas: the balcony. Be careful when removing the cache and put it back in the same place so that it is not visible to strangers.


Casa de Lamas

A Casa Museu Adelino Ângelo está instalada num antigo solar, a Casa de Lamas, propriedade da Câmara, que se encontra localizado no centro de Vieira do Minho. É um edifício emblemático cujo interesse arquitectónico motivou a abertura de um processo de classificação, como Imóvel de Interesse Público. Dotado de dois pisos, uma capela e uma eira de assinaláveis dimensões, assume particular destaque um pátio interior, de planta triangular. A sua localização associada às características da área imediatamente envolvente conferem-lhe um ambiente sugestivo, rapidamente capaz de nos fazer viajar no tempo. É uma casa com uma movimentada história, bem à medida do contraste das gentes do Minho de então – grandes casas senhoriais a par das humildes da gente da gleba. No caso concreto, a “casa” nasce, uma parte, no século XVI, outra no século XVII, mas nos inícios da segunda metade do século XVIII, mais propriamente em 1728, por vontade de um homem desta região – Alexandre José de Lemos, é que se irá concluir, incluindo a capela. Muita foi a actividade deste homem e é dela recompensado com a atribuição de muitos títulos, cargos e funções: Comendador e Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo, Familiar do Santo Ofício de Coimbra, Comandante das Milícias de Vieira do Minho. Em 1777 é nomeado cônsul da Republica de Génova, em Caminha. E, em 1779, são-lhes concedidas armas dos Vieiras e Lemos, por carta de brasão de D. Maria I. Aliás a sua pedra de armas vai reflectir isso mesmo, partidas na vertical, com metade dos Lemos e metade dos Vieiras. A Casa de Lamas foi sendo acrescentada ao longo dos tempos, mas, curiosamente, respeitando sempre a traça inicial. A capela era um misto de habilidade de arte, com imagens de santos, vindos de Itália.

A Casa de Lamas é um símbolo da riqueza patrimonial de Vieira do Minho ao serviço da comunidade local e regional. Este tem como dever, preservar a memória histórica (espólio da Casa de Lamas) e Artística do Concelho e inseri-lo na vida cultural dos nossos dias. Na Casa Museu que tem o nome do Mestre Adelino Ângelo, nascido a 8 de Novembro de 1931, casa de seus pais, poderá apreciar a sua pintura – uma colecção de quadros que semestralmente será renovada, para que todos possam usufruir do conhecimento da sua obra ímpar no mundo da representação da vida cigana, bem com um dos maiores figurativos da pintura. A Casa Museu Adelino Ângelo está referenciada como um espaço de actividades culturais, nomeadamente exposições temáticas, direccionadas para a mostra e experimentação de exercícios artísticos de criadores, num cruzamento de diversas técnicas e suportes, de diferentes discursos artísticos e vários temas que reflectirão as mais variadas preocupações e problemáticas, presentes no “território” artístico actual. Será particularmente pertinente que estas exposições possam vir a constituir um reforço e um estímulo ao trabalho que cada artista possa vir a realizar.

De segunda a Sexta das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 Sábado das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00
Encerra ao domingo e aos feriados
in Vieira Cultura e Turismo EM


Casa de Lamas

[do livro "Vieira do Minho - notícia historica e descriptiva", do Padre José Carlos Alves Vieira, edição do "Hospital João da Torre", Vieira do Minho, 1923]

"É o solar da família Lemos de Magalhães, sendo hoje seu proprietario o Sr. Dr. Alvaro de Lemos Magalhães, actual Administador de Vieira. É situada na vila de Vieira.

[...] Pertence á mesma nobre família a Casa de Dentro, de Ruivães [...]

A preciosa Memoria em poder da Casa da Lage tambem traça a genealogia d'esta Casa. Copiamos á letra os respectivos apontamentos.

