Skip to content

Zé Povinho Virtual Cache

Hidden : 6/4/2019
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   virtual (virtual)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Zé Povinho é uma personagem satírica de crítica social, criada por Rafael Bordalo Pinheiro e adoptada como personificação nacional portuguesa.

Surgiu pela primeira vez na 5ª edição do periódico "A Lanterna Mágica", a 12 de Junho de 1875, na charge intitulada "Calendário 'Portuguez'", alusiva aos impostos, onde se representa o então Ministro da Fazenda, Serpa Pimentel, a sacar ao Zé Povinho uma esmola de três tostões para Santo António de Lisboa (representado por Fontes Pereira de Melo) com o "menino" (D. Luís I) ao colo, tendo ao lado o comandante da Guarda Municipal, de chicote na mão, presente para prevenir uma eventual resistência.

Nas edições seguintes do periódico, a caricatura do Zé Povinho continuou a surgir com o personagem de boca aberta e a não intervir, resignado perante a corrupção e a injustiça, ajoelhado pela carga dos impostos e ignorante das grandes questões do país.

Tomou forma tridimensional, popularizando-se com a cerâmica da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, a partir do último quartel do século XIX.

Figura marcante da caricatura de Bordalo Pinheiro, tornou-se uma figura identificativa do povo português, criticando de uma forma humorística os principais problemas sociais, políticos e económicos do país ao longo de sua história, caricaturando o povo português na sua característica de eterna revolta perante o abandono e esquecimento da classe política, embora pouco ou nada fazendo para alterar a situação.

O próprio Bordalo Pinheiro definiu o personagem: "O Zé Povinho olha para um lado e para o outro e... fica como sempre... na mesma".

Entretanto, apesar de relativamente simples, é uma figura cheia de contradições: "Mas se ele é paciente, crédulo, submisso, humilde, manso, apático, indiferente, abúlico, céptico, desconfiado, descrente e solitário, também não deixa por isso de nos aparecer, em constante contradição consigo mesmo, simultaneamente capaz de se mostrar incrédulo, revoltado, resmungão, insolente, furioso, sensível, compassivo, arisco, activo, solidário, convivente...". O personagem tem como característica principal o gesto do manguito (o "Toma!"), representando a sua faceta de revolta e insolência.

       

Fontes: https://pt.bordallopinheiro.com/ze-povinho-ze-povinho-prd-pt

https://pt.gocaldas.com/2016/06/15/rota-bordaliana/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Zé_Povinho

A cache

Esta cache leva-te a uma das zonas centrais da cidade das Caldas da Rainha e pode ser ponto de partida para uma visita pela Rota Bordaliana (https://pt.gocaldas.com/2016/06/15/rota-bordaliana/).

Para registares esta cache, dirige-te à estátua, tira uma fotografia com o Zé Povinho e publica-a.

Não ficamos ofendidos se fizeres um manguito! laugh

 

Virtual Rewards 2.0 - 2019/2020

Esta Cache Virtual faz parte de uma versão limitada de Virtuais criada entre 4 de junho de 2019 e 4 de junho de 2020. Apenas 4.000 proprietários de cache tiveram a oportunidade de ocultar um Virtual Cache. Saiba mais sobre o Virtual Rewards 2.0 no Blog do Geocaching.

Additional Hints (No hints available.)