Skip to content

Walking on the edge Virtual Cache

Hidden : 6/4/2019
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
4.5 out of 5

Size: Size:   virtual (virtual)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


WALKING ON THE EDGE

A fronteira luso-­espanhola é uma linha imprecisa ou claramente demarcada por acidentes naturais, e fixada por tratados internacionais, a fronteira portuguesa estabelece os limites da soberania nacional e define a configuração territorial com a qual cada um de nós se identifica. O País assim delimitado é sobretudo um espaço vivido e ficcionado, onde as imagens cartográficas jogam um papel primordial. Para além de linha, a fronteira terrestre – ou a raia, como é habitual designada entre nós – é ainda uma faixa marginal do território com características específicas.
Com mais de 1300 km de comprimento, dos quais 1291 fixados internacionalmente pelos dois países, a fronteira terrestre portuguesa é comparável em extensão à linha de costa (1373 km). Desse limite, um pouco mais de 60 % é raia “húmida” ou “molhada”, isto é, constituída por troços de cursos de água, muitas vezes vadeáveis ou facilmente transponíveis.
Considerada como a mais antiga fronteira estável na Europa, com mais de sete séculos num país de quase nove de existência, a primeira demarcação que lhe impõe essa antiguidade foi estabelecida pelo Tratado de Alcañices, assinado entre os reis de Portugal e Castela, D. Dinis e Fernando IV, a 12 de Setembro de 1297. Nessa altura, os contornos de Portugal aproximavam­se já dos actuais.
A fronteira actual remonta ao Tratado de 1864, minuciosamente preparado e definido na Acta de 1906, deixara, no entanto, por resolver todo o troço fronteiriço a Sul do Caia. Dois problemas adiaram a demarcação então iniciada: a questão de Olivença, que permanece ainda hoje sem resolução, e a Contenda de Moura, cujos limites se estabeleceriam em separado por Convenção assinada, em Madrid, a 27 de Março de 1893. Finalmente, a 29 de Junho de 1926 era celebrado o Convénio de limites entre Portugal e Espanha, que definiria o restante troço em falta, desde a confluência do rio de Cuncos até à foz do Guadiana, integrando o que já havia sido estabelecido em 1893 quanto àquela Contenda mas deixando de fora qualquer solução para o território de Olivença, que acrescentaria mais de 67 km ao comprimento já demarcado internacionalmente. Deste modo, a fronteira luso­espanhola ficou finalmente balizada no terreno, entre Vila Nova de Cerveira, no Minho, e a ponte internacional sobre o Guadiana, junto a Castro Marim e Ayamonte, onde se situam o primeiro e o último marco (num total de 5211 marcos, dos quais 1048 principais).

 
A GEOCACHE VIRTUAL

Esta geocache virtual vai levar o geocacher a fazer uma agradável caminhada que o levará a conhecer uma parte da fronteira entre Portugal e Espanha situada na zona do Parque Nacional Peneda Gerês, visitando três marcos de fronteira, que são dos poucos que além do tradicional marco com a forma de uma pequena coluna paralelepipédica colocado no local, existe também uma marcação historica da fronteira gravada em relevo na rocha.  Os marcos a serem visitados são os 42, 45 e 48 que estão situados em zona de montanha do Parque Nacional Peneda Gerês e que podem ver nas fotos abaixo.

A caminhada será em terreno montanhoso por isso deve ser feita com o cuidado e a preparação adequada. 

 
    
 
COMO REGISTAR

Para fazerem o registo (log de Found It) desta Geocache terão de visitar os três marcos de fronteira com os numeros 42 - 45 - 48 e tirar uma foto em cada um deles onde têm obrigatoriamente de aparecer o Marco de Fronteira  e o nome de utilizador (nick name) no site do geocaching escrito num papel ou na mão. Todos os registos terão de ter as três fotos associadas. Como é lógico registos que não cumpram o que é pedido serão eleminados.

 
VIRTUAL REWARDS 2.0 - 2019-2021

This Virtual Cache is part of a limited release of Virtuals created between June 4, 2019 and December 31, 2021. Only 4,000 cache owners were given the opportunity to hide a Virtual Cache. Learn more about Virtual Rewards 2.0 on the Geocaching Blog.

Additional Hints (No hints available.)