Skip to content

sweet B - Aqui há Rocha EarthCache

Hidden : 5/7/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Aqui há Rocha


Uma rocha é uma pedra bastante dura e sólida. Para a geologia, uma rocha é um sólido consolidado, formado por um ou vários minerais. Os minerais mais abundantes numa rocha são os chamados minerais essenciais, ao passo que aqueles que aparecem em proporções pequenas se denominam minerais acessórios.

Earth Cache


As rochas estão presentes em todos os locais do planeta e apresentam os mais variados aspetos. O território nacional apresenta uma grande variedade de rochas, no entanto, toda esta riqueza distribui-se de forma irregular pelas diferentes regiões.


Rochas magmáticas, também conhecidas como ígneas, são aquelas originárias no interior da Terra, produto da solidificação do magma pastoso. O magma é composto de uma substância fluída, de fundição parcial ou total, formada por uma fusão completa de silicatos, silício e elementos voláteis, como por exemplo , vapor da água, cloretos, hidrogénio, flúor e outros. Tal tipo de rocha é muito resistente, e também das mais antigas. O granito é uma das variedades deste tipo de rocha.


Rocha sedimentar é um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir na sua composição restos corpóreos de vegetais e animais.
Quando toda esta matéria é transportada e acumulada, sofrendo ação da temperatura (frio ou calor), ocorre o fenómeno da diagénese ou litificação, ou seja, a transformação de sedimento em rocha. Os locais mais comuns para a ocorrência do processo são os lagos, baías, estuários e fundo dos oceanos.
Não é por acaso que esta espécie de rocha é prolífica na preservação de fósseis animais e vegetais, exatamente pelo fato de tais corpos muitas vezes estarem envolvidos entre a matéria constitutiva de toda rocha sedimentar. Constituem tais rochas ainda uma fina camada da crosta terrestre, representando cerca de 75% das rochas expostas à superfície.


Rocha metamórfica é um tipo de rocha derivado da metamorfose (transformação) de rochas magmáticas ou sedimentares que sofrem modificação em sua composição atómica, devido à influência das diferentes condições do ambiente em que estão inseridas em comparação aos locais onde foram originalmente formadas. Dessa maneira, origina-se uma nova rocha, com novas propriedades e outra composição mineral.

Fonte: infoescola.com





De um modo geral, as rochas em Portugal podem ser divididas em:

* Magmáticas
As rochas magmáticas, tal como o nome indica, resultam da consolidação do magma. Este tipo de rocha pode-se dividir em rochas plutónicas ou intrusivas, que acontece quando o magma é consolidado em profundidade, e rochas vulcânicas ou extrusivas, quando o magma consolida à superfície. A paisagem geológica onde este tipo de rocha se insere é uma zona vulcânica. O granito é um exemplo de rocha plutónica, de cor clara e tem um arrefecimento lento em profundidade. Principalmente usado para material de construção. Já o basalto, é um exemplo de rocha vulcânica, de cor negra e tem um arrefecimento rápido à superfície. Principalmente usado para empedrar ruas e passeios.



* Sedimentares
As rochas sedimentares formam-se através da acumulação de sedimentos, originados pela desagregação de outras rochas. Este tipo de rocha é o mais abundante, formam-se por acumulação, no fundo marinho ou ao ar livre de materiais de origem vegetal, animal ou mineral. Dividem-se em detríticas,formadas pela acumulação de materiais de outras rochas que são transportados através da erosão, e orgânicas, derivam da acumulação de restos de seres vivos, animais ou vegetais. A paisagem geológica onde este tipo de rocha se insere é a paisagem sedimentar. A areia é um exemplo de rochas sedimentares detríticas. O calcário é um exemplo de rochas sedimentares orgânicas.



* Metamórficas
As rochas metamórficas têm origem no interior da terra, formam-se a partir de rochas que foram modificadas na sua estrutura, textura ou composição pela ação de altas temperaturas e pressões. O estudo das rochas metamórficas permite a identificação de grandes acontecimentos geotectónicos ocorridos no passado, fundamentais para o entendimento atual da configuração dos continentes. A paisagem geológica onde este tipo de rocha se insere é a paisagem metamórfica. O mármore e a ardósia são exemplos de rochas metamórficas.




Minerais Metamórficos Minerais metamórficos são aqueles que se formam apenas às altas pressões e temperaturas associadas ao processo de metamorfismo. Estes minerais, conhecidos como minerais índice, incluem a silimanite, cianite, estaurolite, andaluzite, biotite, clorite, glaucofano, hornblenda, prehnite, zeólitos e algumas granadas.
Outros minerais, como as olivinas, piroxenas, anfíbolas, micas, feldspatos, e o quartzo, também se podem encontrar em rochas metamórficas, mas não resultam necessariamente do processo de metamorfismo. Estes minerais formam-se durante a cristalização de rochas ígneas. Como são estáveis a altas temperaturas e altas pressões, podem permanecer inalterados durante o metamorfismo. Contudo, como todos os minerais são estáveis apenas dentro de certos limites, a presença de alguns minerais em certas rochas metamórficas pode servir para determinar o valor aproximado das temperaturas e pressões a que estas rochas se formaram.

Estaurolite e Andaluzite

Quartzo e Clorite

Hornblenda



Como logar
A fim de registar esta cache terá que responder corretamente às questões a seguir apresentadas por mensagem ao owner (“user profile”) de forma a que possa verificar e confirmar o registo. Devem logar e enviar as respostas, em caso de respostas incorretas serão contactos por mensagem.

1 – Na descrição existe um conjunto de imagens sobre rochas. Qual o tipo de rocha que é possível ver no GZ? (Filito, Mármore, Granito ou Calcário)
2- No GZ é possível uma rocha. A sua estrutura é laminar/xistosa ou arenito/grés?
3- Nas coordenadas é possível alguns destes minerais (Estaurolite, Andaluzite, Quartzo, Clorite, Hornblenda)? Se sim, quais?
4– Na grande rocha, onde se encontram as coordenadas, existem diversas fissuras paralelas que percorrem a rocha. Qual o tamanho da maior (valor aproximado)?
5 – Nas coordenadas indicadas existe uma grande rocha e uma queda de água. Qual a sua altura (valor aproximado)?
6 – Uma fotografia da presença no local é bem-vinda. (Não é obrigatório. Não colocar fotos que demonstrem as respostas às perguntas.)

Recomendação
Estacionar no waypoint indicado e percorrer 300 metros até ao GZ.

Additional Hints (Decrypt)

Erynkr pbz b fbz qn áthn n pbeere.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)