Francisco Soares casou com Maria Martins Fagundes, do logar do Moinho,em Cantelães, (segundo diz a Carta de brasão d'armas da Casa de Lamas e diz a inquirição 'de genere" do Rev. Abb. João Baptista Simões da S.a, que eram do logar de Riado, em Eira-Vedra.
Tiveram:
Constantino Martins Soares casado com Joanna Francisca, de quem teve:
- Sebastiana Maria
- Domingos Martins Fagundes que segue.

Domingos Martins Fagundes casou com D. Margarida Vieira de Lemos, f. de Custodio Garcia e D. Brigida Vieira de Lemos que em 1769 residiam no Porto, nada mais sabendo d'esta familia. Tiveram:
- Alexandre José de Lemos, que segue.
- José, n. a 30 de Abril de 1729 em Eira-Vedra.

Alexandre José de Lemos, Professo na Ordem de Christo, familiar do Santo Officio de Coimbra, Capitão-Mor de Vieira, Consul de Genova em Caminha, quefundou a Casa de Lamas, sendo-lhe concedida carta de nobreza com os appellidos de Vieira e Lemos. Casou com D. Maria Bernarda Luiz Leite d'Almeida, de Brancelhe, que julgo ser filha de Francisco Luiz Vieira, de Lamas, Capitão-Mor de Vieira, que fez testamento em 1734. Tiveram Alexandre Antonio de Lemos que segue.

Casa de Lamas

Vieira - Branchelhe - Casa de Lamas
[edição de Fortunato F. de Liz]

Alexandre Antonio de Lemos, Professo na Ordem de Christo, Capitão-Mor de Vieira, Senhor da Casa de Lamas, casou com D. Margarida Emília Ribeiro, irmã do Rev. Arcediago de Celorico, na Sé da Guarda, e tiveram:
- Alexandre Antonio Ribeiro de Lemos, que segue.
- D. Emilia, casada com João Eduardo Malheiro, E. de Alfandega, de quem teve:
   - Eduardo de Lemos Malheiro, empregado da Alfândega do Porto.
   - Alfredo de Lemos Malheiro, c. no Brazil e teve geração.
   - D. Camilla Candida que morreu solteira.

Alexandre Antonio Ribeiro de Lemos, Bacharel formado em Direito, do Conselho de S. Magestade, Moço Fidalgo com exercicio e com accrescentamento de Fid. Cavalleiro, Juiz substituto no Porto, Senhor da ditaCasa de Lamas. Casou com D. Francisca Claudina Rebello, da Casa de Real,f. de Maximo Joaquim Rebello. Tiveram:
- D. Margarida Emília, que segue.
- Alexandre Antonio, que morreu no Brazil.
- Antonio Alexandre, que morreu em Vieira, ficando herdeira sua irmã.

D. Margarida Emília Rebello Vieira de Lemos, senhora da Casa de Lamas,com sua capella, e de toda a casa de seu Pae, casou com Alvaro José de Miranda Magalhães e Menezes, Bacharel formado em Direito, Presidente da Camara de Vieira, Juiz substituto na mesma Comarca, senhor da Casa de Cuqueira e do Morgado de Dentro da Villa em Ruivães, filho de Severino José de Miranda Magalhães e Menezes, Bacharel formado em Direito, Juiz de 1a. Instancia, Moço Fidalgo com exercicio e com accrescentamento de Fid. Cav. e de Cav. Fidalgo, senhor da dita Casa da Cuqueira e do Morgado de Dentro da Villa em Ruivães, com sua capella e do da Torre do Bairro em Rossas, etc., e de sua mulher D. Maximina Vieira Dias de Alvarenga, senhora da Casa do Outeiro em Rossas e da de Silvares em Daivões (Ribeira de Pena). Teem:
- Alvaro
- D. Margarida
- Alexandre
- D. Irene
- D. Maria."

Álvaro
Álvaro José de Miranda Magalhães
Margarida
D. Margarida Emília Rebelo Vieira de Lemos
 

Additional Hints (Decrypt)

Anab (zntargvp), 1,80z

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)