Skip to content

Preto ou Branco, Branco ou Preto EarthCache

Hidden : 7/7/2018
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:




Para registares “found it” nesta earthcache desloca-te as coordenadas publicadas e responde as seguintes questões, enviando as respostas para o centro de mensagem:
 
1-Nas coordenadas publicadas quantos fósseis é possível observar nas pedras de calcário branco?
2-Nas coordenadas só há um tipo de Pedras?
3-Dos tipos de calcários presentes no local (branco ou preto) qual o que tem mais quantidade?
4-No topo da torre do meio (por fora) encontras uma pedra branca com um cristal de calcite que é o principal constituinte dos calcários. Qual o diâmetro desse mineral?
a) moeda de 1 cêntimo
b) moeda de 5 cêntimo
c) moeda de 1 euro
 

 

Se acreditas ter concluído com sucesso os objetivos desta EarthCache, envia para o endereço de email geofigfoz@gmail.com as suas respostas. Por favor, sinta-se à vontade para a registar como encontrada. Posteriormente, iremos verificar as respostas enviadas e, caso seja necessário, contactá-lo-emos no sentido de efetuar as devidas correções às suas respostas.

 

Preto ou Branco, Branco ou Preto

 

 


Rochas sedimentares são todas aquelas que se formam a partir de mudanças que ocorrem noutras rochas. Chuva, vento, água dos rios, ondas do mar: todos estes elementos vão, aos poucos, fragmentando as rochas em grãos de minerais. Pouco a pouco, em processos que decorrem ao longo de milhares de anos, até o granito mais sólido se transforma em pequenos fragmentos. Esse processo é chamado de intemperismo.
 

Os framentos das rochas são transportados pelo vento ou pela água da chuva até aos rios, que, por sua vez, os levam para o fundo de um lago ou oceano. Aqui os fragmentos vão-se depositando em camadas. Os fragmentos, também chamados de sedimentos, vão-se acumulando ao longo do tempo e as camadas de cima exercem pressão sobre as camadas de baixo, compactando-as. Essa pressão acaba por agrupar e cimentar os framentos e endurece a massa formada. Assim surgem as rochas sedimentares, num processo que leva milhares de anos.
 


As camadas de sedimentos vão cobrindo também restos de plantas e animais, que acabam por ser compactados entre as mesmas, o que leva a que seja bastante comum encontrar restos ou marcas de animais e/ou plantas em rochas sedimentares. É a estas marcas que se dá o nome de fósseis.
 


Uma das mais comuns ocorrências de rochas sedimentares em Portugal é o calcário, cuja formação está relacionada com processos de precipitação química e/ou bioquímica em meio aquático e sob condições de pressão e temperatura idênticas, ou pouco diferentes, das que actualmente ocorrem em alguns pontos da superfície da Terra. Neles é comum a ocorrência de fósseis e de estruturas sedimentares diversas, reflectindo as condições ambientais que presidiram à sua formação e que podem constituir atributos estéticos importantes.

Os calcários são rochas formadas a partir do mineral calcite, cuja composição química é o carbonato de cálcio, incluindo, por vezes, também carbonato de magnésio.

Das diversas formas de calcário existentes as mais importantes são: os calcários comuns, os calcários recifais, os calcários oolíticos, a cré, os travertinos, os calcários lumachélicos e as estalactites, estalagmites e colunas.


A coloração do calcário vai de branco a preto, podendo ser cinzento claro ou cinzento escuro. Muitos calcários apresentam cores avermelhadas, amareladas, azuis ou ainda verdes dependendo do tipo e quantidade de impurezas que apresentam.

O calcário tem uma grande diversidade de aplicações, limitadas pelas próprias características da pedra, que passam pela produção de cal e de cimento usado na construção, utilização na indústria metalúrgica e na produção de vidro, na correção do pH de solos agrícolas e ainda como pedra ornamental.
Uma das aplicações mais conhecidas do calcário em Portugal é a Calçada Portuguesa, que pode ser definida como 'um pavimento empedrado, cujos componentes são de pedra natural, com base em calcários, assentes e dispostos no solo de forma mais ou menos homogénea'. Este tipo de pavimento alia as características de durabilidade e de grande beleza estética às da vantagem económica.
Considerada uma arte, a Calçada Portuguesa é uma expressão cultural que é reconhecida e apreciada internacionalmente, e utiliza essencialmente calcário de cor branca e preta para o desenho de diversos motivos (tanto geométricos como figurativos ou alusivos a atividades ou especificidades regionais ou locais).

 
Foto 3
 
Agradecimento ao António Correia aka Anjomaco pela autorização na cedência dos conteúdos da sua earthcache.
 

 

Additional Hints (No hints available.)