Skip to content

Pérolas das dunas Traditional Geocache

Hidden : 9/27/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

A camarinha (Corema album) ou camarinheira é um arbusto da família das Empetraceae, endémico em Portugal.

 Nasce espontaneamente em sistemas dunares ou em matas baixas dos pinheirais da costa atlântica. Produz frutos comestíveis de sabor agridoce e de aspecto leitoso e brilhante como as pérolas (as camarinhas), e delas se confecionam geleia e compota. A sua rama liberta um cheiro semelhante ao mel.

 “A camarinha é um símbolo da Mata Nacional do Camarido e da zona dunar contígua de Moledo. Esta espécie endémica terá mesmo dado o nome a este pinhal atlântico. As lutas ecológicas surgiram em Caminha precisamente quando foi necessário defender a Mata Nacional do Camarido contra a sua alienação e urbanização, no final da década de 70 do século passado. A Corema ao adoptar o nome científico da camarinha ficou, desde logo, ligada à sua existência. A constatação da regressão acelerada desta espécie botânica, existente originalmente apenas na Península Ibérica, impõe-nos que mobilizemos todos os recursos existentes para evitar o seu desaparecimento completo da zona dunar de Moledo e da Mata Nacional do Camarido. Constituem, como são conhecidas em Espanha, autênticas “perlas de las dunas”, património natural e biogenético que não queremos que se extinga.” José Gualdino Correia

  Apontamento histórico Durante o seu reinado (século XIII) o rei D. Dinis ordenou a plantação de um pinhal junto à foz do rio Minho, com o objetivo de fixar as dunas impedindo o avanço das águas do oceano. No ano de 1836 passou para a posse da Administração Geral das Matas do Reino, tendo sido arborizada entre 1881 e 1882. Desde então e até à data fica sob administração/gestão direta dos Serviços Florestais, hoje representados pela Autoridade Florestal Nacional (DRF do Norte).

 

  Também a Lenda das Camarinhas (tal como a do milagre das rosas e muitas outras) tem como protagonista a Rainha Santa Isabel.

Esta mulher, que toda a vida foi compreensão e amor, não era feliz.

É sabido da História que el-rei D. Dinis cedo a trocou por várias outras mulheres, de quem tinha filhos que trazia para a corte e que ela própria criou como se fossem seus.

Quase esquecida pelo marido, diz a lenda que, no seu desespero, a Rainha, informada pelas aias das "andanças" do esposo, o procurava pelo Pinhal do Rei, montada no seu cavalo.

 Assim explica o povo a origem das camarinhas.

 

As Camarinhas
Dizem que Santa Isabel,
Rainha de Portugal,
Montando branco corcel,
Percorria o seu pinhal!

 

-“Ai do meu Esposo! Dizei!
Dizei-me, robles* reais!
Meu Dinis! Senhor meu Rei!
Em que braços suspirais?!...

 

Os robles silenciosos
Do vasto Pinhal do Rei
Responderam receosos
– Não sei!...

 

E o pranto da Rainha
Nas suas faces rolava,
Regando a erva daninha
No pobre chão que pisava!

 

– “ Ó meu Pinhal sonhador
Que o meu Rei semeou!
Dizei-me do meu Amor
E se por aqui passou...”

 

Os robles silenciosos
Do vasto Pinhal do Rei
Responderam receosos:
– Não sei !...

 

Mas cristalizou-se o pranto
Em muitas bagas branquinhas
E transformou-se num manto
De brilhantes camarinhas!...

 

Eis que repara a Rainha
Numa casa iluminada...
– “ Quem vela nesta casinha
Numa hora adiantada ?!...”

Os robles silenciosos,

Tão tristes que nem eu sei,
Responderam receosos:
– O Rei!...

 * robles = nome popular por 

que também são conhecidos
os carvalhos comuns.

 

 Mata Nacional do Camarido localiza-se junto à Foz do Rio Minho, entre as praias de Moledo e da foz do Minho. São cerca de 164 hectares de pura floresta, onde a sombra dos pinheiros dá lugar a uma frescura impar e os vários caminhos existentes oferecem condições ótimas para corridas saudáveis ou sossegados passeios a pé ou de bicicleta. Aqui encontra o refúgio ideal para descontrair após um longo dia de trabalho ou para se divertir com a família e amigos. A caminhar, em corrida ou a pedalar, sinta a maresia com o perfume da floresta..

 

Moledo é cada vez mais um ponto emblemático no mapa de Portugal: o conjunto da praia extensa, com as águas frias e as paisagens únicas, tornam este lugar especial aos olhos de todos aqueles que por aqui passam.

Não pisoteie a duna, use os devidos acessos e não deite lixo fora dos locais apropriados! 

Façam os possiveis por ser discretos,  e nao estragar nada, assim como recolocar a cache tal como a encontraram de forma a manter a sua longevidade. Peço encarecidamente o maximo de discrição na sua procura. não publiquem fotos do container pfv

 

Obrigado, pela vossa visita.

Divirtam-se ... ;)

 

 

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator
Flag Counter


This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)